Conteúdos

Promova a Saúde e o Bem-Estar dos ColaboradoresTempo de Leitura: 6 minutos

gisnastica laboral tv corporativa
Escrito por Eric Vazzoler

Em quais circunstâncias você se sente bem no trabalho?

Além de um bom salário, existem diversos fatores responsáveis pelo bem-estar dos colaboradores na empresa. Um lugar que ofereça suporte psicológico, que estimule exercícios físicos ou até mesmo atividades que quebrem a rotina, fazem parte de um processo para gerar satisfação no colaborador.

Essa preocupação com a saúde e o bem-estar dos colaboradores (tanto física, quanto mental) é uma tendência crescente entre as empresas de todos os portes e de todos os segmentos.

Isso porque, além da preocupação genuína com o colaborador, há também uma estratégia relacionada com a atração e retenção de talentos.

Na crescente competição do mercado de trabalho, vencem as melhores empresas, certo? As melhores empresas são aquelas formadas pelos melhores profissionais e os melhores profissionais são aqueles que escolhem onde querem trabalhar.

Por isso, empresas que oferecem as melhores condições de trabalho (em todos os aspectos, incluindo referentes à saúde) saem na frente nessa competição e tornam-se lugares apaixonantes para se trabalhar.

Neste artigo vamos falar sobre a importância de se preocupar com saúde e bem-estar no ambiente corporativo e qual o impacto que isso pode causar no dia a dia.

Junto a isso, vamos disponibilizar um kit com templates de ginástica laboral para a TV Corporativa.

Boa leitura!

Como Promover a Saúde e o Bem-estar dos Colaboradores?

Pesquisas recentes estão mostrando que o bem-estar no trabalho é um dos principais fatores que os colaboradores buscam na hora de aceitar um novo emprego.

Além disso, quando uma empresa pensa em cuidar da saúde e do bem-estar dos colaboradores, ela está se preocupando também em diminuir os impactos que sofreria com as ausências dos funcionários por tratamentos médicos e outros problemas decorrentes desses fatores.

Mas como construir um ambiente corporativo que promova a saúde e o bem-estar, proporcionando felicidade e satisfação no trabalho?

Abaixo montamos uma lista com 5 dicas para promover o bem-estar dos colaboradores. São elas:

1. Tenha pessoas apaixonadas pelo que fazem

Uma das premissas básicas para a alegria no trabalho é escolher profissionais que queiram estar ali por sentirem satisfação ao exercer suas atividades.

Quando trabalhamos com um time apaixonado pela empresa e por sua profissão, o clima organizacional fica bom, a produtividade aumenta e os resultados melhoram.

2. Lembre que somos humanos e temos sentimentos

É uma semana difícil, seu filho está doente ou você acabou batendo o carro a caminho do trabalho e está se sentindo frustrado. Todos nós temos dias ruins e problemas pessoais, certo?

Por isso, precisamos ter empatia e respeitar o momento dos colegas. É preciso ter um ambiente de respeito e que proporcione liberdade para as pessoas falarem quando não estão se sentindo bem.

Boa parte do bem-estar no trabalho é de responsabilidade do indivíduo. Portanto crie uma Cultura Organizacional de respeito, amizade e empatia para criar um ambiente harmônico.

3. Construa bons relacionamentos

Para algumas pessoas, os colegas de trabalho se tornam grandes amigos, companhias perfeitas para uma conversa e também para uma saída até o bar.

Outras, podem estar lendo e pensando “mas eu não gosto dos meus colegas, como posso me relacionar bem com eles?”

Nem sempre encontramos pessoas parecidas conosco ou então que sejam fáceis de conviver, mas por ser necessário, precisamos nos adaptar e buscar compreender quem trabalha ao nosso lado.

É importante lembrar que no ambiente corporativo estamos todos em busca de um objetivo em comum: o sucesso da empresa. O bom relacionamento entre colegas é necessário para alcançá-lo.

Ouvir, ser paciente e buscar entender o outro são alguns hábitos a serem praticados para criar um ambiente de bem-estar.

CTA Comunicação Não Violenta

4. Tenha um ambiente físico adequado

Passamos cerca de ⅓ do nosso dia no ambiente corporativo. Assim, além do comportamento das pessoas, é importante que o espaço físico também seja adequado para que as pessoas se sintam bem.

Um lugar colorido, cadeiras confortáveis, um refeitório ou uma copa para pausas ao longo da jornada, ambiente limpo e arejado são algumas características de um bom espaço para se trabalhar.

Leia o artigo “Cultura Colorida nas Empresas” e saiba mais sobre como construir um ambiente engajador.

5. Promova campanhas de saúde

Um colaborador satisfeito com o trabalho é aquele de bem consigo mesmo, mental e fisicamente. Para isso, você pode realizar campanhas de endomarketing para promover cuidados financeiros, psicológicos e de saúde.

Alguns exemplos:

Ginástica Laboral para a Saúde e Bem-Estar dos Colaboradores

Além dos benefícios corporativos mais comuns, como o plano de saúde, odontológico e até de previdência, uma boa prática nas empresas é o investimento em ginástica laboral.

Diversos benefícios são gerados com a prática da ginástica laboral, como redução do sedentarismo e da fadiga, prevenção de doenças provocadas pelo estresse e outros fatores, melhora do condicionamento físico e aumento da produtividade.

Essa prática é tão importante que, em 2007, foi fundada a Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL), que tem o intuito de disseminar e consolidar a atividade para a promoção da saúde e qualidade de vida do trabalhador.

Ginástica Laboral na TV Corporativa

Nem toda empresa tem verba para contratar um profissional de educação física para dar treinamentos de ginástica laboral aos colaboradores. Porém, uma alternativa para estimular essa prática no ambiente corporativo é utilizando a TV Corporativa.

Pensando em promover a saúde e bem-estar nas empresas, desenvolvemos 3 vídeos (em duas versões cada, com e sem áudio) de ginástica laboral. São eles:

  • Exercícios para a cabeça e pescoço;
  • Exercícios para as mãos e braços;
  • Exercícios para pernas e pés.

Confira abaixo os vídeos com áudio disponibilizados no Youtube:

Esses conteúdos são muito utilizados entre nossos clientes com projetos de TV Corporativa. É muito interessante inserir os três vídeos em sequência na programação, em um horário definido, e reunir os colaboradores em frente à tela do hall, por exemplo, para que todos repitam os exercícios sugeridos.

Assim, além de realizar os exercícios, temos mais um momento de socialização entre os colaboradores da empresa, o que é sempre bom para o clima organizacional.

[KIT] Templates de Ginástica Laboral para TV Corporativa

Muitas empresas seguem uma padronização da identidade visual no canal de comunicação. Pensando nisso, além dos vídeos no formato MP4 com e sem áudio, estamos disponibilizando gratuitamente o projeto dos vídeos no formato AEP, do After Effects, para que o responsável pela criação de conteúdo de TV Corporativa possa customizar com a identidade visual da empresa ou então completar a série com mais exercícios.

Clique na imagem abaixo e baixe o Kit. Esperamos que esse conteúdo lhe auxilie a melhorar a saúde e o bem-estar dos colaboradores!

saúde e bem-estar dos colaboradores ginástica laboral

Sobre o autor

Eric Vazzoler

Engenheiro eletricista deslumbrado pela Comunicação com os Colaboradores e pelo Marketing Digital. Líder da equipe de Marketing de Conteúdo da Progic. Apaixonado por livros, filmes, músicas, games e pedalar no meio da natureza.

Deixe um comentário

avatar