Comunicação Interna Conteúdos

Pesquisa Organizacional – Por que e Como Fazer em sua Empresa!Tempo de Leitura: 5 minutos

pesquisa organizacional
Escrito por Higor Lima

Está sem tempo para ler ou prefere ouvir o artigo? Experimente o player abaixo:


“Embora não haja respostas simples para a questão da motivação no trabalho, um importante ponto de partida reside na compreensão das necessidades do empregado” – Davis e Newstron  

Como não existe fórmula mágica para engajar os funcionários e saber o que se passa no ambiente de trabalho, a pesquisa organizacional é fundamental para buscar esses objetivos e ainda auxiliar os líderes a olharem com mais atenção para as ações que a empresa está desenvolvendo.

A pesquisa interna tem como finalidade saber o que os colaboradores estão pensando e como estão se sentindo em uma organização.

Com esse panorama, fica mais fácil planejar estratégias de melhorias nos processos da empresa e gerar bem-estar com as pessoas que compõem a equipe.

Neste post vamos apresentar a importância de realizar a pesquisa organizacional, um infográfico com os passos para guiar sua pesquisa e dar dicas de como fazê-la. Boa leitura!

A Importância de Realizar Pesquisas com os Colaboradores

Como já falamos aqui no blog, um importante aspecto da cultura organizacional a ser trabalhada e desenvolvida é a prática do feedback.

E quando se trata de aspectos mais globais da empresa cabe às equipes de RH e Comunicação Interna monitorar as expectativas e necessidades dos funcionários para alinhar seus interesses.

Mas por que investir na pesquisa organizacional?

Ela é uma ferramenta estratégica que permite mensurar as opiniões dos profissionais e dessa forma identificar pontos fortes e de melhoria dentro da empresa. Tendo em mãos relatos sinceros sobre a realidade organizacional é possível saber quais passos aperfeiçoarão o ambiente corporativo.

Uma pesquisa organizacional mais aprofundada irá ajudar a liderança a avaliar quais foram os resultados dos investimentos passados e contribuir na definição de metas futuras.

No nosso post “O Experimento Hawthorne e a Qualidade de Vida no Trabalho”, falamos como Elton Mayo percebeu que o simples fato de dar atenção e pedir a opinião dos funcionários aumentava a produtividade da equipe.

Logo, mais do que preparar os profissionais tecnicamente, devemos engaja-los verdadeiramente através da participação efetiva, e torná-los cúmplices da empresa, despertando o prazer e o orgulho de poder fazer parte da construção do sucesso.

7 Passos para Guiar sua Pesquisa na Empresa

Para ter resultados eficientes é necessário ter um planejamento acerca de como será o processo da pesquisa com os colaboradores.

Lembre-se: nenhum projeto chega a sua plenitude se não for bem pensado e executado.

pesquisa organizacional passos

 

Algumas Dicas e Exemplos de Pesquisa Organizacional

Agora que você já sabe a importância e o passo a passo da pesquisa com os colaboradores, vamos falar um pouco sobre qual a melhor forma de aplicá-la.

Nenhuma empresa é igual e cada uma tem sua cultura organizacional. Por conta dessa diferença de crenças e valores, a pesquisa pode sofrer alterações de formatos e até mesmo de aplicações.

Para alcançar resultados cada vez mais eficientes, lembre-se se usar uma linguagem leve e casual nas perguntas, evitando confusões de interpretação.

O anonimato também é fundamental nas pesquisas; ele dá segurança para que o colaborador exponha sua opinião sem se sentir acanhado, com medo das consequências que suas respostas possam vir a ter.

Selecionamos alguns exemplos de pesquisas com os colaboradores. Confira abaixo nossa lista.

#Avaliação de Desempenho

Essa ferramenta de gestão visa analisar o comportamento do colaborador durante um determinado intervalo de tempo. Seu principal objetivo é analisar as melhores práticas de comportamento, auxiliando no desempenho das funções atribuídas ao colaborador.

Faça perguntas do tipo “Como o funcionário se relaciona com os outros colaboradores?” ou “O quão eficiente é o funcionário no seu trabalho?”

#Satisfação Geral do Colaborador

Saber como está a satisfação do colaborador com o ambiente de trabalho é uma etapa fundamental no processo de melhoria contínua das atividades da empresa. Mudanças nas políticas, na gestão ou nos benefícios da empresa podem impactar diretamente na felicidade dos funcionários, refletindo, assim, na produtividade.

Faça perguntas do tipo “Como você se sente aqui na empresa?” ou “Em uma semana comum, como está seu nível de estresse?”.

#Eficiência da Liderança

Um bom líder é aquele que tem como principal aliado o seu time. Mas é preciso estar em constante comunicação com a equipe para ter feedback da sua gestão. Um bom modelo para levantar essas informações é através de uma avaliação 360.

Faça perguntas do tipo “Seu supervisor auxilia você corretamente na hora de passar uma tarefa?” ou “As cobranças por parte do seu líder condizem com a realidade?”

#Clima Organizacional

Um bom clima organizacional é um dos fatores mais importantes para gerar interação e satisfação dos colaboradores.

Faça perguntas do tipo “Sua equipe se relaciona com harmonia?” ou “Você é tratado com respeito por todos?”.


Você pode conferir também os modelos de pesquisas de Recursos Humanos, da Survio. Se quiser se aprofundar no assunto, ou contar com uma empresa profissional para realizar suas pesquisas internas, visite o site da Cristina Panella, referência do setor.

Você já realizou uma pesquisa organizacional? Deixe nos comentário abaixo qual formato é mais eficiente para sua empresa e acompanhe nosso blog. Até a próxima!

Sobre o autor

Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.