Conteúdos Endomarketing

8 Dicas de Ações de Endomarketing para Incentivar a Gentileza no TrabalhoTempo de Leitura: 8 minutos

endomarketing-progic-gentileza-no-trabalho
Escrito por Higor Lima

Quem já ouviu falar que “gentileza gera gentileza”?

Por mais clichê que soe falar isso, a gentileza é uma ação essencial para o convívio harmônico de todos, mas que, infelizmente, muitas pessoas acabam deixando ela de lado no dia a dia.

No ambiente corporativo não seria diferente. A gentileza no trabalho também é fundamental para aprimorar vários aspectos, entre eles: Cultura Organizacional, clima da empresa, performance de equipes, engajamento do colaborador e por aí vai…

Para aproveitar que 13 de novembro é comemorado mundialmente o Dia da Gentileza, preparamos nesse post um teste rápido para verificar se você sabe da importância da gentileza nas empresas.

No final deste artigo, ainda compartilhamos 8 ideias de ações de endomarketing para trabalhar com a gentileza no trabalho.

Boa leitura!

Teste: Você sabe a Importância da Gentileza no Ambiente de Trabalho?

Princípios da gentileza

Dizem que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Logo que o colaborador entra na empresa é importante que ele tenha uma percepção de como funciona a dinâmica do dia a dia no ambiente corporativo.

  • As pessoas costumam cumprimentar as outras quando chegam ou vão embora da empresa?
  • Um “muito obrigado”, “desculpas” e “por favor” fazem parte do vocabulário dos seus funcionários?
  • Você possui regras de convivência que deixam as pessoas felizes em estar ali trabalhando?

Podem ser regras básicas de convivência, mas que por um descuido ou outro acabam caindo no esquecimento das pessoas.

A gentileza começa nos pequenos atos, e preocupar-se com elas é ponto primordial para criar um bom ambiente corporativo e cativar os empregados.

Se suas respostas para as perguntas acima foram negativas, fique atento! Sua empresa pode estar com aquele clima pesado, sabe? Daqueles onde as pessoas não se sentem confortáveis de estarem ali e talvez estejam buscando ambientes melhores para trabalhar.

Que tal contornar essa situação lendo estes artigos que separei?

endomarketing-progic-cta-gentileza-no-trabalho

endomarketing-progic-cta-gentileza-no-trabalho-02

Respeito é bom e todo mundo gosta

Geralmente, um ambiente corporativo reúne pessoas com pensamentos, opiniões,  costumes e crenças diferentes uma das outras. Promover a gentileza no trabalho para que esses pontos de vista diferentes sejam respeitados é essencial para garantir que as equipes mantenham sintonia e continuem alcançando altas performances.

Responda essas perguntas:

  • É comum haver atrito entre as pessoas da sua empresa por motivo de opiniões opostas?
  • Você já observou um colega sendo excluído por um grupo porque ele não estava  “dentro dos padrões” de estilo, de comportamento ou até de características físicas?
  • Seus colaboradores ficam acanhados nas reuniões ou tentam ao máximo parecer “invisíveis”?

Em caso de afirmação para quaisquer perguntas acima, saiba que está na hora de trabalhar com atos de gentileza no trabalho urgente. A falta de respeito impacta tanto na saúde mental dos colaboradores como também na saúde corporativa.

Os materiais abaixo vão te ajudar a entender melhor do que estou falando:

endomarketing-progic-cta-gentileza-no-trabalho-03

endomarketing-progic-cta-gentileza-no-trabalho-04

E se fosse com você?

Depois de compreender os princípios básicos de convivência, que tal usar a gentileza no trabalho como potencializador de performance?

Os resultados começarão a ser otimizados quando os colaboradores passarem a ter empatia pelas pessoas, deixando de “olhar para o próprio umbigo” e se solidarizam com as atividades dos colegas, independente do cargo ou departamento que elas façam parte.

  • Você costuma acompanhar as metas dos times e quando as performances não estão tão boas pergunta se pode ajudar em algo?
  • Compartilha experiências e conhecimento com os colegas?
  • Quando um colega não está bem, você busca saber as causas ou conversar com ele?

A empatia é um ato de gentileza muito importante no trabalho, porque irá garantir que as pessoas se comuniquem mais, trabalhem em conjunto e vibrem juntas com as vitórias da empresa.

Como dica, compartilho um E-book com algumas dinâmicas para estimular a interação e comunicação dos colaboradores, além de um artigo sobre as vantagens de se aplicar a Gestão à Vista na empresa:

endomarketing-progic-cta-gentileza-no-trabalho-05

endomarketing-progic-cta-gentileza-no-trabalho-06

Sabendo conversar

A gentileza não está só no sorriso ou cumprimento, mas também na capacidade de conversar e ouvir à todos, independente do cargo, importância na empresa ou nível de conhecimento.

