Conteúdos TV Corporativa/Mural Digital

Software para TV Corporativa – Como Escolher o Melhor?Tempo de Leitura: 11 minutos

software para tv corporativa
Escrito por Eric Vazzoler

Escolher um software para TV Corporativa não é uma tarefa simples.

A decisão de qual programa utilizar para gerenciar as telas desse novo canal de Comunicação Interna irá impactar em vários aspectos do seu projeto.

Desde a facilidade em criar a programação de cada tela, ou seja, a sequência dos conteúdos que serão exibidos, até a facilidade em mantê-las atualizadas, critério fundamental para garantir que os colaboradores sempre procurem novas informações na TV.

Por isso, é importante que você siga alguns passos antes de tomar essa decisão.

E para ajudá-lo nesta tarefa, listei alguns pontos que você deve conhecer para poder escolher de forma consciente o melhor software para TV Corporativa.

Mas antes…

O que é um Software para TV Corporativa?

Para garantir que estamos todos na mesma página, primeiro vou falar um pouco sobre o que é um software para TV Corporativa e mostrar suas principais funções.

Um projeto de TV Corporativa é composto por 3 elementos principais: os equipamentos, o software e os conteúdos.

Os principais equipamentos são: players, que são os dispositivos reprodutores de conteúdos, e as telas

(Obs.: Também quer saber como escolher o melhor player para a TV Corporativa? Temos um artigo completo sobre isso também: “Players para TV Corporativa – Como escolher o melhor?“)

Os conteúdos são os vídeos e imagens que serão exibidos nas telas.

E o software de gerenciamento é um programa WEB (acessado por qualquer browser, como o Google Chrome), onde é feita toda a gestão da sua rede de TVs Corporativas.

como funciona tv corporativa

Clique na imagem para ampliar.

Com os equipamentos do projeto escolhidos, instalados e configurados, é no software de gerenciamento que toda a mágica acontece.

Toda a gestão da TV Corporativa é feita através dele. Você armazena seus conteúdos, cria playlists, define a programação de cada tela, agenda a entrada de conteúdos e notícias, faz o monitoramento em tempo real dos players, gera relatórios de exibição e tudo isso remotamente através do seu navegador.

Além disso, dependendo do fornecedor selecionado, é possível criar seus conteúdos no próprio software e utilizar outros recursos avançados, como automatizar as atualizações de informações exibidas, através de feeds RSS ou outras integrações.

O software de gerenciamento da TV Corporativa será a principal ferramenta de operação diária da equipe que cuida da Comunicação Interna. Por isso, é essencial estudar as opções do mercado e escolher a que mais se adapta às suas necessidades.

Neste ponto, tome cuidado com software para TV Corporativa grátis, ou TV Corporativa open source. Geralmente essas soluções não possuem todos os recursos necessários para gerenciar adequadamente as suas telas, ou não há nenhum tipo de suporte técnico.

Por que Contratar um Software para TV Corporativa?

É muito comum encontrar projetos de TV Corporativa funcionando com pen-drives, DVD Players ou computadores improvisados para reproduzir a programação das telas.

Além dos problemas de logística para atualizar os conteúdos, a TV Pendrive, como é conhecida, também peca em vários aspectos fundamentais para garantir a efetividade do canal.

Em um projeto de TV Corporativa, diferentemente de outras aplicações de digital signage, a atualização da programação é um fator crítico para o sucesso da ferramenta.

Os colaboradores serão impactados pelos comunicados em grande parte de seus dias. Imagine sempre que você olhar para um tela em seu ambiente de trabalho e está tocando o mesmo vídeo institucional. Rapidamente você irá perder o interesse em olhar para as TVs.

Por isso, de forma resumida, você precisa de um software para TV Corporativa:

  • Para atualizar a programação remotamente – e não gastar tempo nem recursos distribuindo seus comunicados pela empresa.
  • Para atualizar a programação constantemente – e manter os colaboradores interessados nos conteúdos exibidos.
  • Para agendar a exibição de conteúdos – e ajudar no seu planejamento de comunicação.
  • Para contar com recursos que atualizem a programação automaticamente – e manter a efetividade do canal sem muito trabalho.
  • Para gerenciar todas as telas remotamente – e garantir que tudo está funcionando como deveria.

