Por Higor Lima
Ouça o Progicast na íntegra, é só dar o play 😉
Imagine a situação: como você se comportaria em um ambiente de trabalho com pessoas com cultura, raças ou opiniões totalmente diferentes da sua? Você saberia conviver e adequar seu modo de trabalho dividindo o mesmo espaço com portadores de deficiência, por exemplo?
Já comentamos em um artigo aqui no blog o porquê é importante falar sobre diversidade nas empresas. Mas de nada adianta conscientizar sobre diversidade se as corporações não criam um ambiente que deixem as pessoas serem o que elas são.
Como você lida com a diferença entre as pessoas no trabalho? Você já se deu conta da discriminação que acontece no dia a dia da empresa?
Pautar o respeito, igualdade e empatia nas empresas é uma forma de investir em resultados e lucros influenciados pela diversidade.
Segundo estudo da Organização McKinsey & Company:
- Empresas com diversidade étnica e racial possuem 35% mais chances de ter rendimentos acima da média do seu setor;
- As empresas com diversidade de gênero, possuem 15% a mais de chances de ter rendimentos acima da média;
- Nos Estados Unidos, para cada 10% de aumento na diversidade racial ou étnica na equipe de executivos, os lucros aumentam 0,8%.
Para falar mais sobre inclusão e diversidade nas empresas, no segundo programa do Progicast, convidamos a consultora de inclusão da Talento Incluir, Kátya Hemelrijk da Silva, para contar pra gente sobre os processos e importância da inclusão no trabalho.
Inclusão e Diversidade nas Empresas – Confira alguns trechos da conversa!
Progic – Por que o preconceito está tão presente no nosso cotidiano?
Kátya – “A gente normalmente repete comportamentos, então quando julgam a gente como coitadinhos é porque a gente ouviu os nossos avós falarem isso quando viam uma cena na televisão […] No dia a dia não tem como a gente não julgar, pela neurociência a gente julga em um vinte avos de segundos, é muito rápido. Mas o que a gente pode fazer é depois que eu tomar consciência de que fez aquilo, se questionar: como é que eu posso agir de outra forma? Isso a gente chama de cultura inclusiva.”
Progic – Como a inclusão impacta na empresa?
Kátya – “O ambiente diverso traz 40% mais produtividade para a empresa. O ambiente onde as pessoas não precisam ficar monitorando o que vão falar, ou o que vão esconder para serem socialmente aceitas faz com que elas economizem esse tempo para serem produtivas.”
“Um ponto que a gente sente muita falta é a representatividade. As pessoas brincam que são as minorias mas as pessoas com deficiência são 24% da população. Os negros hoje representam 55% da população. Então é a minoria corporativa, mas de população não é. ”
Progic – Como fazer com que a inclusão faça parte da cultura da empresa?
Kátya – “Todo mundo é responsável pela inclusão. […] Os programas mais sustentáveis, que mais dão certo são quando a liderança está de acordo. Quando a liderança está consciente desse momento e de acordo com tudo isso, flui por que agimos pelo exemplo.”
Escute o Progicast também no Spotify!
Sobre a convidada: Kátya Hemelrijk da Silva
Kátya Hemelrijk da Silva tem como propósito de vida trabalhar com a diversidade, inclusão e empatia. PcD, Kátya nasceu sem o movimento das pernas e durante toda sua vida teve que adaptar sua rotina para suprir a falta de acessibilidade e inclusão – dentro e fora do mercado de trabalho.
Formada em Administração pela PUC São Paulo, hoje ela atua como consultora de diversidade e inclusão na Talento Incluir, empresa com mais de 10 anos de atuação na inclusão de profissionais com deficiência no mercado de trabalho através de programas de treinamento baseado em quatro etapas: conscientização, inclusão, retenção e manutenção.
LinkedIn: Kátya Hemelrijk da Silva