Por Danieli Closs
Saúde mental nas empresas é um tema que já abordamos diversas vezes aqui no blog, destacamos sua importância e como esse cuidado com os colaboradores vem sendo cada vez mais, um diferencial das organizações que retêm talentos e promovem um ambiente de qualidade, que é favorável à produtividade e resultados acima da média.
Saúde mental é o estado de bem-estar em que o indivíduo reconhece suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera, e é capaz de contribuir para sua comunidade.
O estigma que permeia o tema em nossa sociedade vem sendo desconstruído, mas ainda existe muito preconceito em relação aos cuidados com a saúde mental.
Se construiu a crença de que a mente e o corpo são coisas separadas, que os exercícios físicos e a alimentação impactam apenas esse corpo que precisa de cuidado. Mas ao falarmos em corpo não deveríamos separá-lo da mente.
Nossas atividades diárias e tudo que acontece em nossas relações, às vezes principalmente as de trabalho, impactam em nosso humor, sentimentos e estado da mente. E consequentemente são expressadas por nosso corpo, seja em forma de enxaqueca, indisposição ou uma doença mais grave.
Nosso corpo fala o tempo todo, nos avisando de como estamos, de como está nossa mente e o que precisa de atenção. Precisamos apenas aprender a ouvi-lo.
Durante a pandemia de covid-19, metade dos jovens sentiu impactos na saúde mental, segundo pesquisa divulgada pelo laboratório Pfizer. Segundo o estudo, 39% das pessoas na faixa de idade entre 18 e 24 anos disse que a saúde mental ficou ruim no período e 11% responderam que ficou muito ruim. Na amostra total, 5% disseram que a saúde mental está muito ruim e 25% ruim, totalizando 30%. Fonte.
Saúde mental nas empresas – As doenças mais comuns no ambiente de trabalho
A saúde da mente é tão importante porque com ela debilitada não daremos conta dos compromissos diários, da agenda lotada, dos projetos e metas, ou seja, nosso rendimento no trabalho será afetado, por isso, a saúde mental nas empresas é uma estratégia a ser abordada constantemente.
Por mais que pareça, por um tempo, que tudo vai bem – trabalhando muitas horas por semana, cuidando de milhões de outros compromissos pessoais e não observando o que sua mente e corpo precisam – uma hora a conta vai chegar e ela pode ser bem alta.
É claro que muitas questões pessoais influenciam em nosso estado mental, mas questões relacionadas ao trabalho como estresse, lideranças abusivas, preconceito e ambientes de pressão, podem contribuir para transtornos como ansiedade, síndrome do pânico, burnout e depressão.
A psicóloga Patrícia Lenine, da Zero Barreiras, contribuiu com as definições dessas patologias mais comuns no ambiente de trabalho. Veja quais são elas:
Ansiedade
A diferença entre a ansiedade normal – que nos lembra de passar na padaria comprar o pão que acabou ou que nos apressa para chegar na hora da reunião – e a patológica, é justamente o transtorno que ela causa em nossas vidas.
O transtorno de ansiedade é uma falta de momento presente, pois o pensamento fica mais no futuro e suas possibilidades.
Síndrome do Pânico
A Síndrome do Pânico é um tipo de transtorno de ansiedade aguda no qual ocorrem crises inesperadas de desespero e medo intenso de que algo ruim aconteça, mesmo que não haja motivo ou sinais de perigo.
A síndrome do pânico pode ser desencadeada por situações de estresse extremo, morte ou adoecimento de uma pessoa próxima, mudanças radicais ocorridas na vida ou experiências traumáticas.
Síndrome de Burnout
A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico e a principal causa da doença é o excesso de trabalho, ritmo intenso e falta de intervalos e momentos para descanso.
Ela é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com grandes responsabilidades constantes, aparece em profissões desgastantes que demandam muita competitividade e/ou responsabilidade.
Depressão
É uma doença psiquiátrica que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto e desesperança.
Desaparece o interesse pelas atividades que antes davam satisfação e prazer e a pessoa não tem perspectiva de que algo possa ser feito para que seu quadro melhore. No trabalho ela pode aparecer como um “descaso” pelas entregas e compromissos e aquele funcionário excelente, parece não existir mais.
Dados coletados pela Organização Internacional do Trabalho e pela Organização Mundial da Saúde mostram que 8% da carga global de doenças mentais são atribuídas a riscos ocupacionais.
É importante o apoio e a inserção de políticas de saúde mental nas empresas e ações em direção ao bem-estar mental dos colaboradores. O objetivo deste artigo é provocar uma maior reflexão e entendimento da importância do tema. Te convido a se aprofundar no assunto e compartilhar alguns conteúdos com os líderes e gestores da sua organização.
O que cada pessoa pode fazer
Nada substitui a terapia, mas algumas atividades, também sugeridas por profissionais da área, podem contribuir para um dia a dia e mente mais tranquilos, e que impacta ainda nos relacionamentos, proporcionando assim um bem-estar coletivo.
