Por Higor Lima

Ouça o Progicast na íntegra, é só dar o play 😉 


“Inteligência artificial em tempos de burrice natural”.

A frase pode até soar como uma provocação, mas é uma reflexão bastante madura sobre os tempos atuais do mercado de trabalho. 

Será que as máquinas irão de fato substituir o homem no futuro? E as empresas, devem investir mais em tecnologia e menos em pessoas?

No segundo programa da quarta temporada do Progicast, conversamos com a palestrante do Concarh 2019, Vania Ferrari sobre o comportamento das empresas na Era Digital.

O bate-papo trouxe uma ótima reflexão sobre a importância da tecnologia nos processos e performances da empresa, mas sem esquecer das pessoas, que ainda são as grandes responsáveis pelo sucesso de qualquer negócio.

Tecnologia X Pessoas no Mundo Corporativo – Confira alguns trechos da conversa!

Progic – Lucro está atrelado com tecnologia?

Vania – É muito importante não por a tecnologia na frente das pessoas e sim ao lado […] Você consegue lucro a partir do momento que você tem pessoas preparadas, as pessoas certas. Então, gestão de alta performance significa você se envolver como líder em todos os processos de relacionamento com seu colaborador.

Progic – Alta performance então está muito mais ligada à relações humanas do que tecnologia?

Vania – Quando a gente consegue que o líder entenda que o papel dele é liderar pessoas e que 50% do tempo dele ele tem que dedicar a equipe, a gente consegue equipes de alta performance e muita grana, porque essas equipes vão ser eventivas, divertidas, se comunicar bem, vão ser protagonistas, vão cuidar de suas carreiras em companhia de seus líderes e obviamente não vão querer sair da empresa. 

Progic – Como você vê o futuro no mundo corporativo na Era Digital?

Vania – A inteligência artificial vai ficar com o trabalho burro, e as pessoas com o trabalho inteligente.  Essa inversão, quando a gente chama a artificialidade em inteligência estamos cometendo um erro básico: a inteligência é um processo bioquímico, só você e eu conseguimos ser inteligentes. A máquina consegue pegar um monte de informações e fazer uma curva de tendência para você, mas ela não sabe ser criativa em cima disso. Então são sempre os homens e mulheres que continuarão imputando informação para que os computadores façam o trabalho dele. 


Escute o Progicast também no Spotify!

Sobre a convidada: Vania Ferrari

Vania Ferrari é formada em administração, especialista em gestão de pessoas e em melhoria contínua de processos, sendo Green Belt pela GE e Black Belt pela Telefônica. Lidera equipes desde os 25 anos, e há 10 dedica-se a carreira de escritora, palestrante e youtuber. Vania tem dois livros publicados: “Manual para um Gerente à Beira de um Ataque de Nervos” e “Crônicas do Bizarro Mundinho Corporativo”, ambos com o objetivo de inspirar líderes e equipes sobre o que é trabalhar no século 21.  

LinkedIn: Vania Ferrari

Endomarketing.tv Favicon

Conheça a Progic

TV Corporativa Progic - Visite nosso site

Materiais Gratuitos

Kits de Endomarketing - Download Gratuito
Ebooks - Download Gratuito
Ferramentas - Download Gratuito

Em Destaque

Calendário de CI 2024
Ebook - 99 Ideias de Conteúdos para a TV Corporativa

Receba as novidades

Inscreva-se em nossa Newsletter

Tudo Sobre:

Ouça o Progicast

Progicast

Nos Acompanhe

Telegram

Escrito por Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.
0 0 Votos
Gostou deste artigo?
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários