Conteúdos TV Corporativa/Mural Digital

Mural Digital – O que é e tudo que você precisa saberTempo de Leitura: 10 minutos

o que é mural digital
Escrito por Daniéli Closs

Mural Digital é a evolução do mural de avisos físico, ou jornal mural. É um meio de Comunicação Interna que, através da tecnologia, se tornou muito mais atrativo, dinâmico e eficaz. Consiste em uma ou mais TVs exibindo uma programação com comunicados, avisos, índices corporativos e qualquer outra informação estratégica para os colaboradores.

separação progic

A Comunicação Interna em empresas é uma preocupação constante, não importa o tamanho da organização. Orientar os colaboradores sobre novas medidas, comunicar sobre novidades e promover campanhas internas pode ser um desafio sem canais de comunicação eficientes.

Foi aí que surgiu a ideia do Mural de Papel, também conhecido como Jornal Mural, mural de avisos ou quadro de aviso.

A prática, muito antiga, funciona de forma bastante simples: basta instalar um ou mais quadros em locais de grande circulação na empresa e afixar as informações que se deseja difundir. Mas essa prática, ainda que tenha sido eficiente por muito tempo, já não é a melhor escolha.

Quando as empresas crescem, se torna inviável a atualização de notícias em todos os quadros de avisos. Isso é ainda mais difícil em grandes indústrias ou empresas com mais de uma sede.

A criação do Mural Digital Corporativo, também conhecido como Mural Eletrônico, eMural ou ainda TV Corporativa, foi a solução para este problema.

Neste artigo, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o Mural Digital.

Você vai ver:

O que é Mural Digital?

Mural Digital é a evolução do mural de avisos físico, ou jornal mural. É um meio de Comunicação Interna que, através da tecnologia, se tornou muito mais atrativo, dinâmico e eficaz. Consiste em uma ou mais TVs exibindo uma programação com comunicados, avisos, índices corporativos e qualquer outra informação estratégica para os colaboradores.

Essas telas ficam expostas continuamente aos colaboradores e são espalhadas em lugares estratégicos na empresa, como em corredores, refeitórios e em cada departamento. Esta ferramenta visual de Comunicação Interna possui diversos diferenciais em relação aos meios tradicionais.

O objetivo é melhorar a Comunicação Interna da empresa oferecendo aos colaboradores um conteúdo mais atrativo, segmentado, assertivo e de fácil acesso.

Muito além de apenas distribuir telas pelos corredores para exibir o vídeo institucional o dia inteiro, o Mural Digital pode auxiliar em objetivos estratégicos da empresa, como aumentar o alinhamento, potencializar as ações de endomarketing, acompanhar processos e metas, promover a integração dos colaboradores, entre outros.

Utilizando o modelo de gerenciamento via internet, esse meio pode ser um instrumento poderoso e dinâmico de comunicação na empresa, entregando a informação certa para a pessoa certa e no tempo certo.

O Mural Digital, ou TV Corporativa, é uma das aplicações de Digital Signage, ou Sinalização Digital. Outras aplicações comuns de Digital Signage podem ser: TV no Ponto de Venda, TV em Ambiente de Espera ou TV para venda de publicidade, também conhecida como Mídia Digital Out of Home (MDOOH).

Como Funciona o Mural Digital?

Um projeto de Mural Digital é composto por 3 elementos principais: os equipamentos, o software de gerenciamento e os conteúdos.Para cada ponto que se deseja instalar uma tela, será necessário além da própria tela, um dispositivo reprodutor de conteúdos, chamado player para TV Corporativa. Com os players conectados na internet, toda a gestão do que será exibido nas telas é gerenciado remotamente através do software para Mural Digital em seu navegador.

Assim que você faz o upload de um conteúdo, ele é armazenado na nuvem, ou seja, nos servidores da empresa que fornece a solução para Mural Digital.

Quando você define que este conteúdo deverá ser exibido em uma tela, o player irá fazer o download desse conteúdo e armazená-lo na sua memória interna, diferentemente de um sistema que exibe vídeo por streaming, como o YouTube por exemplo.

Depois de armazenado na memória interna do player, a conexão com a internet só será necessária novamente para carregar novos conteúdos.