  • Você costuma reconhecer seus erros fazendo autocrítica e recebendo feedbacks abertamente?
  • Consegue chamar a atenção por algo que está errado sem humilhar ou ofender ninguém?
  • Elogia o bom trabalho realizado pelo seu colega?

Saiba que tendo as atitudes como as mencionadas acima, você está se tornando uma pessoa capaz de tornar o ambiente de trabalho melhor e mais gentil!

Se ainda quer tirar dúvidas sobre como melhorar sua comunicação, sugiro a leitura dos materiais:

endomarketing-progic-cta-gentileza-no-trabalho-07

endomarketing-progic-cta-gentileza-no-trabalho-08

8 Dicas de Ações Para Incentivar a Gentileza no Trabalho

Agora que você já compreendeu o poder que a gentileza no trabalho tem, que tal trabalhar com ela em ações de endomarketing?

Abaixo separamos algumas ideias para que você possa trabalhar não só no Dia da Gentileza, como o ano todo para promover um ambiente corporativo onde as pessoas tenham como base o respeito, empatia e comunicação umas com as outras.

Campanhas

1. Dia oficial da gentileza

Para essa campanha não é necessário muita verba, apenas uma boa divulgação para que a campanha tenha uma alta adesão por parte dos colaboradores.

A ideia é que em um dia específico de cada mês, os funcionários tenham como missão fazer pequenos atos de gentileza no trabalho.

Ao realizarem o ato, elas podem tirar uma foto para compartilhar nos canais de comunicação da empresa, ou indicar outros colegas de trabalho que realizaram gentilezas.

O responsável pela Comunicação Interna também pode realizar um ranking do “colaborador mais gentil” que, ao longo do ano, através de suas pequenas ações, vai pontuando para ganhar um brinde.

O importante nessa e em outras ações não é o prêmio material dado aos colaboradores, mas sim o estímulo para que atos de gentileza entrem na cultura da empresa e que, aos poucos, deixem de ser realizados apenas em um dia do mês.

2. Mural de elogios

Uma ideia muito bacana e fácil de ser feita é criar, em um ambiente compartilhado, um mural de elogios. As pessoas podem colar ou escrever nele recados para os colegas elogiando ou agradecendo por algo.

Pode parecer algo simples, mas que terá um impacto muito grande no convívio das pessoas.

3. Bombom do feedback

Distribua um bombom para cada colaborador e passe a instrução de que aquele doce deve ser dado a um colega de trabalho acompanhado de um elogio.

Pronto! As pessoas vão interagir mais, criar laços e o ambiente organizacional vai tornar-se mais harmonioso, influenciando nos trabalhos em grupo e performance das equipes.

4. Cartilha da gentileza

O clima não está bacana na sua empresa ou as pessoas estão tendo comportamentos que não condizem com a Cultura Organizacional? A opção é criar uma cartilha com dicas e instruções sobre gentileza e distribuir entre os colaboradores para que todos saibam os valores que a empresa busca cultivar no ambiente de trabalho.

Na TV Corporativa

5. Template Pulses

Vídeos curtos de animações podem ser usados para ilustrar ações que acontecem no dia a dia da empresa e quais são os atos de gentileza esperados para aquelas situações.

6. Editorial com dicas para ser gentil

Ser gentil limita-se em apenas pedir “por favor” e “obrigado”? Nada disso. Existem várias formas de manifestar atos de gentileza. Use um template na TV Corporativa para mostrar esses exemplos de gentileza que podem ser feitos no trabalho.

progic-endomarketing-template-tv-corporativa-gentileza

7. Template #Gratidão

Abra espaço em sua programação para que os funcionários também colaborem na criação de conteúdo. Desenvolva um template onde as pessoas possam mandar recados agradecendo ou elogiando seus colegas.

progic-endomarketing-template-tv-corporativa-gratidao

8. Serviços solidários

Use a TV Corporativa também para divulgar serviços e atividades. Carona solidária, campanhas de arrecadação, workshops gratuitos, encontros para leitura ou atividades em comum.

progic-endomarketing-template-tv-corporativa-carona-solidaria

Quando a TV Corporativa é usada não só para informar, como também para promover ações entre os colaboradores, a gentileza é manifestada das mais diversas formas.


Quanto mais vezes a gentileza é inserida na Cultura Organizacional, maiores serão as transformações nas próprias pessoas.

Elas passam a agir não só porque é regra do ambiente, mas porque percebem que respeitar, praticar a empatia e colaborar com o trabalho do colega também são formas de gentileza e ajudam a melhorar relacionamentos.

Sempre trate o tema gentileza como uma das prioridades na sua lista de deveres, assim fica fácil para desenvolver outros projetos!

Quando a gentileza passa a ser a base de todos os envolvidos, isso proporciona maior diálogo e compartilhamento de conhecimento entre as pessoas, tonificando os resultados e construindo uma empresa com comprometimento e relacionamentos sólidos.

E lembre-se: gentileza gera gentileza!

Sobre o autor

Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.