Conteúdos TV Corporativa/Mural Digital

Dicas e Exemplos de Reconhecimento usando a TV CorporativaTempo de Leitura: 4 minutos

reconhecimento profissional
Escrito por Daniane Bergamini

Está sem tempo para ler ou prefere ouvir o artigo? Experimente o player abaixo:


“Nós estamos tão acostumados com a estrada da vida que as vezes esquecemos de apreciar a viagem, especialmente as pessoas que encontramos no caminho. A admiração é um sentimento maravilhoso, não ignore-o.”  

Eu poderia começar este texto citando as inúmeras vantagens estratégicas que a valorização e o reconhecimento dos colaboradores trazem para a empresa. Poderia falar, por exemplo, que um programa de reconhecimento eficiente diminui muito as demissões voluntárias, ou que aumentam em 60% o engajamento do colaborador.

Porém decidi começar com uma visão menos estratégica e mais humana a respeito do reconhecimento.

Parece que dar atenção às coisas que deram errado e ignorar as coisas que deram certo, ou que estão em seu devido lugar, é uma característica inerente do ser humano.

Talvez é por isso que valorizamos tanto quando somos reconhecidos por nossos bons trabalhos, pois temos mais certeza que notarão nossas falhas ao invés de nossos acertos.

Por isso, é importante irmos contra a nossa natureza humana e lembrarmos constantemente de expressar nosso sentimento de admiração às pessoas que nos cercam, tanto no trabalho quanto em nossas vidas pessoais.

E a empresa, em busca de todos os benefícios que um colaborador reconhecido traz para a organização, deve atuar como um agente estimulante deste sentimento, por meio de um programa eficiente de reconhecimento.

Não conhece os benefícios do reconhecimento ao desempenho dos colaboradores? Veja no nosso infográfico: “15 Motivos para Reconhecer o Colaborador”

TV Corporativa como ferramenta para o Reconhecimento

Há diversas formas de influenciar o comportamento das pessoas, e a mais eficiente de todas é através do exemplo.

Portanto, enquanto é essencial que os líderes reconheçam o funcionário pessoalmente, divulgar os bons resultados do colaborador para o departamento inteiro ou para a empresa toda, além de ampliar este reconhecimento, irá mostrar para todos que a empresa se preocupa e condecora os esforços dos colaboradores.

Por isso, para estimular e potencializar a cultura do reconhecimento profissional dentro da empresa, a TV Corporativa pode se tornar uma ferramenta poderosa para a divulgação dos sucessos individuais dos colaboradores, ou de suas equipes. Veja abaixo 7 dicas e exemplos de reconhecimento.

Destaque o Funcionário

Algo tão simples quanto um “Obrigado”, ou “Bom Trabalho”, exibido nas telas da empresa junto com a foto do colaborador, com certeza irá transformar seu dia.

Ou uma mídia com o famoso “Funcionário do Mês”:

funcionário do mês

Destaque a Equipe

E o reconhecimento não precisa ser apenas individual. É possível divulgar as realizações de uma equipe ou de um departamento. Quanto mais pessoas acompanharem o status de um projeto, maior será o interesse no sucesso do projeto por parte dos responsáveis.

Lembre das Conquistas Pessoais

Outro conteúdo para exibir nas TVs são as conquistas ou acontecimentos pessoais dos colaboradores. A formatura, o casamento, o nascimento do filho, o aniversário… são ótimos motivos para mostrar a foto do funcionário na tela e fazê-lo se sentir lembrado pela empresa.

Isto irá aumentar o sentimento de pertencimento do colaborador, assim como estimular os bons costumes sociais dentro da organização, lembrando os demais funcionários a parabenizar a pessoa em destaque.

colaborador casou

aniversariante do mes

Lembre dos Momentos Marcantes

Mesmo os pequenos.

Para um novo funcionário, passar do período de experiência é um grande marco. Um, dois, 10 anos na empresa? Divulgue isto na TV Corporativa. Coloque a foto do colaborador e uma frase sobre o que ele acha sobre a organização.

Dê Boas Vindas

As telas podem auxiliar o departamento de RH. Dê as boas vindas ao novo funcionário para que toda a empresa conheça o novato e seu nome. Inclusive, é interessante exibir o vídeo antes mesmo da apresentação formal do colaborador.

Estimule a Cultura do Reconhecimento

Também é possível utilizar a TV Corporativa para estimular a cultura do reconhecimento profissional dentro da organização. Exiba mensagens com dicas de boas práticas de reconhecimento para que este costume seja incorporado pelos colaboradores.

Reconheça os Grupos

Feliz dia da mulher, dia das mães, dia dos pais, das profissões, Outubro rosa… aqui as opções são inúmeras. Tem reconhecimento pra todo mundo!

dia das mães

dia dos pais


Reconhecimento é um fator chave para o sucesso, tanto individual quanto da organização.

Traduzindo um trecho do livro “Making Strategy Works”, do Prof. Lawrence Hrebiniak da Universidade da Pensilvânia:

“O que é absolutamente crítico é que a organização celebre o sucesso. Aqueles que realizam precisam ser reconhecidos. Seus comportamentos e resultados precisam ser reforçados… Gestores enfatizam este ponto frequentemente para mim, sugerindo que, mesmo parecendo básico, é um ponto que é violado com frequência a ponto de se tornar um problema… Sempre dê feedback positivo para aqueles responsáveis pelo sucesso e que faz a estratégia funcionar.”

Sobre o autor

Daniane Bergamini

Sócia e Diretora de Operações da Progic. Formada em engenharia de alimentos pela UFSC com MBA em gestão industrial pela FGV.

6 Comentários

Deixe uma resposta