Esse detalhe é importante, pois um sistema para Mural Digital não consome muita banda da internet da empresa (pelo menos não deveria).

Veja na imagem abaixo como funciona uma rede de mural digital em uma organização:

diagrama-mural-digital

As Vantagens do Mural Digital

Já foi comprovado que o olho humano é atraído pelo movimento através da atenção involuntária. Portanto, nada mais natural do que ter uma ferramenta de comunicação que tenha movimento, como vídeos e animações, tornando-a mais chamativa para o colaborador.

Você ainda pode torná-la mais atrativa ao incluir na programação o resultados de jogos de futebol, notícias de grandes portais ou outros vídeos relevantes.

Ao contrário do jornal mural, o mural digital é uma ferramenta de Comunicação Interna e endomarketing altamente escalável e eficiente.

Em empresas grandes, com muitos funcionários, a solução  se mostra superior graças à possibilidade de controlar várias telas em um único sistema de gestão. Com isso, basta atualizar a programação uma vez que todas as telas da empresa mudarão.

Isso permite que a gestão da rede de murais digitais seja feita pela própria equipe de Endomarketing, Comunicação Interna ou RH, sem precisar de uma equipe especializada para isto. Basta escolher o software para mural digital certo.

Vale ressaltar que, geralmente, a troca de murais de avisos de papel pelo mural digital é uma evolução natural nas empresas que estão crescendo e investindo em automação de processos via soluções tecnológicas.

Hoje em dia existem várias empresas no Brasil especializadas em fornecer soluções de Mural Digital ou TV Corporativa, desde as que oferecem apenas tecnologia, como software de gestão de conteúdos e players, até empresas que fornecem o serviço completo de implantação e gestão do mural.

Exemplo de Mural Digital

Implementando um Mural Digital – Como fazer?

Antes de iniciar a compra das telas, players e das licenças do software de gerenciamento, alguns pontos precisam ser analisados para garantir o sucesso na implantação do canal.

Abaixo listamos alguns desses pontos, que você pode conferir na íntegra no nosso post: Iniciando um Projeto de TV Corporativa.

1) Estude o Mural Digital Corporativo. Saiba quais seus pontos fortes e fracos. Conheça suas capacidades e limitações.

2) Tenha em mente os objetivos estratégicos de seu Mural Digital. Independente de qual for, é fundamental tê-lo bem definido e alinhado com a diretoria logo no início do planejamento do projeto.

3) Responda algumas questões básicas e iniciais: Qual é o público-alvo do canal, todos os colaboradores ou um grupo específico? Onde serão instaladas as telas? Quantas telas? Qual é o orçamento disponível?

4) Defina as responsabilidades do projeto: Quem cuidará da instalação e manutenção dos equipamentos? Quem será o responsável pelo gerenciamento? Quem irá produzir os conteúdos? É possível fazer tudo internamente?

5) Faça um projeto editorial inicial da programação.

Agora você já tem uma ideia de como fazer Mural Digital. Seguindo estes passos a implementação dessa nova ferramenta de Comunicação Interna se tornará muito mais fácil e o sucesso será garantido.

Conteúdos para Mural Digital

Dependendo da estratégia e dos objetivos da Comunicação Interna de sua empresa, o planejamento editorial do Mural Digital pode seguir diferentes linhas de atuação.

O primeiro passo para definir quais aplicações a estratégia comunicacional terá é mapear os seus principais objetivos e dar prioridade para os conteúdos e para as linhas estratégicas que estão alinhadas à estes objetivos.

