Conteúdos TV Corporativa/Mural Digital

Como Aumentar a Produtividade no Trabalho com a TV CorporativaTempo de Leitura: 4 minutos

produtividade no trabalho
Escrito por Daniéli Closs

“Sinto que eu poderia render mais, que minha equipe tem capacidade de atingir metas mais altas ou então que a produção poderia ser em maiores quantidades.”

Se você se identifica com essa frase saiba que não está sozinho. Estamos todos sempre tentando aumentar a produtividade no trabalho para alcançar melhores resultados em menos tempo.

Neste post, vamos mostrar como é possível utilizar a TV Corporativa, ferramenta que permite você criar o seu próprio canal de TV para realizar a comunicação com os colaboradores, para aumentar a produtividade no trabalho.

1 – Cultura de Produtividade no Trabalho

A TV Corporativa é uma ótima ferramenta para promover uma cultura. Se você quer incentivar comportamentos e hábitos que auxiliem os colaboradores a serem mais produtivos, a TV pode ser uma ótima opção.

Você pode divulgar dicas de organização, metas e maneiras de se tornar mais produtivo, personalizando a programação de cada departamento de acordo com as atividades da equipe e resultados alcançados por ela.

  • Ao divulgar as metas, você incentiva a equipe à alcançá-las;
  • Reconhecendo o trabalho dos colaboradores (destaque do mês, melhor vendedor…), você incentiva a todos a darem o melhor de si mesmos;
  • Com a gestão à vista, você mantém a equipe alinhada e por dentro dos resultados, assim cada um se vê parte do crescimento e percebe o impacto do seu trabalho no todo.

Outras ações como incentivo do feedback, ações de endomarketing para motivação e engajamento também podem auxiliar no aumento da produtividade no trabalho.

Dica da Progic – Divulgue dicas de comportamento produtivo interligadas com os valores da organização ou com elogios e reconhecimento, dessa forma o colaborador se identifica com a mensagem e acaba aderindo ao comportamento focado na produtividade.

produtividade no trabalho na tv corporativa

2 – Boa Acessibilidade da Informação

Ao abrir programas, arquivos ou abas no computador para procurar por informações, além do tempo perdido até achar o que ele queria, o colaborador pode se distrair com outras notícias e acabar desfocando sua atividade, diminuindo assim a produtividade.

Uma vantagem da TV Corporativa em relação às outras ferramentas de comunicação interna é que ela proporciona ao colaborador fácil acesso à informação.

Dados importantes (como a situação atual das metas ou do estoque, assim como comunicados mais rotineiros, como o cardápio do dia no refeitório) podem aumentar muito a produtividade dos colaboradores quando estão facilmente acessíveis.

Com a TV, as informações estão sendo transmitidas o tempo todo nas telas e para estar ciente, basta que o colaborador dirija o olhar à elas.

Dica da Progic: Intercale os avisos mais importantes com mídias de entretenimento ou gamificadas, dessa forma os colaboradores se atentam à uma informação leve e descontraída e acabam gravando a informação importante que passa logo na sequência.

produtividade no trabalho na tv corporativa

3 – Informações Pertinentes na Hora Certa

Somos bombardeados por informações a cada minuto, são e-mails, notificações, avisos, reuniões, entre outros, mas quando precisamos focar em alguma tarefa específica essas distrações não são bem-vindas.

Mas ao mesmo tempo que não queremos ser interrompidos para manter a produção, às vezes precisamos parar para sanar alguma dúvida ou então solicitar alguma informação que não temos.

Com a TV Corporativa isso pode ser antecipado. Basta gerenciar a programação de forma estratégica, exibindo o que é mais relevante para cada departamento em momentos específicos.

Dica da Progic: Crie mídias com o perfil de cada colaborador, com as principais funções e responsabilidades de cada um e coloque na sua programação. Dessa forma você estará promovendo um aprendizado nas equipes e no momento que se tornar necessário tirar alguma dúvida ou resolver algum problema, todos saberão a quem recorrer em cada momento.

produtividade no trabalho na tv corporativa

4 – Capacitação Constante

Conhecimento nunca é demais e sempre pode contribuir para a agilidade de um processo ou tarefa. Estar em constante aprendizado influencia a nossa produtividade, aprender cada vez mais facilita e agiliza tarefas que antes levariam mais tempo.

A TV Corporativa pode ser utilizada também para realizar treinamentos e capacitar os colaboradores em momentos específicos ou durante a programação. Além de treinamentos, transmitir informações e curiosidades sobre a própria empresa e seus produtos/serviços também é uma forma de capacitação.

Aos poucos esses conhecimentos vão sendo absorvidas pelos colaboradores e acabam se tornando parte de suas rotinas e atividades.

Dica da Progic: Além de realizar treinamentos utilizando a TV é possível colocar na programação mídias com informações breves e objetivas que acabam se tornando um treinamento constante e diário.

produtividade no trabalho na tv corporativa

Conclusão

Essas estratégias podem ser aplicadas na rotina da comunicação da empresa e aos poucos você estará construindo uma cultura de produtividade no trabalho.

Todos queremos ser mais produtivos, mas quando temos algo que nos incentiva a melhorar, a mudança dos hábitos se torna mais fácil.

Espero que essas dicas tenham te auxiliado e que você consiga aumentar a produtividade no trabalho.

Se quiser conhecer mais sobre TV Corporativa, leia o artigo “O que é TV Corporativa”, ou acesse nosso site: Progic – TV Corporativa.

Até a próxima!

Sobre o autor

Daniéli Closs

Relações Públicas por formação, com experiência em liderança, gestão de pessoas e comunicação interna. Conhecimento avançado em marketing digital, apaixonada pelo que faz e entusiasta da evolução.