Por Higor Lima
A igualdade de gênero e a luta contra a misoginia são dois temas importantíssimos a serem levados para o ambiente corporativo.
Apesar da crescente participação feminina no mercado de trabalho, ainda é comum (infelizmente) esbarrarmos com situações onde os salários das mulheres são menores do que dos homens que exercem a mesma função e empresas em que há uma grande diferença na quantidade de mulheres na liderança se comparado aos homens.
O empoderamento feminino é um movimento necessário para barrar o preconceito e desrespeito que permeia na sociedade. Destacar figuras femininas não significa dizer que elas são melhores que os outros, mas é uma forma de mostrar que gênero não define a competência.
Você sabia que, de acordo com um estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial, no ritmo atual seriam necessários 95 anos para que mulheres e homens atingissem situação de plena igualdade no Brasil?!
Na luta contra qualquer discriminação, este artigo tem como objetivo listar alguns nomes femininos do cenário corporativo que inspiram milhares de profissionais diariamente com suas atuações, produções e opiniões.
Abaixo selecionei algumas das profissionais que são referência quando o assunto é comportamento organizacional e Comunicação Interna.
A lista está dividida nos segmentos: influenciadoras digitais, escritoras, palestrantes e podcasts.
Espero que você possa conhecer essas grandes profissionais e ter bons insights com seus trabalhos. Boa leitura!
Influenciadoras Digitais
Neivia Justa
Não tem como falar do empoderamento da mulher no mercado de trabalho sem citar a jornalista Neivia Justa.
Ela foi a primeira mulher a ocupar uma posição de liderança na diretoria da Goodyear em 99 anos. Com um currículo de 25 anos de experiência, conhecimento, networking e liderança feminina em empresas brasileiras e multinacionais de diversos setores da economia, como Timex, Natura, Schincariol, GE, e J&J, Neivia também é fundadora do movimento #OndeEstãoAsMulheres, que ressalta a importância do reconhecimento e do protagonismo feminino em todas as áreas do conhecimento.
Considerada Top Voice 2018 no LinkedIn, Neivia sempre aborda em suas redes sociais pautas que nos levam a refletir sobre o mercado de trabalho, igualdade de gênero e representatividade.
Siga Neivia Justa no LinkedIn!
Dica de conteúdo: em março de 2018 tivemos uma bate papo com a Neivia Justa no Progic TV Entrevista falando sobre os desafios da mulher no mercado de trabalho. Confira como foi!
Fiamma Zarife
Diretora-geral do Twitter Brasil, Fiamma Zarife tem experiência de mais de 20 anos em telecomunicação e finanças e tem passagem por grandes empresas, como Samsung, Claro, Oi e Petrobras Distribuidora.
Dona de um perfil no LinkedIn que acumula mais de 220 mil seguidores, Fiamma é uma influencer nas redes sociais por compartilhar artigos sobre tendências na era digital, liderança e diversidade, além de levantar pautas super relevantes para o ambiente corporativo.
Siga Fiamma Zarife no LinkedIn!
Marlene Marchiori
Facilitando diálogos e guiando a comunicação entre grupos dentro das organizações, o perfil de Marlene Marchiori no LinkedIn é uma ótima opção para quem busca estar antenado nas pautas que norteiam a comunicação organizacional.
Apaixonada por comunicação, Marlene é palestrante e escritora de mais de 12 obras voltadas para a cultura estratégica das organizações. Ainda em seu site é possível ter acesso à vários podcasts dos quais ela participou, entrevistas, colunas e etc.
Siga Marlene Marchiori no LinkedIn!
Especialistas de Comunicação e Escritoras
Analisa de Medeiros Brum
Uma das pioneiras nos estudos de Comunicação Interna e Endomarketing, Analisa de Medeiros Brum é graduada em Relações Públicas e pós graduada em Administração de Empresas com especialização em Marketing.
Acumula no currículo 8 obras voltadas para a comunicação corporativa e endomarketing e é uma das minhas escritoras prediletas no ramo.
Com obras de linguagem clara, instrutiva e recheadas de aplicações práticas, Analisa compartilha com seu público insights sobre uma relação empresa – funcionário sempre acompanhada de reflexões do impacto que uma comunicação corporativa tem para ambos os lados.
Seu lançamento, “Endomarketing estratégico: Como transformar líderes em comunicadores e empregados em seguidores” (2017), faz parte da minha lista de leitura para os próximos meses, mas uma de suas obras que gosto muito e indico é “Endomarketing de A a Z: Como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa”.
Nele você pode conhecer como engajar o colaborador com os objetivos corporativos através da prática de comunicação interna e liderança.
Atualização: Em 2020, Analisa lançou o livro A Experiência do Colaborador – Da atração à retenção: como o endomarketing pode tornar única cada etapa da Jornada do Colaborador e você pode conferir a resenha aqui: Resenha do Livro de Analisa de Medeiros Brum.
