Conteúdos Endomarketing

9 Ações de Endomarketing para a Páscoa nas EmpresasTempo de Leitura: 9 minutos

ideias para a pascoa
Escrito por Higor Lima

“Coelhinho da páscoa o que trazes pra mim? Engajamento, confiança e reconhecimento também…”

Seria maravilhoso para os profissionais que cuidam da comunicação das empresas ter os elementos citados acima disponíveis em uma gôndola de mercado, assim como os ovos de páscoa, prontos para serem comprados e aplicados na corporação.

Mas sabemos que a realidade é bem diferente e cada funcionário feliz e que veste a camisa da empresa é resultado de muito esforço e, sobretudo, planejamento!

Pensando nisso, no post de hoje vamos trazer algumas dicas de ações de endomarketing para páscoa nas empresas. Siga as pegadas do coelhinho progicano e boa páscoa corporativa!

endomarketing na pascoa

O caminho para o Engajamento

Mas antes de decidir qual ação de endomarketing você irá fazer para a páscoa, é muito importante ter em mente os objetivos da ação para a empresa:

pascoaPensar Diferente

Quando se trata de ações de endomarketing, nós comunicadores estamos sempre vulneráveis a ouvir um “mas isso ta igual ao ano passado…”.

Portanto, a primeira coisa que precisamos ter em mente é pensar diferente, buscar a novidade e estar atento aos que os outros estão falando e querendo.

Não podemos desanimar com um comentário aqui ou acolá. Dificilmente se agrada a todos.

A dica é: fazer bem e fazer sempre para que se construa uma cultura de engajamento com as ações promovidas.

“Mas minhas ações são sempre as mesmas porém funciona, devo mudar?”

Bem, dizem que não se muda o que está dando certo né? Mas vale a tentativa. Não precisa ser uma mudança radical, um simples cuidado extra com alguns detalhes já é o suficiente.

pascoaAcreditar e Estimular os Valores

Uma frase bonita colada na parede não é estimular o colaborador. Que tal aproveitar as datas comemorativas para trabalhar com os valores da empresa de forma mais genuína, saindo do papel e aplicando na prática?!

Pensar nos conceitos que movem a empresa e aplicá-los de forma estratégica nas ações de endomarketing é um tiro certeiro para desenvolver os profissionais.

pascoaVestir a Camisa e Reforçar a Marca

Reforçar a marca é ir além de apenas trabalhar com brindes, acessórios e símbolos. É fazer entender que a empresa está ali com um propósito muito maior e que o colaborador que está ali tem um impacto muito maior do que ele imagina.

Podemos dizer aqui que existe dois pilares para fazer o “vestir a camisa” acontecer: conhecimento por parte do colaborador em estar alinhado com os objetivos e propósitos da empresa onde trabalha e reconhecimento por parte da empresa como um todo sobre sua importância ali dentro e o real impacto de seu trabalho na sociedade.

pascoaInteragir e passar Conhecimento Adiante

A tecnologia trabalha a nosso favor, isso não podemos negar. Ela melhora nossa performance, otimiza os processos e qualifica as entregas. Apesar disso, o que faz a empresa acontecer são as pessoas e não os processos.

Portanto investir nelas é a melhor coisa que devemos fazer! Passe seu conhecimento adiante, desenvolva habilidades dos colaboradores, estimule a pesquisa e o estudo. Isso tudo só irá trazer benefícios para sua empresa.

pascoaAvaliar os Resultados e Planejar Objetivos

Toda ação é feita pensada em que benefícios ela vai trazer. Portanto, mensurar os resultados de uma ação é essencial para que se possa medir o retorno real ou subjetivo que o investimento da empresa teve em seus colaboradores e planejar ações futuras tendo objetivos desenhados e alinhados.

Dicas de Ações para a Páscoa nas Empresas

Parabéns! Depois de ter seguido as pegadas deixadas pelo coelhinho da comunicação você chegou ao seu presente de páscoa. Faça bom proveito das dicas e depois me conta como foi a ação na sua empresa!

#1 Presentes de Chocolate

É impossível falar de páscoa e não falar de chocolate. Associar a data com esse tipo de presente é o mais comum nas empresas, e arrisco a dizer, o mais assertivo.

Você pode presentear seus colaboradores com os chocolates tradicionais (vendidos em redes de supermercado ou lojas específicas) ou investir em mimos um pouco mais personalizados, como chocolates artesanais em embalagens com o logo da empresa ou nome/foto do colaborador. Aqui a criatividade não tem limite, você pode entregá-las em uma cesta, caneca ou simplesmente com um bilhetinho.

Observação importante: fique atento às restrições dos colaboradores. Alguns podem ser intolerantes à lactose, ou então ter problemas com diabetes. Nesses casos existem lojas específicas para venda de chocolates especiais. Essa é uma ótima oportunidade do colaborador se sentir único e especial.

#2 Celebração com Todos

Uma segunda opção é o famoso coffee break durante a jornada de trabalho ou o happy hour pós experiente. Que tal investir em uma fonte de chocolate com espetinhos de frutas para o pessoal ir conversando enquanto se serve? A integração entre todos é muito importante para que os colaboradores se sintam mais à vontade no lugar onde trabalham.

#3 Visita do Coelho da Páscoa

Mais simbólico que o coelho não tem né? Uma visita dele na empresa para sair entre os departamentos distribuindo bombons e selfies vai garantir que a data não passe em branco entre os funcionários.

