Comunicação Interna Conteúdos Endomarketing

Halloween nas Empresas – 10 Ideias de EndomarketingTempo de Leitura: 7 minutos

endomarketing-progic-halloween-nas-empresas
Escrito por Daniéli Closs

O Halloween, ou Dia das Bruxas é comemorado no dia 31 de outubro. Apesar de muitas tradições vinculadas à data terem sido popularizadas pelos Estados Unidos, ela é uma celebração observada em muitos países e cada vez mais comum, também no Brasil.

Marcado pelas fantasias monstruosas, sustos, doces e travessuras, o Halloween é uma ótima oportunidade para engajar os colaboradores e promover a interação entre equipes e melhorar assim o clima organizacional, dando aquela motivada nos profissionais.

No ano passado publicamos um artigo com os pesadelos que assombram os profissionais de Comunicação Interna, como o “fantasma rádio corredor” “o drácula do orçamento” e a “múmia dos canais de comunicação”.

Além de falar sobre eles, compartilhamos dicas (bem melhores que estaca e água benta) para acabar com esses monstros. Você pode conferir o artigo aqui: Halloween da Comunicação Interna – As 7 Situações mais Aterrorizantes.

E este ano, preparamos algumas ideias para trabalhar internamente com os profissionais, para te ajudar a deixar a empresa no clima do Dia das Bruxas e aproveitar a data para realizar ações de endomarketing que engajem.

Confira!

Halloween nas Empresas

Para deixar o ambiente corporativo no clima do Halloween, nada melhor que começar decorando as áreas comuns e escritórios com teias de aranha, bruxas, fantasmas e morcegos.

Esta data possui muitos símbolos e permite que a nossa criatividade vá além e transforme o local de trabalho em um local horripilante, sendo impossível não entrar no clima.

Existem muitas possibilidades de decoração para o Dia das Bruxas na empresa, desde as mais baratas até as mais caras, mas o importante mesmo é deixar o local agradável e marcado pelas características da comemoração.

Já falamos aqui no blog sobre a importância de mudar o ambiente de trabalho e como isso afeta positivamente a produtividade e a motivação dos profissionais, por isso, aproveite a ocasião para deixar a empresa no melhor clima de Dia das Bruxas.

Além disso, promover eventos internos dentro da temática, também é uma ótima opção. Aproveite o café com o presidente, ou a comemoração dos aniversariantes do mês para colocar a galera no clima e descontrair da rotina.

Algumas dicas e sugestões encontradas na internet podem ajudar na sua inspiração para a decoração de Halloween na empresa, confira:

lanternasdemumia-halloween-500x333

decoracao-para-festa-de-halloween-dicas-fotos-18

decoracao-halloween-03

decoracao-halloween-04

festa-de-halloween-baloes

Departamento mais Assustador

Para incentivar o trabalho em equipe e promover a integração e a união entre os times, promova uma competição entre os departamentos com a temática.

Cada time fica responsável por decorar o seu departamento e deixá-lo no clima do Dia das Bruxas. Depois, você pode definir jurados ou então realizar a votação com a participação de todos, não permitindo que votem em seus próprios departamentos, para assim eleger o mais assustador.

Ao final pode ser apenas uma brincadeira, mas se houver orçamento disponível, distribua prêmios para o 1º, 2º e 3º lugares.

Halloween Day na Empresa

Esta é uma ação que já realizamos aqui na Progic e gerou muita integração e diversão entre os colaboradores, melhorando o clima e a interação entre os departamentos.

Escolha um dia para que todos usem fantasias para ir ao trabalho, faça sessão de fotos, promova brincadeiras e realize um café da tarde temático. Um dia imerso na comemoração de Dia das Bruxas vai melhorar o clima entre todos.

halloween-na-empresa

Doces ou Travessuras

“Doces ou Travessuras?” Essa é uma brincadeira típica do Halloween e por isso não poderia ficar de fora.

Como vemos nos filmes, na noite de Halloween, as crianças fantasiadas, vão de porta em porta em seus bairros fazendo a famosa pergunta: “doces ou travessuras?” e as famílias já preparadas entregam doces à elas.  

Aproveite o Halloween Day para realizar esta brincadeira entre os colaboradores, que devem visitar os outros departamentos fazendo a pergunta e trocando doces. Incentive a visita em departamentos que eles normalmente não tem contato, promovendo a interação entre colegas que geralmente não se veem no dia a dia.

Doces ou Travessuras Social: Com a mesma ideia, você pode promover uma campanha social e unir os colaboradores ao objetivo de fazer o bem. Ao contrário da brincadeira tradicional, movimente os colaboradores para entregar doces em algum lar social ou comunidade carente.

Junto com os doces, acessórios para fantasias podem ser entregues, como dentes de vampiro e chapéu de bruxa, para que as crianças tenham a oportunidade de se fantasiar e aproveitar a data.

