Por Higor Lima
Ouça o Progicast na íntegra, é só dar o play 😉
O episódio dessa semana no Progicast é especial! Ele faz parte uma série de entrevistas feitas em parceria com a ABRH-SC.
O projeto intitulado de “Conecta Concarh” vai trazer, sempre na primeira quinta-feira de cada mês, um episódio ligado à temática do Congresso Catarinense sobre Gestão de Pessoas.
Junto com o podcast, uma sequência de outros conteúdos serão divulgados para servir como um esquenta para a edição e 30 anos do Concarh, que acontece entre os dias 14,15 e 16 de julho de 2021, em Florianópolis-SC.
E o episódio de setembro do Conecta CONCARH traz uma conversa com o autor do livro “Reflexões Ácidas”, com mais de 25 anos de carreira e cofundador do “Super Humanos Consultoria”
Durante o bate papo falamos sobre o comportamento das pessoas e empresas nesse período de pandemia e discutimos sobre o “novo normal”.
Novo Momento ou Novo Você? – Confira alguns trechos da conversa!
Progic– Como você enxerga o cenário da qual estamos vivendo hoje no mercado de trabalho?
Rodrigo – Os avanços tecnológicos permitem que os desejos dos consumidores passem a ser atendidos de uma outra maneira, de uma maneira mais personalizada […]. E ai os anos vão se passando e os profissionais precisam adquirir outras qualidades distintas e não só as de se adaptar ao conjunto de habilidades que deixassem esses profissionais mais flexíveis. E essa é nossa premissa: o dinamismo dos negócios atingiu nossa geração porque nos tornou agentes da transformação. E a gente precisa de um novo profissional para esse novo momento porque todo o trabalho que a gente já não deveria fazer, as tecnologias estão ai para fazer. Se não, a gente coloca seres humanos com potencial enorme para fazer trabalhos, que em tese, podem ser feitos por máquinas.
Progic – E com a pandemia, você acredita que esse cenário muda?
Rodrigo – Vem a pandemia e dá um choque, uma acelerada nessa descoberta das tecnologias. A gente percebe que estamos muito mais vulneráveis à fatores externos do que a gente imaginava. As empresas deixam de tomar decisões de mudanças com base em planejamento estratégico somente e tomam decisões de mudança com base em um fator não gerenciável, que no caso atual foi uma pandemia global. Mudou a forma com que a gente se relaciona, mudou como a gente compra e consome, manteve em muitos países as pessoas em casa, e isso representou um desafio importante para as empresas. Então eu acho que vale frisar que estamos em uma transformação sendo agentes da transformação, e o principal impacto que a gente vê da pandemia foi o impacto de acelerar alguns movimentos que as empresas, cedo ou tarde, teriam que fazer.
Progic – E o indivíduo, como se comporta diante disso tudo?
Rodrigo – O protagonista será aquele que aceita o mundo em transformação. Veja que o ser humano mais egocêntrico perde o papel central no arranjo de sociedade e no arranjo de negócios, mas o novo ser humano, melhorado e muito mais protagonista na etimologia da palavra, ele emerge como um agente da transformação real. […] Acho que em relação às atitudes humanas, diante dos desafios, faça com que a gente de mais valor aos relacionamentos e existe um potencial para que a gente saia disso melhores seres humanos, e da gente embarcar uma das melhores virtudes do humanismo nos negócios, que é justamente colocar o ser humano como um agente da construção do conhecimento.
Ouça a conversa na íntegra e saiba mais sobre o novo momento pós pandemia.
Sobre o Convidado: Rodrigo Giaffredo
Em mais de 25 anos de carreira, Rodrigo transformou ambientes de trabalho e formou equipes exponenciais que levaram empresas nacionais e multinacionais, públicas e privadas, em todos os setores da economia e de todos os portes, a se tornarem celeiros de inovação em seus mercados.
É autor da obra “Reflexões Ácidas, um livro de autoajuda meio indigesto”, LinkedIn Top Voice Brasil e professor convidado da Fundação Dom Cabral.
Rodrigo também é administrador de empresas, especializado em mercado financeiro brasileiro pela FGV-SP e em moral contemporânea pela Yale University.
LinkedIn: Rodrigo Giaffredo
Conecta Concarh – Setembro
A edição de 30 anos do CONCARH foi transferida por exigência dos novos tempos e do cuidado que a ABRH-SC sempre teve com sua maior dedicação: as pessoas
Mas para que você já vá se preparando para o congresso em 2021, o projeto Conecta Concarh foi criado e trará uma trilha de eventos exclusivos para que o congressista se conecte com “O Poder Humano”, temática da edição comemorativa do evento.
Acesso ao site do evento aqui e confira mais informações.