Conteúdos Entrevistas

Progic TV Entrevista – Neivia Justa – Os Desafios da Mulher no Mercado de TrabalhoTempo de Leitura: 3 minutos

mulher no mercado de trabalho neivia justa
Escrito por Cleide Cavalcante

Falar sobre a atuação da mulher no mercado de trabalho já deixou de ser um tabu há muito tempo, porém o tema ainda deve ser pauta de alta relevância dentro das empresas. A conquista plena de respeito e equidade de gênero no universo corporativo ainda é uma luta que está longe de acabar, contudo a cada dia desperta maior consciência e representatividade no cenário empresarial.

Você sabia que, segundo relatório do Fórum Econômico Mundial, a igualdade de gêneros só será possível em 2095? E a situação fica ainda mais grave quando ficamos sabendo que o Brasil é o penúltimo das Américas, ficando à frente apenas do Chile, no ranking de países com igualdade de salários entre homens e mulheres.

É por essa e outras várias razões que falar sobre equidade de gênero não é um papo apenas para o mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. É assunto para o ano inteiro!

Por isso, na estréia do Progic TV Entrevista, conversamos com a profissional Neivia Justa. Ela é empreendedora, conselheira de startups e fundadora do movimento #OndeEstãoAsMulheres, que ressalta a importância do reconhecimento e do protagonismo feminino em todas as áreas do conhecimento. Nesta entrevista, Neivia comenta a repercussão do movimento criado por ela e ainda sobre a presença da mulher nos ambientes corporativos e toda a carga que ainda existe sobre elas, chama a atenção para a necessidade da inlusão do homem neste cenário e ainda dá dicas para as meninas mais jovens, que estão chegando ao mercado de trabalho agora. Entre outros títulos, no ano de 2017, ela recebeu o Troféu Mulher Imprensa, criada pela Revista Imprensa.

“Em 2014, depois de 21 anos de mercado, eu me dei conta do que significava o machismo corporativo e o que a gente tinha que enfrentar. Eu me tornei a primeira mulher diretora da Goodyear na América Latina em 99 anos e isso pra mim era só um dado. Eu só percebi a magnitude daquilo quando eu tive o olhar externo dizendo que aquilo não era normal”, conta Neivia.


neivia justaNeivia Justa é executiva, mãe, empreendedora, influenciadora e palestrante com mais de 25 anos de experiência, conhecimento, networking e liderança feminina em empresas brasileiras e multinacionais de diversos setores da economia, como Timex, Natura, Schincariol, GE, Goodyear e J&J.

Cearense, formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, é pós-graduada em Marketing pela ESPM-SP, cursou MBA em Varejo pela FIA-SP e Gestão de Negócios pela Tuck Business School – USA, entre outros. Iniciou sua carreira no Ceará, na década de 1990, como apresentadora de TV dos programas Cidadania no dia a dia e Espaço Aberto. Simultaneamente, tornou-se redatora da coluna de variedades semanal chamada Saia Justa, a mais lida do Ceará na época, e trabalhou em agências de publicidade locais. Em 2013, foi uma das líderes que fundou o grupo LGBT da GE do Brasil e em 2014, tornou-se a primeira mulher a ocupar uma posição de diretoria na Goodyear América Latina, em 99 anos. Em 2016, criou o movimento #ondeestãoasmulheres e se tornou uma das líderes do grupo Mulheres Sem Barreiras da J&J Brasil. Em 2017, foi convidada a fazer parte do Board de Diversidade & Inclusão da J&J na América Latina, ganhou o Troféu Mulher Imprensa, na categoria Assessora de Comunicação Corporativa e foi eleita Comunicadora do Ano no Prêmio Aberje.

linkedinNeivia Justa

 

 

Sobre o autor

Cleide Cavalcante

Gerente de Comunicação e TV Corporativa, há 11 anos mudou o rumo da carreria para trabalhar com o que mais gosta: tecnologia, inovação e comunicação digital. Ao longo deste tempo, foram mais de 150 canais de TV Corporativos implantados com sucesso. E, entre um job e outro, a vida flui intensamente em meio a livros, à natureza e aos pets de estimação.