Por Cleide Cavalcante
E chegamos à temporada das tão esperadas Festas de Confraternização da “firma”; a da Progic aconteceu na semana passada (23/11). No caso da Progic, ocasião que espelha nossa cultura organizacional, que valoriza as conexões humanas, os bons relacionamentos, a ética e a transparência. É quando (re)encontramos colegas de diferentes lugares do País: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Belo Horizonte etc.
No entanto, esta prática, infelizmente, não é regra. Existem empresas que não adotam rituais de comemoração, negligenciando a oportunidade de valorizar seus colaboradores. A ausência desses rituais pode impactar negativamente o trabalhador, de diferentes formas. Eu mesma vivi isso em alguns locais e posso dizer que o sentimento não é dos melhores.
É que essas empresas, sem uma cultura de celebração propriamente dita, correm o risco de criar um ambiente de trabalho onde os colaboradores se sentem pouco valorizados e invisíveis. Simon Sinek, em “Leaders Eat Last“, destaca a importância de criar ambientes seguros e valorizados para os colaboradores; vale dar uma olhada. A falta de reconhecimento pode levar a sentimentos de desvalorização e alienação, contribuindo para o aumento do estresse e da insatisfação no trabalho. Isso, por sua vez, pode afetar negativamente inclusive a saúde mental dos colaboradores, aumentando os riscos de burnout, ansiedade e depressão.
Além disso, a ausência de celebrações e reconhecimento pode impactar diretamente o turnover nas empresas. Colaboradores que não se sentem valorizados são mais propensos a buscar novas oportunidades de trabalho onde acreditam que seu esforço e contribuições serão reconhecidos. Isso não apenas aumenta os custos associados à contratação e treinamento de novos funcionários, mas também pode afetar a moral e a produtividade dos colaboradores remanescentes.
Por isso, a festa de fim de anoserve como um poderoso lembrete do valor do reconhecimento e da celebração. Eles criam um ambiente onde os colaboradores se sentem parte de uma comunidade, valorizados e conectados uns aos outros, independentemente de sua localização. Brené Brown, em suas pesquisas sobre vulnerabilidade e conexão humana, ressalta a importância de criar espaços onde as pessoas possam se sentir pertencentes. E não é só neste momento de final de ano. E como podemos fazer isso? Este é o maior desafio para os gestores.
UM DESAFIO CONSTANTE – No caso da área de Comunicação pela qual sou responsável, ao longo dos meses, nosso desafio é sempre “pensar fora da caixa” e, continuamente, oferecer aos nossos clientes estratégias diversas de engajamento dos colaboradores aos canais de comunicação. Que, por sua vez, gera engajamento aos canais e comunicações diárias. Já temos pronto todo o planejamento de campanhas para TV Corporativa para 2025; conteúdos diversos e temos também um planejamento de mídias para engajamento ao uso do nosso aplicativo de comunicação interna, o Caqui.
Voltando às celebrações, vejo que estas são a manifestação desses conceitos que nos constroem como empresa, fortalecem o aspecto social da nossa organização e promovem um ambiente de trabalho positivo e saudável ao longo do ano. Além disso, reafirma o compromisso da empresa com seus valores e missão, contribui para a construção de uma cultura organizacional forte e coesa.
Entendo que a prática de celebrar conquistas, grandes ou pequenas, é fundamental para o desenvolvimento de uma cultura organizacional positiva e para a manutenção da saúde mental dos colaboradores. As empresas que negligenciam essa prática correm o risco de enfrentar consequências negativas, tanto para seus colaboradores quanto para a própria organização. A Progic, com sua abordagem integrativa e seu foco no bom relacionamento, é um dos bons exemplos do poder transformador das celebrações no ambiente de trabalho.
E na sua empresa, como são as celebrações? Conta para mim!
Espero que tenham gostado deste artigo.
Um abraço e até o próximo!
Não esqueça de compartilhar nas redes sociais nos marcando com as ações realizadas aí na sua empresa e nos acompanhe no Instagram, LinkedIn ou Telegram!
E se você busca uma Plataforma Multicanal de Comunicação Interna Completa para potencializar as suas campanhas, deixo aqui o convite para você conhecer a solução Progic e conversar com nossos especialistas.