Alguns exemplos das aplicações que a TV Corporativa pode ter para a Comunicação da empresa:

Potencializar o Endomarketing – Realizar o marketing da empresa para os colaboradores, vendendo a imagem e a essência da organização, fortalece o relacionamento com a equipe além de aumentar a atração e retenção desses profissionais.

progic-tv-corporativa-o-que-e-mural-digital-templates-endomarketing

Fazer Gestão à Vista – Compartilhar e apresentar de forma facilmente observável os indicadores do negócio, ou qualquer outra informação que auxilie na gestão dos colaboradores.

progic-tv-corporativa-o-que-e-mural-digital-templates-gestao-a-vista

Reforçar a Cultura – promover a colaboratividade, reforçar comportamentos desejados, ditar a moral e os costumes, influenciar o otimismo em relação ao futuro, entre outras coisas.

progic-tv-corporativa-o-que-e-mural-digital-templates-cultura-organizacional

Garantir a Segurança – Divulgar todas as normas e procedimentos estabelecidos através da comunicação visual é a melhor forma de garantir a segurança dos colaboradores.

progic-tv-corporativa-o-que-e-mural-digital-templates-seguranca

No nosso e-Book “99 Ideias de Conteúdos para TV Corporativa” damos várias sugestões para montar a programação desse canal digital corporativo alinhadas à diferentes objetivos que a empresa possa ter.

Você pode conferir o material completo aqui:

progic-endomarketing-cta-e-book-99-ideias-para-tv-corporativa-2-edicao-tablets

Case de Sucesso de Mural Digital – TMD Friction

A TMD Friction é uma empresa do Grupo Nisshinbo, estes que são líderes globais em tecnologia de fricção.

Com mais de 135 anos na indústria de atrito de frenagem, a TMD Friction tem a confiança das maiores marcas dos setores automotivo e industrial, proporcionando soluções eficazes, confiáveis e seguras para freios.

Uma das principais funcionalidades do Mural Digital é a possibilidade de segmentar as informações que serão transmitidas nas telas espalhadas pela empresa.

E é exatamente isso que faz a TMD Friction, empresa na qual fizemos um estudo de caso. Além de realizar a comunicação com os colaboradores, a TMD Friction também utiliza este canal na recepção da empresa, onde recebe clientes e fornecedores.

A TMD Friction é uma de nossas clientes e em sua planta em Salto/SP possui 2 telas para realizar a comunicação com os públicos de interesse, uma no refeitório e outra na recepção.

Falamos com a Sandra Winckler, Head Office, para entender como é realizada a gestão dos conteúdos e como funciona a utilização do Mural Digital.

Conclusão

O Mural Digital pode ser um grande aliado no momento de melhorar a Comunicação Interna da sua empresa.

Em tempos em que os funcionários já chegam na empresa bem informados e tendo sua atenção disputada com conteúdos vindos de diversas fontes, fazer uma comunicação que cative, engaje e desperte o desejo de participação nos projetos institucionais é um grande desafio.

O Mural Digital é um canal de comunicação com inúmeras possibilidades e que empresas de todos os tamanhos podem utilizá-la para potencializar a Comunicação Interna, reforçar a Cultura Organizacional, fortalecer o relacionamento interpessoal e melhorar vários outros fatores importantes no ambiente de trabalho.

Se você está procurando aumentar o alcance da informação na sua empresa, buscar uma solução que faça atualizações em tempo real via rede de internet, e ainda que seus conteúdos sejam divulgados de forma mais interessante, através do uso combinado de textos, imagens, vídeos e apresentações, o mural digital é a opção certa.


Conheça a Solução para Mural Digital da Progic

E aí, se interessou em desenvolver um projeto de Mural Digital? Quer conhecer melhor o software de Mural Digital que centenas de empresas estão utilizando para revolucionar a comunicação com seus colaboradores?

A Progic possui umas das mais completas soluções para Mural Digital do mercado e que você deve conhecer melhor antes de tirar seu projeto do papel.

O Progic Manager é um software de gerenciamento com diversas funcionalidades básicas e avançadas, incluindo o Creative, uma ferramenta de criação de conteúdos integrada, com um pacote diverso de conteúdos prontos para você utilizar em sua programação.

Além disso, temos o Progic Player que é o único player do mercado desenvolvido e fabricado aqui no Brasil e específico para esta aplicação. É um equipamento plug-and-play, feito para funcionar de forma autônoma e 24/7.

Saiba mais sobre a solução:

progic-endomarketing-botao-tv-corporativa-manager

Sobre o autor

Daniéli Closs

Relações Públicas por formação, com experiência em liderança, gestão de pessoas e comunicação interna. Conhecimento avançado em marketing digital, apaixonada pelo que faz e entusiasta da evolução.