#4 Amigo Oculto de Páscoa

Bem, acho que não preciso entrar em muitos detalhes para essa brincadeira que está há anos em nossa cultura e sempre que rola uma data comemorativa ela aparece para não deixar ninguém de mãos vazias.

Aliás, por favor, se for fazer amigo oculto na empresa reforce o recado da data que vai acontecer a revelação e o valor mínimo/máximo do chocolate para evitar constrangimentos. Há sites especializados neste tipo de ação que podem te ajudar a organizá-lo em sua empresa.

#5 Fugindo do Clichê

Se você quer inovar na ação para a páscoa, que tal celebrar a data como fazem os alemães? Eles decoram ovos de galinha e recheiam ele com amendoim doce.

Ofereça uma oficina para fazer esses ovos e proponha um tema referente aos valores da empresa, por exemplo.

Aproveite a oportunidade para expor os trabalhos, decorar uma árvore de páscoa com os ovinhos pendurados ou até promover um concurso do ovo mais bonito.

Conheça mais sobre a cultura alemã na páscoa clicando aqui.

#6 Jogos e Gincanas

Realizar jogos dentro das empresas é uma boa estratégia para promover o engajamento. Abaixo listamos algumas brincadeiras que podem movimentar o ambiente corporativo.

Brincadeira acertando em cheio: encha uma vasilha com vários bombons, confetes ou quaisquer doces e faça um bolão entre os colaboradores. O qual acertar em cheio a quantidade de itens dentro do pote leva um prêmio.

Brincadeira vale ovo: se o orçamento está curto e você não pode sair distribuindo chocolates para todo mundo, espalhe pela empresa “vales chocolate”. Quem achou, levou. Simples assim.

Gincana caça aos ovos: essa brincadeira nostálgica de sair em busca do chocolate escondido nunca sai de moda. Separe sua empresa em grupos e boa caçada!

#7 Workshop

Como comentei no início do artigo, o conhecimento é um dos principais elementos para construir uma equipe de alta performance.

Faça um workshop temático de páscoa, envolva com notícias da empresa, faça uma rodada de apresentação, para cada departamento contar que projetos desenvolveram e os quais pretendem desenvolver… Pauta é o que não falta. Saiba usar com inteligência as oportunidades que tem para reunir os times.

Quer ter insights para dinâmicas em grupo? Baixe nosso EBook 30 Dinâmicas para Criar uma Cultura de Comunicação na sua Empresa.

#8 Passeios

Uma cultura empresarial ultrapassa o âmbito de trabalho e tem influência direta na vida pessoal dos colaboradores.

Pensar em  ações que envolvam a família dos colaboradores ajuda na sensação de pertencimento para com a empresa. A sugestão aqui é um passeio em uma mini fazenda, onde tenha coelhos de verdade para tornar ainda mais temático esse momento.

#9 Recados na TV Corporativa

O grande segredo da comunicação é saber usá-la da sua melhor forma. Falar e fazer não basta, é preciso reforçar a informação através de canais.

Para isso, temos a TV Corporativa. Um meio atrativo e dinâmico que permite passar recados e ser montada com a ajuda dos próprios colaboradores.

Abaixo, separei algumas ações que podem ser usadas nesse meio.

Você na tela: use a TV Corporativa para mostrar o colaborador além do seu espaço de trabalho. Peça para que eles tirem uma foto com a família, com um filtro de coelho disponível em aplicativos de fotos e as associe com a simbologia da páscoa.

Concurso cultural: a TV Corporativa pode ser o meio de promover um concurso entre os colaboradores. O melhor ovo de páscoa caseiro, poema, jingle, fantasia de coelho… As opções são variadas, só não esqueça de sempre envolver os objetivos da empresa por trás de cada ação.

Curiosidades: “Benefícios do chocolate”; “Como armazenar os vários chocolates ganhos na páscoa”; “Como se comemora a páscoa pelo mundo”; “A simbologia da páscoa”. Essas são só algumas, das várias pautas, que podem compor sua TV Corporativa.

Pra depois do expediente: fazer com que o funcionário seja ativo na construção da comunicação da empresa é muito importante, por isso abra espaço para ele dar dicas de lugares para visitar no feriado de páscoa, receitas entre outros.

Mercado de trocas: é bem comum os colaboradores terem um parente ou conhecido que faz doces artesanais para vender na páscoa. Por que não abrir a TV Corporativa para que os funcionários indiquem essas pessoas para quem busca presentear com algo mais exclusivo?!

melhore a comunicacao

#Bônus: Ações Sociais

Até aqui falamos de ações para serem feitas diretamente voltadas aos colaboradores, mas podemos voltar nosso olhar também para a sociedade.

Uma visita à creches, orfanatos, asilos, hospitais são uma forma nobre de mostrar que a empresa também olha para a sociedade na qual ela impacta com seus produtos ou serviços.

Sobre o autor

Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.

  • Camila Lopes

    ótimo conteúdo Higor! Parabéns! me inspirou para meu evento! 🙂

    • Higor Lima

      Oi Camila, que bom que pude inspirar no planejamento do seu evento! Continua acompanhando nosso blog, sempre estamos compartilhando experiências para ajudar os profissionais em suas performances. Abraços!!