Alguns hábitos e atividades que podem ser realizadas por cada funcionário:
- Ter um diário ou caderno para desabafar e desafogar a mente (exemplo: morning pages);
- Meditação, exercícios de relaxamento como yoga e respiração profunda (uma contagem auxilia nesse momento);
- Horas regulares de sono;
- Desenvolver um novo hobby prazeroso;
- Rotina de exercícios aeróbicos;
- Evitar excesso de informações;
- Se observar para conhecer quais são os gatilhos que despertam ansiedade, estresse, irritabilidade, etc.
Conheça também os 10 “optamentos” do otimista escritos pela Maryana Rodrigues, autora convidada do blog. Acesse.
O que a empresa pode fazer
“O trabalho tem um papel de muito protagonismo na vida de todos nós, e é realmente muito bom quando podemos trabalhar com aquilo que amamos. Mas tão importante quanto o que fazemos, é onde e com quem fazemos. É sempre muito importante que a empresa seja correta com seus funcionários, que as condições sejam satisfatórias e que os colegas estejam do nosso lado. Afinal de contas, trabalhar em ambiente tóxico pode trazer muito estresse.” – Patricia Lenine
Ambiente humanizado
Proporcionar um ambiente de trabalho de qualidade vai além dos elementos necessários para as atividades e segurança física dos funcionários. Lideranças humanas, compreensivas, times com bons relacionamentos, ambiente livre para ser você mesmo, com o respeito como principal valor entre as pessoas, são essenciais tanto para a saúde mental nas empresas quanto para a produtividade.
Uma pessoa que pode ser ela mesma, sem receio de ser julgada, por exemplo, não perde tempo ou energia tentando esconder suas características e pode focar em ser produtiva e entregar o que se espera.
Você pode realizar:
- Treinamentos com lideranças;
- Benefícios como práticas de yoga, meditação e outras atividades de descompressão;
- Políticas de apoio legal e emocional;
- Realizar eventos e disponibilizar um guia de saúde mental com dicas e informações;
- Estabelecer metas que estejam alinhadas a realidade e possibilidades das pessoas.
Aplicativos e acompanhamento
Existem empresas que podem auxiliar com avaliação e apoio psicológico dos funcionários. Conheça alguns exemplos:
Pulses: A Pulses tem uma pesquisa de Segurança Psicológica, em que é possível conhecer os pilares e impactos da segurança psicológica na sua empresa pela percepção dos colaboradores. Conheça.
Cíngulo: O Cíngulo é um aplicativo que apresenta um diagnóstico psicológico pela autoavaliação, possui conteúdos de autodesenvolvimento pessoal, terapia guiada, meditação e apoiador emocional por chat. Conheça.
Zenklub: O Zenklub oferece apoio com mais de 500 psicológicos, psicanalistas, terapeutas e coaches para promover bem-estar, além de acesso a relatórios, eventos e conteúdos. Conheça.
Zero Barreiras: Uma plataforma de atendimento psicológico online que acredita na democratização da saúde mental, através de atendimento com qualidade e preços populares. Conheça.
HumorLab: Oferece consultoria que potencializa a felicidade no trabalho. Desenvolve pessoas por meio do bom humor, despertando coragem e transformações positivas. Conheça.
Campanhas de endomarketing
As campanhas de endomarketing sempre são ótimas maneiras de promover algum valor, política ou hábito esperado pela empresa. Você pode incentivar o cuidado com a saúde, a prática de exercícios e outros hábitos através de campanhas como as que já compartilhamos aqui no blog. Confira pelo link abaixo:
E se nada disso funcionar?
Se você percebe que todos os esforços da empresa e das pessoas podem não estar funcionando para alguém, é necessário orientar a pessoa a buscar ajuda. É importante desconstruirmos a crença de que precisamos ser “fortes” o tempo todo e que demonstrar sentimentos e não estar bem é sinônimo de fraqueza.
Profissionais como terapeutas, psicólogas, psiquiatras e grupos de apoio podem ser grandes aliados em momentos de dor e dificuldade. O processo pode muitas vezes parecer lento, mas tem grandes chances de ser duradouro e transformador.
Se precisar, não hesite em buscar ajuda. Cuide bem de você e das suas emoções.
“O respeitado psiquiatra suíço Carl Jung disse: As pessoas farão qualquer coisa, por mais absurda que seja, para evitar encarar suas próprias almas. Mas ele também disse: Aquele que olha pra dentro, desperta.” – Livro: Talvez você deva conversar com alguém de Lori Gottlieb
Falar sobre e cuidar da saúde mental dos colaboradores deixou de ser só um diferencial competitivo das empresas, e passou a ser uma estratégia para reter talentos, além de manter um ambiente saudável, a produtividade e também a lucratividade.
Por isso é tão importante ter uma preocupação genuína com quem faz a empresa acontecer: as pessoas!
Espero que tenha gostado dos conteúdos e da reflexão sobre a saúde mental. Se quiser compartilhar o que achou, deixe um comentário!
Não esqueça de compartilhar nas redes sociais nos marcando com as ações realizadas aí na sua empresa e nos acompanhe no Instagram, LinkedIn ou Telegram!
E se você busca uma Plataforma Multicanal de Comunicação Interna Completa para potencializar as suas campanhas, deixo aqui o convite para você conhecer a solução Progic e conversar com nossos especialistas.