Por Cleide Cavalcante
Já parou para analisar que uma simples mudança de comportamento pode gerar resultados surpreendentes?
Para descobrir o que de fato vai bem ou o que precisa ser mudado em uma empresa, a melhor solução é utilizar como instrumento de conhecimento a pesquisa.
Mas realizar uma pesquisa sem um planejamento é a mesma coisa que concentrar esforços em uma atividade sem direção. O que você fará com os dados que tem em mãos? Qual será o estudo e as ações desenvolvidas a partir dos pontos positivos e negativos identificados durante a pesquisa?
Planejar estrategicamente uma pesquisa e, depois, mensurar seus resultados, proporciona não só o alcance de objetivos mensuráveis, como também uma maior valorização da Comunicação Corporativa através de fatores intangíveis para o departamento.
Para falar mais sobre a temática “Planejamento, Pesquisa e Mensuração na Comunicação Interna”, esta edição do Progic TV Entrevista traz uma conversa com a Cristina Panella, profissional com mais de 40 anos de experiência no mercado e referência quando o assunto é a pesquisa estratégica nas empresas.
“A pesquisa, cada vez mais, tem que ser vista como uma técnica transversal. Ela não aparece só no planejamento, na mensuração, na comunicação, no marketing ou em vendas. Ela é um instrumento transversal a diferentes departamentos e que está ali para demonstrar a pertinência do planejamento realizado com os objetivos do negócio e não só com os objetivos da comunicação”, destaca Cristina.
Assista a entrevista completa no vídeo abaixo.
Cristina Panella é Doutora em Sociologia com ênfase em Comunicação pela Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales; Mestre em Formação à Pesquisa (E.H.E.S.S.) e Mestre em Antropologia Social (Université René Descartes – Sorbonne). Tem carreira e experiência nacional e internacional nas áreas de Consultoria e Planejamento em Comunicação, tendo desenvolvido metodologias exclusivas para a pesquisa em comunicação, mercado e de opinião.
Linkedin: Cristina Panella