Você pode ter mais informações sobre seus livros e trabalho acessando o site da agência de endomarketing Happy House, da qual ela é diretora-presidente.
Confira ainda nosso episódio do Progicast com a participação dela e que está incrível! Confira no player abaixo:
Siga Analisa de Medeiros Brum no LinkedIn!
Viviane Mansi
Graduada em Relações Públicas e mestre em Comunicação, Viviane Mansi é coautora, junto com Thatiana Cappellano e Bruno Carramenha, de uma série de obras voltadas para a comunicação com o empregado.
Lançado em 2013, o livro “Comunicação com Empregados: a Comunicação Interna sem fronteiras” é uma das minhas obras preferidas na categoria. Nele, ela conta porque a comunicação é peça-chave na hora de alinhar objetivos com atividades a serem executadas e também quais são as formas de conexão entre empresa, cliente e empregado.
Com a leitura podemos ter a clareza de que promover um bom local de trabalho não é apenas oferecer um bom salário e que o ambiente corporativo engajador é aquele que faz com que o empregado encontre uma identificação com aquilo que está fazendo e se sinta peça importante na organização.
Viviane Mansi também assina “Comunicação, diálogo e compreensão nas organizações” e “Ensaios sobre comunicação com empregados: múltiplas abordagens para desafios complexos”.
Você pode ter o download gratuito de algumas de suas obras clicando aqui.
Dica de conteúdo: No início de 2018 tive a oportunidade de realizar um curso na Faculdade Cásper Líbero com a Viviane Mansi justamente sobre o tema que guia suas obras: comunicação com empregados. Compartilho a resenha sobre os insights que tive durante as 27 horas de curso no artigo “Comunicação com Empregados – Qual o Papel do Comunicador nas Empresas?”
Além disso, também tive a oportunidade de conversar com ela e com a comunicadora Bruna Mascarenhas, sobre o livro Employer Branding – Conceitos, modelos e práticas. Confira a conversa completa no player:
Siga Viviane Mansi no LinkedIn!
Isabela Pimentel
Jornalista e especialista em comunicação organizacional integrada, Isabela Pimentel tem ótimos artigos escritos em seu blog, além de também disponibilizar cursos sobre os assuntos que norteiam o universo da comunicação organizacional.
Em seus artigos podemos encontrar um interessante ponto de vista sobre como a tecnologia vem influenciando o modo das empresas conversarem com seus empregados e quais são as melhores práticas para tornar essa experiência agradável para ambos os lados.
Clicando aqui você tem acesso a mais de 50 materiais produzidos pela jornalista.
Dica de conteúdo: Isabela Pimentel participou de uma conversa conosco na 2° temporada do Progicast. Ouça como foi o bate papo em “Comunicação Integrada – Progicast com Isabela Pimentel” ou ouça no player abaixo.
Palestrantes
Martha Gabriel
Executiva e consultora nas áreas de inovação em negócios e transformação digital, Martha Gabriel também é autora de grandes títulos, incluindo o best seller “Marketing na era digital”.
Suas palestras sempre são muito inspiradoras e instigam a reflexão de como a tecnologia pode ser usada a favor do desenvolvimento humano. Em um de seus painéis que pude acompanhar sobre neuromarketing, o bate-papo foi voltado para como compreender melhor o cérebro humano para alavancar um negócio.
Trazendo insights de neuroplasticidade (capacidade do cérebro se modificar ao longo da vida de acordo com nossas experiências) e neurobusiness (capacidade de utilizar conhecimentos do cérebro para trazer resultados e alcançar objetivos do negócio), uma das mensagens de sua palestra é de que devemos exercitar nosso cérebro para aperfeiçoá-lo constantemente, através de novas atividades e novos conhecimentos.
Seu último lançamento foi “Você, eu e os robôs”. A obra pode ser adquirida no site oficial.
Glória Maria
Falando em inspirações, não posso deixar de mencionar a figura dessa mulher. Negra e de origem humilde, Glória tem uma história encantadora como jornalista; não só por ter sido a primeira repórter negra da TV brasileira ou por ter sido a primeira repórter a fazer link ao vivo na TV (1976).
O que me encanta nessa profissional é ver a garra que ela tem em superar medos, quebrar paradigmas e lutar contra o preconceito que existe na sociedade.
Pude conhecer um pouco mais da carreira dessa profissional acompanhando sua palestra “É preciso se reinventar”. Apesar do bate-papo ter um viés motivacional e documental, onde ela exibia e comentava vídeos marcantes de sua carreira, certamente podemos tirar bons insights para aplicar no ambiente corporativo.
Quando falamos em fazer Comunicação Interna, por exemplo, estamos falando do grande desafio que é você se reinventar a cada ano para não repetir uma ação de endomarketing, manter acesa a chama da paixão do colaborador pela empresa e conquistar diariamente o engajamento dos times com os projetos corporativos.
Qual mensagem eu destaco da palestra de Glória Maria? É difícil escolher só uma, mas teve uma história que me chamou muito a atenção.
