Conteúdos TV Corporativa/Mural Digital

Segurança do Trabalho através do Mural Digital – A Importância da ComunicaçãoTempo de Leitura: 3 minutos

segurança do trabalho

Sabe qual a melhor ferramenta para a prevenção de acidentes no trabalho para as empresas? A comunicação. E sabe qual é o melhor programa de segurança do trabalho possível? Aquele que conta com uma comunicação efetiva.

Pouco adianta todas as normas e procedimentos estabelecidos através de inúmeras análises de riscos, reuniões e inspeções de segurança, se estas regras não forem devidamente comunicadas aos colaboradores.

Isto pode até parecer óbvio, mas muitas vezes os responsáveis pela prevenção de acidentes acabam não dando a devida atenção em como esta comunicação está sendo feita.

Segurança do Trabalho deve ser Cultura!

A segurança do trabalho é um assunto de extrema importância e o comportamento de prevenção por parte de todos os colaboradores deve fazer parte da cultura da empresa. Mas isto não acontece do dia para a noite. A comunicação deve ser feita constantemente e não apenas nas reuniões do cronograma da CIPA.

Se o objetivo é realmente melhorar a cultura da precaução na companhia, é fundamental investir o tempo e os recursos necessários para consolidar a mentalidade da segurança nos colaboradores.

E é ai que a TV Corporativa, ou mural digital, se mostra uma ferramenta ótima para alcançar este objetivo.

segurança do trabalho na fabrica dicas

Mural Digital para a Segurança do Trabalho

Instalar telas no ambiente de trabalho para realizar a comunicação com os colaboradores é ainda mais vantajoso quando este ambiente envolve riscos de acidente.

Além de poder substituir os avisos estáticos sobre segurança, ou apenas reforçá-los, um mural digital pode também intercalar em sua programação os demais comunicados e avisos da empresa de uma forma direta e muito mais atrativa.

Isto se torna ainda mais importante quando os colaboradores não trabalham em frente a um computador e não têm acesso ao e-mail e à intranet da empresa.

O que exibir na TV Corporativa para a Segurança do Trabalho?

  • Os tradicionais avisos de precauções;
  • Lembrete da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI) e de sua importância;

prevenção de acidentes

  • Reforçar o que foi definido nas reuniões de segurança no trabalho e passado nos treinamentos, além de lembretes da agenda destes eventos;
  • Estatísticas relacionadas aos acidentes de trabalho aos colaboradores. Exibir nas telas como está sendo a evolução destes indicadores, além de deixar os funcionários informados, irá instigá-los a melhorar estes índices;

dias sem acidente na tv

  • Lembretes aos colaboradores para fazer sugestões de melhoria para a segurança nos procedimentos já estabelecidos;
  • Vídeos de ginástica laboral, incentivando os colaboradores a dedicar um período do trabalho para realizar os exercícios e aproveitar de seus benefícios.


Um programa de segurança do trabalho efetivo – e que é comunicado efetivamente – deve modificar o comportamento dos colaboradores e entrar na cultura da organização. Isto irá aumentar a produtividade do setor e diminuir os acidentes de trabalho e seus custos decorrentes.

Sobre o autor

Felipe Machado von Hertwig

Coordenador de suporte na Progic Tecnologia e especialista de produto. Bacharel em Sistemas de informação e pós-graduado em segurança da informação.