Por Higor Lima
Ouça o Progicast na íntegra, é só dar o play 😉
Já passamos da fase de dizer que diversidade é um diferencial para as empresas. Hoje, a inclusão é algo extremamente necessário nos ambientes corporativos – e não só por uma questão de ética, mas porque a diferença estimula a criatividade, potencializa equipe, qualifica performances e uma série de outros benefícios.
E entre os vários nichos que a inclusão abraça, no primeiro programa da quarta temporada do Progicast escolhemos falar sobre a Representatividade LGBT+ nas empresas.
A comunidade LGBT+ brasileira representa atualmente 9% da população (são 18 milhões de pessoas), segundo pesquisa. E apesar de números significativos, essas pessoas ainda sofrem diariamente com a exclusão, preconceito, violação dos direitos e dificuldade de acesso ao mercado de trabalho.
Apesar da prática de inclusão ser necessária, muitas empresas ainda não sabem como trabalhar com as diferenças ou ainda não reconheceram sua importância.
Por isso, para falar mais sobre o tema, fomos até o Concarh 2019 e conversamos com Maite Schneider e Rodrigo Santini. Ambos levantam a bandeira para a diversidade e tem trabalhos relacionados com a inclusão no mundo corporativo.
Sobre os convidados: Maite Scheneider e Rodrigo Santini
Maite Schneider é militante de Direitos Humanos desde 1990. Fundadora do Transgrupo Marcela Prado (2006) e da ABRAT – Associação Brasileira de Transgêneros (2009). Co-fundadora do projeto TRANSEMPREGOS (2013) – que faz a inserção de pessoas trans no mercado de trabalho, trabalhando como consultora em diversas multinacionais e projetos. Trabalha como palestrante motivacional em universidades, faculdades, escolas, instituições e empresas. A história de Maite Schneider e sua militância já foi contada em diversos programas nacionais, tais como: Jô Soares, Pedro Bial, Discovery Chanel, Tabu, Canal Brasil, GNT, Luciana Gimenez, Laerte Coutinho, Regina Volpato, entre outros.
LinkedIn: Maite Schneider
Rodrigo Santini é Bacharel em Comunicação Social pela UFPR e com Pós-graduado em Administração pela FGV-SP. Atualmente é responsável pela Missão Social na Ben & Jerry’s Brasil, uma das primeiras marcas ativistas no mundo. No país, é responsável pela agenda ativista, tendo como um dos principais focos a questão LGBT+. É também membro do board do Greenpeace Brasil.
LinkedIn: Rodrigo Santini