Glória tem medo de altura e foi desafiada a pular do maior bungee jump do mundo (cerca de 233 metros de altura), em Macau, na China. E apesar de todo temor de pular, seu pensamento foi de: quantas coisas deixamos de fazer por ter ideias pré-concebidas de algo? Não podemos deixar o medo nos emparedar!
E foi pensando assim que Glória Maria visitou mais de 156 países, entrevistou grandes nomes do show business mundial, quebrou preconceitos sendo a primeira mulher negra repórter na TV brasileira, entre tantos outros títulos.
Yvonne Cagle
Ainda falando sobre mulheres que não trabalham diretamente com administração ou comunicação no ambiente corporativo mas servem como inspiração, listo um painel que me chamou muito a atenção: Histórias que Inspiram – Yvonne Cagle.
Quantas pessoas, quando crianças, não tiveram o sonho de ser astronautas? Aos 10 anos de idade, Yvonne Cagle também despertou a vontade de seguir essa profissão ao ver a chegada do homem à lua (1969) e fez desse sonho sua missão de vida, tornando-se a primeira astronauta negra da NASA.
Compartilhando suas experiências, Yvonne – que contribuiu para o avanço dos estudos da NASA nas áreas da ciência, saúde e tecnologia, destaca que o foco e a determinação são pontos cruciais para o sucesso de qualquer projeto de vida.
E trazendo suas falas para o ambiente corporativo, arrisco em dizer que o que mais me trouxe insights foram suas falas sobre sair de órbita e desafiar-se.
Apesar de toda tecnologia que nos cerca “apenas os seres humanos sabem aprender a aprender, apenas os seres humanos têm inspiração, apenas humanos têm o poder de se importar”.
Portanto, construa um ambiente corporativo que instigue as pessoas a quererem crescer, que desafie as pessoas a não fazer o mesmo sempre, mas que as obrigue a pensar de modo diferente todos os dias, porque é na dificuldade que as grandes soluções aparecem.
E não se preocupe em inovar! Seja curioso, tenha atitudes positivas e faça da determinação o combustível para tornar seu sonho realidade.
Dica de conteúdo: Você pode conferir um pouco sobre como foi a passagem da Yvonne no evento que participei, assistindo o vídeo abaixo.
Podcast
Maria Vai com as Outras
Com novos episódios quinzenalmente, o podcast “Maria vai com as Outras”, é uma produção da Rádio Piauí, apresentado por Branca Vianna e tem como tema central mulheres no mercado de trabalho.
Questões como mulheres na chefia, vida pessoal x profissional, assédio, desigualdade de gênero entre tantas outras embalam conversas com mulheres de diferentes áreas e níveis hierárquicos de uma empresa.
Para ouvir a primeira temporada, clique aqui.
Vieses Femininos
Com o objetivo de dar ferramentas, conteúdo e informação para o fortalecimento e crescimento individual, o podcast produzido por Elisa Tawil traz diversas discussões sobre comportamentos no ambiente corporativo e agrega na reflexão de como nossas atitudes impactam na sociedade.
Cada programa tem uma mulher convidada para falar sobre saúde mental, tecnologia, comunicação corporativa, liderança e transformação.
O podcast pode ser ouvido nas plataformas digitais ou assistido pelo Youtube.
Talvez Seja Isso
Produzido por Barbara Nickel e Mariana Bandarra, o projeto é feito baseado no livro “Mulheres que correm com os lobos”, da escritora Clarissa Pinkola Estés. Cada capítulo da obra ganha um programa das meninas que pautam as discussões sobre mulheres em transformação.
A leitura coletiva aborda uma reflexão das situações do cotidiano de uma mulher. Elas ainda possuem um grupo no facebook exclusivo para mulheres para que estas compartilhem sua visão sobre os tópicos abordados nos podcasts.
Mais informações e episódios você encontra no site oficial, clicando aqui.
Santo de Casa Também Faz Milagre!
Daniéli Closs
E dentre todas as profissionais listadas acima, seria irônico de minha parte não mencionar uma das figuras que mais me inspiram diariamente no âmbito corporativo.
Daniéli Closs, minha colega de trabalho e que também colabora com as produções do Endomarketing.Tv, é uma profissional com olhar ímpar na hora de analisar os desafios da Comunicação Interna e para engajar colaboradores.
Com uma escrita leve, direta e didática, seus artigos ilustram quais os melhores comportamentos para construir uma empresa que foca em resultados mas sem esquecer das pessoas.
Abaixo, selecionei três artigos de sua autoria que fazem parte das minhas produções prediletas. São eles:
– [ARTIGO] Dia da Mulher nas Empresas
– [EBOOK + KIT] Comunicação Não Violenta nas Empresas
Muitas mulheres me inspiram além dessas citadas acima. E elas serão homenageadas ao longo do ano aqui no nosso blog. Não deixe de acompanhar as novidades!
E você, tem alguma profissional que te inspira para compartilhar? Deixe nos comentários abaixo e até a próxima!