Por isso, a não ser que você possua apenas uma tela na recepção da empresa que exibe sempre os mesmo vídeos de boas-vindas, sempre é recomendado utilizar um software para gerenciar sua TV Corporativa.

Como Escolher o Melhor Software para TV Corporativa?

Agora, vamos aos passos:

1 – Identifique as Necessidades Particulares do seu Projeto

O primeiro passo é conhecer bem seus objetivos com a TV Corporativa e quais são as principais necessidades que o software precisa atender. Para isto, comece respondendo as seguintes perguntas:

Para a equipe de Comunicação:

  • Em quantos locais vou instalar as telas? A programação de cada tela será diferente?
  • Qual será a frequência de atualização da programação? Diariamente? Uma vez por semana? Indeterminada?
  • Quem será o responsável pela produção dos conteúdos?
  • Preciso de conteúdos prontos para facilitar a criação da programação?
  • O software precisa ter um criador/editor de conteúdos integrado?
  • Preciso inserir conteúdos em horários específicos (agendamento)?
  • Quantas pessoas irão gerenciar o sistema? Preciso de níveis de permissões diferentes para os usuários?
  • Vou precisar de relatórios para mensurar as atividades da TV Corporativa?

Para a equipe de T.I.:

  • Os pontos de instalação ficam próximos do meu local de trabalho? Consigo agir rapidamente em caso de problemas? Consigo monitorar todos os pontos através do software?
  • Há pontos de internet (por cabo ou wireless) em todos os pontos que serão instalados as TVs? Consigo ver o status da conexão através do software?
  • Consigo gerenciar o horário em que os equipamentos irão fazer o download dos conteúdos para não prejudicar a banda da empresa?

Com a maioria destas respostas em mente você já terá uma boa ideia de suas necessidades e o que um software para TV Corporativa precisa ter.

2 – Conheça os Recursos Básicos que todo Software para TV Corporativa Precisa Ter

Cada projeto de TV Corporativa tem necessidades diferentes de recursos. No entanto, há recursos básicos que são fundamentais para todos eles:

  • Software web – Precisa ser um programa acessado por qualquer browser através de login e senha.
  • Fácil de usar – Precisa ter uma interface amigável, visual e moderna.
  • Criação de playlists – Para definir a sequência de exibição dos conteúdos.
  • Agendamento de conteúdos – Para definir a data e hora para um template entrar e sair da programação.
  • Monitoramento do sistema – Precisa exibir os dados de cada tela/player em tempo real (status da conexão com a internet, conteúdo exibido, etc.).
  • Formatos mais comuns – Precisa ser capaz de exibir os formatos mais comuns de vídeo e imagem (por incrível que pareça há soluções que não fazem isso!).
  • Feeds RSS ou fontes de dados – Precisa ter formas de inserção rápida de informações nas telas.

3 – Conheça os Recursos Avançados que um Software para TV Corporativa Pode Ter

Agora é hora de pesquisar quais deles suprem as necessidades específicas do seu projeto. Citando algumas delas:

  • Agendamento de informações – Data e hora para um comunicado entrar e sair da programação.
  • Biblioteca de conteúdos prontos – Para facilitar a atualização e gestão dos conteúdos do canal.
  • Editor e criador de conteúdos integrado ao Software –  Para facilitar a criação de novos conteúdos.
  • Molduras – Área lateral do vídeo para inserir outras informações como comunicados, previsão do tempo, data e hora, etc..
  • Integrações – Para automatizar a captura de informações de outros sistemas e manter a programação atualizada (Facebook, Linkedin, Instagram, PowerBI, Salesforce, etc.).
  • Gestão de usuários e permissões – Para controlar quem tem acesso ao que no sistema.
  • Relatórios de exibição de conteúdos – Para mensurar ou auditar o canal
  • Relatórios de hardware – Para diagnosticar problemas e monitorar a rede.
  • Segurança da informação – Para garantir que o sistema está de acordo com as normas de segurança de informação da minha empresa.

4 – Estude as Opções do Mercado

Depois de conhecer e fazer um checklist de todas as funcionalidades que precisará utilizar no software para TV Corporativa, você já pode começar a procurar e comparar as principais fornecedoras desta solução existente no mercado.

