Por Higor Lima
Ouça o Progicast na íntegra, é só dar o play 😉
Você já ouviu falar de empresas humanizadas?
Esse perfil está reinventando as organizações de dentro para fora com o objetivo de criar regras totalmente novas que ajudem a elevar o nível de humanidade através dos negócios.
Durante o CONARH 2019, o episódio #34 do Progicast entrevistou o idealizador e responsável pela Pesquisa Empresas Humanizadas no Brasil, Pedro Paro.
Pesquisa Empresas Humanizadas – Confira alguns trechos da conversa!
Progic – Por que você viu a necessidade de criar a Pesquisa Empresas Humanizadas?
Pedro – Toda empresa é humana porque é feita de pessoas, que se relacionam com outras e geram valor. E todas são humanizadas em diferentes graus. O que a gente quer com a Pesquisa Empresas Humanizadas é fazer um resgate à essência dos negócios porque estamos encontrando dados científicos que provam que isso é melhor para os negócios, para a satisfação dos colaboradores, dos clientes e dos resultados financeiros.
Progic – Apenas negócios de grande porte podem fazer parte do quadro de pesquisa das empresas humanizadas?
Pedro – A humanização independe do tamanho da empresa. Na verdade, quanto maior a empresa for, mais difícil é [se tornar humanizada] porque o tamanho que ela chegou, pra liderança poder criar um ambiente mais humano é mais difícil.
Progic – Quais as diferenças das empresas tradicionais para as humanizadas?
Pedro – Em uma comparação entre empresas humanizadas e tradicionais, existe pelo menos quatro pilares que nos ajudam a diferenciá-las e a essência que a gente vê nesses quatro pilares é a mudança de paradigma na forma de fazer negócio. Nas empresas humanizadas, a própria liderança tem um olhar e uma crença menos egóica e mais co-sistêmica. Outro pilar é o propósito maior que o lucro, onde as empresas entendem seu papel na sociedade. O terceiro pilar é orientação para atender os diferentes stakeholders e o quarto pilar é a cultura consciente.
Ouça a conversa na íntegra e saiba mais sobre a Pesquisa Empresas Humanizadas.
Sobre o convidado: Pedro Paro
Pedro paro é idealizador e responsável pela Pesquisa Empresas Humanizadas do Brasil. Pesquisador da Universidade de São Paulo, conselheiro do Enactus e cofundador e sócio da Trustin, Pedro vem desenvolvendo estratégias de mudança e inovação para empresas de diferentes segmentos. É multi-especialista de formação, abrangendo temas como Cultura, Propósito, Estratégia, Finanças, Gestão de Stakeholders, Teoria U, PNL e Abordagem Integral.
LinkedIn: Pedro Paro
E se você busca uma Plataforma Multicanal de Comunicação Interna Completa para potencializar os resultados da sua empresa, deixo aqui o convite para você conhecer a solução Progic e conversar com nossos especialistas.