Por Autor Convidado

[perfectpullquote align=”full” cite=”” link=”” color=”” class=”” size=””]”Em muitas de minhas pesquisas e experiências, que se revelaram um verdadeiro sucesso, tive de esperar em vão qualquer tipo de retorno que pudesse ajudar o processo de rapidez do meu trabalho. É impressionante como o ser humano não se importa em responder às suas cartas e questionamentos enquanto você não é uma pessoa reconhecida e famosa.”

– Thomas Edison (1847-1931), inventor e físico norte-americano, com mais de mil patentes registradas, entre elas a do fonógrafo e a da lâmpada incandescente.[/perfectpullquote]

Tá certo que esta afirmação faz muito tempo e alguns mecanismos virtuais ajudaram a diminuir esta falta de resposta dentro e fora as organizações. Mas é importante destacar que a comunicação, antes de ser instrumental, é humana.

Necessitamos e precisamos de respostas, pois a mensagem sem retorno é uma comunicação falha e incompleta. Infelizmente, de um modo geral, é a comunicação formal e burocrática que as empresas mais utilizam no seu cotidiano. Há uma grande preocupação com a eficácia dos mecanismos de transmissão da mensagem e não, propriamente, com a reflexão e a compreensão do seu conteúdo.

Dessa forma, fica difícil motivar pessoas e equipes para superar desafios e alcançar metas.

Minha experiência mostra que ao pesquisarmos o conhecimento e o entendimento real dos destinatários, sobre as informações veiculadas dentro da empresa, verificamos que o nível de desconhecimento é bem maior do que imaginamos.

Vi casos de colaboradores que desconhecem até mesmo as nomenclaturas e os objetivos dos principais projetos e processos da sua área de atuação na empresa.

A mistura de canais enfraquecidos e ultrapassados com a falta do “hábito de procurar as informações” pelo colaborador está diretamente relacionadas à cultura da empresa, que não incentiva a troca de ideias e o compartilhamento de informações entre os seus funcionários.

Tantas são as ferramentas de informação oficiais e oficiosas, que em alguns casos nem sabemos identificar qual o objetivo específico da sua existência ou, tampouco, avaliar se elas são eficazes. A falta de retorno, e do contato pessoa a pessoa, acaba gerando erros e falhas de comunicação que compromete o processo de comunicação interna.

Nenhuma tecnologia, por mais sofisticada que seja, envolvendo todo o rigor científico, supre as deficiências no relacionamento humano, geradas muitas vezes por culturas que não privilegiam a abertura para o diálogo e a conversação. Não adianta e-mails, intranet, whatsapp etc. Sem feedback e contato humano a comunicação é sempre precária, ineficaz e fria.

O feedback é um processo que promove mudanças de atitudes, comportamentos e pensamentos. É a realimentação da comunicação a uma pessoa ou grupo, no sentido de fornecer-lhe informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas ou situações.

O sucesso máximo numa situação de feedback ocorre no momento em que ao dar feedback para você, eu me torno consciente de que ele também é útil para mim. Como falou nossa grande poetisa goiana Cora Coralina, “feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.


fabio di renzo

Fábio Di Renzo
Publicitário, com especialização em Gestão de Pessoas, Marketing e Comunicação Empresarial. Possui mais de 25 anos de experiência em multinacionais nas áreas de Comunicação Interna, Endomarketing e Eventos, contribuindo para melhorar a conexão entre empregador x empregado. Fundador da Novembro 4, agência de Comunicação Corporativa. Professor da ABERJE para os cursos de CI, Endomarketing, Comunicação para os Líderes e Efetividade das ferramentas de Comunicação. Palestrante e Colunista do O ABC da Comunicação.


Link do post original: http://www.novembro4.com.br/copia-credibilidade

Endomarketing.tv Favicon

Conheça a Progic

TV Corporativa Progic - Visite nosso site

Materiais Gratuitos

Kits de Endomarketing - Download Gratuito
Ebooks - Download Gratuito
Ferramentas - Download Gratuito

Em Destaque

Calendário de CI 2024
Ebook - 99 Ideias de Conteúdos para a TV Corporativa

Receba as novidades

Inscreva-se em nossa Newsletter

Tudo Sobre:

Ouça o Progicast

Progicast

Nos Acompanhe

Telegram

Escrito por Autor Convidado

0 0 Votos
Gostou deste artigo?
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários