Por Cleide Cavalcante
Motivar e engajar pessoas, promover mudanças comportamentais, contribuir para a solução de problemas complexos e facilitar o aprendizado em todos os níveis. A gamificação (ou gamification, em inglês) está mais presente em nosso dia a dia do que imaginamos, e nas empresas não é diferente. Tanto que, segundo Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), essa estratégia, aplicada por meio de jogos (de forma digital ou não), é reconhecidamente uma das tendências para a Comunicação Interna das empresas nos próximos anos. Quem já teve a experiência, comprova os resultados sempre bastante positivos.
E para falar sobre o tema, conversamos com Marcel Leal, consultor e um dos maiores especialistas em gamificação do País. Neste terceiro programa do Progic TV Entrevista, Leal explica os processos para elaborar um projeto de gamificação corporativa, suas aplicações e exemplos práticos em empresas que apostaram na técnica.
“A gamificação, antes de ser sobre jogos, é sobre pessoas. […] Ela é uma ferramenta, não uma plataforma, de engajamento. Um conjunto de técnicas que pega vários conceitos de game e aplica isso em um contexto empresarial”, diz Leal.
Gostaria de aproveitar para compartilhar com vocês que, a partir de agora, o Progic TV Entrevista conta com o apoio da Aberje, o que, para nós, é um motivo de muita satisfação e relevância.
Assista a entrevista completa no vídeo abaixo.
Confira ainda nosso artigo sobre o assunto: Gamificação – Saiba o que é e como aplicar na Comunicação Interna da sua empresa.
Marcel Leal é designer, criativo e ilustrador. Há 20 anos, ajuda as empresas em diversas áreas da comunicação. Foi co-fundador da Opusphere, uma das empresas que foi referência em gamificação B2B no Brasil e à frente da criação e marketing, transformou a empresa em uma das principais referências do tema no Brasil.
Linkedin: Marcel Leal