Por Higor Lima
Ouça o Progicast na íntegra, é só dar o play ?
A 5° temporada do Progicast está no ar!
E para dar start nessa nova temporada, fomos até o escritório da Softplan, em Florianópolis, conversar com a profissional Aline Ranalli sobre a gestão de equipes remotas na empresa.
O desafio de engajar e envolver colaboradores com a empresa já é um desafio e tanto né? Mas cultivar a cultura corporativa naqueles que trabalham fora do escritório é mais desafiador ainda.
Neste episódio, Aline compartilha algumas lições que aprendeu fazendo a gestão remota de equipes e lista alguns pilares para o bom relacionamento entre líder e liderados que não se encontram pessoalmente no escritório com frequência.
Gestão de Equipes Remotas na Softplan – Confira alguns trechos da conversa!
Progic- Quais são os maiores desafios de trabalhar com equipes remotas?
Aline- Nós tínhamos muitos problemas em fazer a pessoa materializar a cultura da Softplan. Então, como fazer a pessoa vestir a camisa da empresa mesmo estando longe ou nem ter conhecido a sede? Pra mim, essa era a maior barreira a ser quebrada e nós fizemos ações bem bacanas de trazer a galera pra cá, conhecerem o que é a Softplan e empoderar eles da importância que cada um tem na sociedade e nos clientes.
Progic- Que atitudes vocês costumam ter aqui na Softplan para envolver os colaboradores que estão fora do escritório no dia a dia da empresa?
Aline- Nós temos uma pesquisa de satisfação interna, que se chama “Felicitometro”, e a gente chegou a ter um índice maior de satisfação das equipes externas do que internas. E quando a gente fala de pessoas externas, a gente não fala de uma pessoa que você chega lá e da um abraço de bom dia. Como é que posso tratar com carinho e envolver essas pessoas mostrando a preocupação do líder por ela? É uma mensagem de whatsapp que você manda, é mandar um bombom por correio e surpreender o colaborador.
Progic- Qual o segredo para o sucesso de uma boa performance da equipe remota?
Aline- Eu vejo o sucesso para a gestão de equipes remotas baseada em três alicerces. A comunicação, confiança e muito a questão da disciplina. A diferença da gestão remota com a presencial é a frequência e intensidade, então todas as ações que você faz para a equipe remota, tem que ser com mais frequência, porque a pessoa não está do seu lado.
Ouça a conversa na íntegra e saiba mais sobre a gestão de equipes remotas na Softplan
Sobre o convidado: Aline Ranalli e Softplan
A Softplan é uma das maiores empresas de software do país, com cerca de 1.900 colaboradores. Atua há 29 anos no desenvolvimento de softwares de gestão empresarial e gestão pública. Desenvolve soluções corporativas para segmentos específicos de negócios, com foco nas seguintes áreas: justiça; indústria da construção; saúde e administração pública. Suas soluções já estão presentes em todos os estados brasileiros, em países da América Latina e nos Estados Unidos.
Aline Ranalli, atual coordenadora de relacionamento e CX na Softplan, é uma profissional com 12 anos de mercado e com experiência em gestão de pessoas, vendas e relacionamento com o cliente. É formada em Administração e pós graduada em Gestão Comercial pela FGV. Palestrante com experiência em gestão de pessoas e equipes remotas, Aline completa 5 anos de trabalho na Softplan.
Perfil no LinkedIn: Aline Ranalli e Softplan