Comunicação Interna Conteúdos

Pesquisa de Comunicação Interna – Problemas, planejamento e canais de comunicaçãoTempo de Leitura: 5 minutos

pesquisa de comunicação interna
Escrito por Daniane Bergamini

A Gatehouse, agência especializada em comunicação com os colaboradores do Reino Unido, realiza anualmente uma pesquisa de comunicação interna chamada de “State of the Sector”, e o censo de 2016 já está disponível.

O objetivo deste levantamento é investigar os desafios que os setores de comunicação interna de grandes corporações estão enfrentando e qual será o planejamento destas empresas para os próximos 12 meses.

O foco é conhecer as técnicas e ferramentas utilizadas atualmente e analisar seus efeitos no engajamento do colaborador, além de explorar o impacto de tecnologias emergentes, como a rede social corporativa.

Esta pesquisa foi realizada com comunicadores de mais de 300 organizações de mais de 70 países diferentes, sendo que mais de um terço destas empresas contém mais de 10 mil funcionários e 46% possuem entre 1000 e 10 mil colaboradores.

Neste post iremos mostrar um resumo dos resultados desta pesquisa de comunicação interna. Esta é uma leitura interessante para os profissionais da área entenderem melhor o que grandes empresas ao redor do mundo estão fazendo para se conectar com seus colaboradores. Boa leitura!

Sobre os objetivos, planejamentos e problemas

No primeiro momento foram feitas perguntas para entender quais funções são desempenhadas pela equipe de comunicação interna nas empresas, quais os principais problemas enfrentados e sobre o planejamento da área.

Quais as atividades do time da Comunicação interna?

Ao questionar sobre as funções da equipe de CI não houve surpresas nas respostas, pois se mantiveram iguais ao censo anterior:

atividades-comunicacao-interna

As 3 atividades mais realizadas são: transmitir os anúncios e mensagens da corporação para os colaboradores (atualizações dos recursos humanos, mudanças nos processos, etc.), passar as estratégias da empresa e melhorar o engajamento dos funcionários.

Quais planejamentos de CI estão atualmente sendo realizados?

As empresas foram questionadas também sobre como estão sendo acompanhados os planejamentos realizados para a área de comunicação interna da empresa. Os resultados não são muito satisfatórios:

planejamento-atual-comunicacao-interna

Também foi relatado que 20% das empresas não realizam nenhum destes acompanhamentos.

Quais principais problemas para o sucesso da CI de sua empresa?

problemas-comunicao-interna

Segundo os profissionais entrevistados, o principal entrave para o sucesso da comunicação interna é a falta de habilidade em comunicação por parte dos gerentes das equipes. Segundo a empresa que realizou esta pesquisa de comunicação interna, isto condiz com a experiência que eles têm com as empresas em que realizaram consultorias.

Qual é o planejamento para os próximos 12 meses?

Os profissionais de comunicação interna foram questionados sobre onde eles irão focar seus esforços e investir seus recursos nos próximos 12 meses, veja os resultados:

planejamento-proximos-meses

A surpresa positiva é que “Melhorar canais eletrônicos de comunicação” foi a segunda opção mais respondida. A surpresa negativa foi que menos de um terço dos entrevistados levantaram a questão da melhoria da comunicação dos gerentes, mesmo este sendo o principal problema para a comunicação interna, como mostrado no questionamento anterior.

Sobre os Canais de Comunicação

Também foi feito um levantamento sobre os canais de comunicação interna mais utilizados nas organizações.

Quais canais impressos são utilizados em sua empresa?

canais-impressos-comunicacao-interna

Se comparado com as pesquisas dos anos anteriores, os canais impressos estão sendo cada vez menos utilizados pelas empresas como meio de comunicação interna. Enquanto ainda 93% das organizações utilizam o jornal mural, apenas 43% utilizam as revistas e jornais de circulação interna, que já foram o principal canal de comunicação utilizado.

Quais canais eletrônicos são utilizados em sua empresa?

canais-eletronicos-comunicacao-interna

Já em relação aos canais eletrônicos, houve aumento na maioria deles em relação às pesquisas dos anos anteriores. E-mail e intranet continuam liderando, sendo utilizados em mais de 90% das organizações entrevistadas.

Conclusões

Este estudo apresenta uma visão geral sobre o setor de comunicação interna ao redor do mundo. Podemos ter uma referência das atividades realizadas em empresas de diversos setores e quais são as tendências da área.

Abaixo segue um resumo das conclusões que podemos tirar analisando os dados deste censo e comparando com as pesquisas dos anos anteriores.

Sobre o planejamento da comunicação interna

Mais uma vez foi constatado que há pouco planejamento e acompanhamento estruturado no setor de comunicação interna das empresas, pois existem poucas ferramentas sendo utilizadas e mais de 20% sequer faz um plano de ações futuras. Isto mostra que geralmente o departamento é mais reativo do que proativo.

Sobre as habilidades dos gerentes

Como comentado anteriormente, a falta de habilidade de comunicação por parte dos gerentes é visto como a principal barreira para o sucesso da comunicação interna da empresa. Porém no planejamento para os próximos 12 meses da área, apenas 30% responderam que irão atuar para a melhoria das habilidades dos mesmos.

A gerência e a liderança é essencial para o sucesso da comunicação interna e para o engajamento dos colaboradores, e os profissionais da comunicação interna devem colaborar fornecendo ferramentas, conhecimento, treinamento e suporte para os líderes.

Impressão descendo, vídeo subindo

Em relação aos canais de comunicação interna, estamos vivenciando uma grande mudança na forma de transmitir informações para os funcionários, refletindo o que já aconteceu fora do trabalho.

Analisando os dados das pesquisa dos últimos anos, percebemos que as ferramentas impressas estão sendo cada vez menos utilizadas, enquanto a comunicação através de vídeos estão crescendo cada vez mais, seja através da intranet ou pela TV Corporativa.

Revolução do celular

Esta pesquisa de comunicação interna mostrou que o uso de redes sociais corporativas aumentou bastante também, principalmente no formato de apps para celular. Esta tendência que já se concretizou no mundo externo, com certeza também irá impactar a forma de se comunicar no trabalho.


Se quiser ver o estudo completo, baixa neste link. Há também este infográfico. Obrigado pela leitura e até a próxima!

Sobre o autor

Daniane Bergamini

Sócia e Diretora de Operações da Progic. Formada em engenharia de alimentos pela UFSC com MBA em gestão industrial pela FGV.