Conteúdos Materiais TV Corporativa/Mural Digital

Pesquisa de Satisfação da TV Corporativa – Modelo Gratuito para DownloadTempo de Leitura: 4 minutos

pesquisa de satisfação
Escrito por Daniéli Closs

Realizar pesquisa de satisfação é uma etapa fundamental para o processo de melhoria contínua das atividades do departamento de Comunicação Interna.

É através da pesquisa de satisfação que os profissionais de comunicação levantam dados fundamentais para conhecer melhor seus colaboradores, para otimizar as ações e os canais que estão sendo utilizados e diversos outros fatores.

Além disso, esse contato direto com os funcionários muitas vezes é o principal canal para adquirir informações essenciais para mensurar a Comunicação Interna.

Quem acompanha nosso blog já deve estar ciente da importância que nós damos à mensuração das ações de Comunicação Interna, isso porque sabemos as vantagens que essa prática pode proporcionar.

Pensando nisso, neste post vamos:

  • Explicar porque aplicar uma pesquisa de satisfação é tão importante;
  • Dar dicas do momento ideal para aplicá-la;
  • E disponibilizar para download um modelo de Pesquisa de Satisfação da TV Corporativa.

Por que aplicar uma Pesquisa de Satisfação?

Avaliar e mensurar os resultados obtidos com alguma ação é uma prática constante da comunicação, entretanto, não é uma estratégia muito adotada quando se trata da comunicação interna.

Realizar pesquisas com os colaboradores é tão importante quanto avaliar qualquer ação de marketing, por exemplo.

Um canal de comunicação interna é pensado para os colaboradores e utilizado por eles e para eles, por isso é fundamental envolvê-los na construção desse canal.

Uma pesquisa de satisfação interna pode obter informações cruciais sobre o nível de satisfação dos colaboradores com os canais que estão sendo utilizados, além de mensurar a assimilação das mensagens transmitidas.

Além disso, essa é uma excelente maneira de aumentar o engajamento com a nova ferramenta, afinal, as pessoas tendem a prestar mais atenção em uma coisa que ajudaram a construir.

Por isso, e a pedidos de clientes, estamos trazendo um modelo de pesquisa de satisfação da TV Corporativa, mas antes de aplicá-la, é necessário saber o momento certo de fazê-lo.

Quando Aplicar a Pesquisa de Satisfação da TV Corporativa?

Há uma dúvida comum para quem está iniciando este projeto: Qual o momento adequado para aplicar uma pesquisa de satisfação da TV Corporativa?

Por ser um canal de comunicação relativamente novo dentro das empresas, é normal que ocorra esta dúvida.

Vários profissionais que decidem implementar as TVs pensam que a pesquisa deve ser aplicada antes da inauguração deste canal, pedindo a opinião dos colaboradores antes mesmo de colocar qualquer vídeo nas telas.

Entretanto, sugerimos fortemente que o planejamento inicial deste canal seja feito pela equipe de CI. E este post pode ajudá-lo neste processo: 10 Passos para garantir o sucesso da implantação de uma TV Corporativa.

O ideal é primeiramente estudar como funciona a TV Corporativa, analisar as boas práticas do canal, colocar o canal para funcionar, divulgá-la e só após um tempo com as telas operando, aplicar uma pesquisa de satisfação.

Normalmente os colaboradores nunca ouviram falar de TV Corporativa, não sabem como funciona e de que maneira ela será utilizada. O pensamento será: como vou opinar sobre um canal que não conheço?

Por isso, o indicado é ativar as telas, aplicar uma programação inicial e deixar que os colaboradores conheçam e se familiarizem com a TV Corporativa e a partir disso terão insights sobre o que gostam ou não no canal.

Modelo de Pesquisa de Satisfação da TV Corporativa – Download Gratuito

Se sua TV Corporativa já está rodando, então é hora de aplicar a pesquisa.

E para que você não inicie este processo do zero, a Progic desenvolveu um modelo de pesquisa de satisfação da TV Corporativa.

Neste modelo, levantamos 20 perguntas exclusivamente sobre este canal de comunicação visual. Aplicamos a pesquisa na nossa empresa com resultados muito interessantes, que estão nos auxiliando a melhorar cada vez mais.

Você pode customizar as perguntas e as possíveis respostas para a realidade da organização em que você trabalha.

Ou ainda, pode adicionar perguntas que possam ser interessantes para você, ou exclusivas da sua empresa, como por exemplo, para medir o resultado de uma campanha que você veiculou nas TVs.

Estamos disponibilizando a pesquisa em um arquivo do Microsoft Word (.docx) e em um documento do Google Drive que você poderá fazer uma cópia para a sua conta. Além disso, você poderá acessar um link no Google Forms, para ver o modelo da pesquisa neste formato online.

Espero que goste do modelo e que ele possa te ajudar nessa tarefa!

Depois, me conta nos comentários como foi a experiência? 🙂

pesquisa de satisfação da tv corporativa

Sobre o autor

Daniéli Closs

Relações Públicas por formação, com experiência em liderança, gestão de pessoas e comunicação interna. Conhecimento avançado em marketing digital, apaixonada pelo que faz e entusiasta da evolução.