Obviamente a Progic já deve estar na sua lista de empresas para análise, mas encorajamos que você selecione outros fornecedores também. Compare as soluções e avalie o melhor custo-benefício para decidir qual solução é a mais adequada para suas necessidades.

5- Faça um Teste

Este é um ponto essencial do processo de escolha.

No mercado SaaS (software as a service), é fundamental que a empresa ofereça um período de teste gratuito de sua solução. Isso é um sinal que é fácil aprender a mexer na solução e não é necessário o acompanhamento de um especialista para isso.

Simule uma operação normal que acontecerá no dia-a-dia de sua empresa. Teste todas as características que você precisará utilizar. Avalie a usabilidade do software, a facilidade da operação e a documentação disponível para auxiliar seu aprendizado. Se necessário, já teste o suporte técnico também.

Espero que tenha gostado das dicas.

Se você fizer todos estes passos, com certeza a sua decisão sobre qual software para TV Corporativa usar será mais consciente. Você provavelmente irá escolher a solução com o melhor custo-benefício para suas necessidades.


Conheça a Solução da Progic para TV Corporativa

E aí, se interessou em desenvolver um projeto de TV Corporativa? Quer conhecer o melhor software de TV Corporativa que centenas de empresas estão utilizando para revolucionar a comunicação com seus colaboradores?

A Progic possui umas das mais completas soluções de TV Corporativa do mercado e que você deve conhecer melhor antes de tirar seu projeto do papel.

O Progic Manager é um software de gerenciamento de TV Corporativa com diversas funcionalidades básicas e avançadas, incluindo o Creative, uma ferramenta de criação de conteúdos integrada, com um pacote enorme de conteúdos prontos para você utilizar em sua programação.

Além disso, temos o Progic Player que é o único player de TV Corporativa do mercado desenvolvido e fabricado aqui no Brasil e específico para esta aplicação. É um equipamento plug-and-play, feito para funcionar de forma autônoma e 24/7.

solução de tv corporativa progic

Screen Capture como Ferramenta de Gestão à Vista

O Screen Capture é uma funcionalidade exclusiva da Progic. É a ferramenta ideal para aplicar a gestão à vista em sua empresa.

Mas como funciona o Screen Capture?

A ferramenta realiza capturas de telas de outros sistemas, ou de uma URL pública, e insere essas imagens nas telas espalhadas pela empresa, tudo de forma automática.

Com o Screen Capture você pode automatizar as publicações estratégicas da empresa com dashboards, redes sociais, notícias internas e externas, entre outras.

integrações da tv corporativa progic

Vou utilizar como exemplo o RD Station, ferramenta de automação de marketing que utilizamos aqui no setor. O Screen Capture realiza uma captura do dashboard atualizado e transmite as informações na tela do nosso departamento de marketing.

Veja na imagem abaixo:

integração rd station da tv corporativa progic

Dessa forma, estamos sempre acompanhando as conversões e os resultados das nossas estratégias, podendo tomar decisões mais acertadas rapidamente.

Além disso, você pode definir quando a captura deve ser atualizada. Se você precisa que o dashboard seja atualizado a cada 40 minutos, por exemplo, basta definir isso na ferramenta que a cada intervalo de tempo ela irá realizar uma nova captura das informações e atualizar a programação.

Além do RD Station, o Screen Capture tem integração com o SalesForce, Power BI, New Relic, Trello, Klipfolio, Zendesk e com o Pipedrive. Você também pode capturar qualquer URL pública através da ferramenta.

todas as integrações da tv corporativa progic

Resumindo: você pode utilizar a TV Corporativa para transmitir as informações nas telas e ajudar os líderes através da gestão à vista.

Todos estes elementos juntos irão garantir o sucesso do seu projeto de TV Corporativa e manter todos os colaboradores informados e engajados através da Gestão à Vista!

Visite nosso site e conheça melhor nosso software para TV Corporativa e Mural Digital.

software para tv corporativa progic

 

Sobre o autor

Eric Vazzoler

Engenheiro eletricista deslumbrado pela Comunicação com os Colaboradores e pelo Marketing Digital. Líder da equipe de Marketing de Conteúdo da Progic. Apaixonado por livros, filmes, músicas, games e pedalar no meio da natureza.