Prato Assustador

Ainda aproveitando o Halloween Day, outra opção de ação é realizar um concurso do prato mais horripilante.

Proponha aos times que preparem pratos salgados ou doces na temática do Dia das Bruxas e tragam para compartilhar com os colegas. Antes da confraternização, realize uma votação ou tire fotos para avaliar e escolher o prato mais horripilante.

Se o orçamento permitir premie os primeiros lugares.

BUUU! O Feedback do Halloween nas Empresas

Baseado nas tradições de Halloween realize uma corrente de feedback, aproveitando a data para reconhecer ou contribuir com o trabalho dos colegas.

O nome da ação é “Feedback Buu!” e para realizá-la, algumas cópias do modelo abaixo podem ser impressas e, após preenchidas, entregues aos colegas juntamente com doces.

A corrente funciona da seguinte maneira:

Começa com um colaborador ou colaboradora preenchendo o cartão com seu feedback e então, anonimamente, deixa o cartão com doces no local de trabalho do colega escolhido.

No próprio cartão estão as instruções, para que a ação aconteça sequencialmente, até todos os colaboradores receberem feedbacks. Para atingir mais pessoas em menos tempo, cada colaborador pode ser responsável por entregar dois feedbacks, ou mais, para pessoas diferentes.

Você pode fazer o download da imagem abaixo e utilizar na sua empresa ou então, criar seu próprio Feedback Buu! com regras personalizadas.

Clique na imagem para ver o modelo e fazer o download:

progic-endomarketing-feed-back-buuu-halloween

progic-endomarketing-feed-back-buuu-halloween-impresso

Halloween na TV Corporativa

Se na sua empresa a TV Corporativa é um dos meios de Comunicação Interna, então confira as ideias abaixo para se inspirar com novos templates e vinhetas.

Mas se você ainda não utiliza essa ferramenta, pode adaptar as ideias para os outros canais.

Template Comemorativo

Prepare um template especial para o Halloween e divulgue informações sobre a data, com curiosidades sobre as diferentes origens, como ela é comemorada em diferentes países e quais são os símbolos e monstros mais lembrados com suas lendas.

progic-encomarketing-curiosidades-sobre-o-halloween

Melhor Fantasia

Aproveitando o Halloween Day, com as fotos dos colaboradores fantasiados, crie um template para divulgar os participantes e promova um concurso de melhor fantasia de Halloween em sua empresa.

Divulgue a foto ao lado de um número e peça que todos votem informando sua fantasia escolhida por e-mail ou outro meio de Comunicação Interna. Ao final do prazo estipulado divulgue a vencedora em um template especial.

progic-encomarketing-melhor-fantasia-halloween

Dicas de Filmes de Terror

Peça aos colaboradores que enviem por e-mail dicas de filmes de suspense e terror para divulgar na TV Corporativa. Faça um template especial e realize esta campanha durante todo o mês de outubro.

Esta ação de Halloween na empresa é estratégica, pois você estará divulgando conteúdo dos próprios colaboradores na TV Corporativa, o que promove interação entre todos e o sentimento de pertencimento em relação à empresa.

progic-encomarketing-dicas-de-filmes

Os Pesadelos do Time

Esta ação pode ser personalizada para cada departamento, por isso, envolva os líderes na construção dos templates.

Peça para que cada time liste os principais medos e preocupações do setor, como por exemplo para o time de vendas, um dos medos pode ser o cancelamento de contratos.

Com os medos listados, utilize da criatividade para compará-los à monstros e fantasmas lembrados no Dia das Bruxas e crie um template para ser divulgado em cada time.

Você pode se inspirar no artigo do ano passado clicando aqui.

progic-encomarketing-pesadelo-de-cada-time

Conclusão

Ações de endomarketing e campanhas internas fortalecem o relacionamento entre organização e o colaborador, aumenta a atração e retenção de talentos e impacta positivamente na empresa como um todo.

Corporações que investem nessas ações e entendem o poder estratégico do endomarketing possuem uma forte vantagem competitiva em relação à seus concorrentes. Por isso, comunicadores, invistam neste tipo de atividade e incentivem os gestores e acreditarem na estratégia, pois os benefícios podem gerar lucros.

Se quiser se inspirar para realizar mais ações e dinâmicas, confira nosso e-book com 30 Dinâmicas de grupo para comunicação, feedback, engajamento e Cultura Organizacional clicando na imagem abaixo.

progic-endomarketing-cta-e-book-30-dinamicas

Sobre o autor

Daniéli Closs

Relações Públicas por formação, com experiência em liderança, gestão de pessoas e comunicação interna. Conhecimento avançado em marketing digital, apaixonada pelo que faz e entusiasta da evolução.

  • Layla Tamazzo

    Adoro as ideias! Parabéns pela iniciativa em compartilhar!

    • Daniéli Alexandra Closs

      Obrigada pelo feedback Layla! Fico feliz que esteja gostando. 🙂