Conteúdos TV Corporativa/Mural Digital

Feed RSS na TV Corporativa – Vantagens e Como Usar em seu Mural DigitalTempo de Leitura: 5 minutos

feed rss na tv corporativa
Escrito por Bárbara Tavares

Está sem tempo para ler ou prefere escutar o artigo? Experimente o player abaixo:


Ana acabou de implantar uma TV Corporativa e ela está ansiosa para criar uma programação atraente, com conteúdos interessantes e que chamem a atenção de todos os colaboradores para esta nova ferramenta de Comunicação Interna.

Ela sabe que para fazer isto será necessário adicionar conteúdos diariamente na TV Corporativa, para não deixar a programação repetitiva ou desatualizada.

Porém, por trabalhar em uma empresa com uma equipe enxuta de Comunicação Interna, Ana é responsável por diversas outras tarefas do setor e não pode dedicar muito tempo gerenciando a TV Corporativa.

Ana precisa de uma solução inteligente para deixar a programação da TV Corporativa atualizada sem gastar muito tempo.

Em contato com a empresa que fornece a solução de TV Corporativa, Ana descobre que tem um jeito muito simples de fazer isso: utilizando Feeds RSS e outras Fontes de Dados.

O que é Feed RSS?

RSS vem do inglês “Rich Site Summary”, que em tradução livre significa “Sumário Rico do Site”. Feed RSS pode ser entendido como um canal de notícias resumidas.

Um feed RSS é uma forma que os sites utilizam para publicar conteúdos atualizados, enviando às pessoas sem que elas precisem buscar por essas informações.

Você pode conferir alguns exemplos de feeds RSS no site do UOL do G1, do R7, da BBC, do Valor Econômico ou da Folha (alguns browsers, como o Mozilla e o Opera, possuem leitores RSS integrados e irão exibir os conteúdos do feed de forma de fácil leitura).

Como Funciona o Feed RSS?

Utilizando leitores RSS é possível decodificar o Feed RSS e utilizá-lo como fonte de informação.

Um exemplo bem conhecido desse tipo de leitor é o Feedly, em que você pode concentrar todas as novas publicações de seus blogs de interesse em apenas um lugar. Inclusive você pode acompanhar as publicações do nosso blog por lá.

feedly do endomarketing.tv

Feed RSS na TV Corporativa

Em uma solução de TV Corporativa, a possibilidade de utilizar feeds RSS traz um grande diferencial para esse canal. Você poderá exibir notícias de assuntos relevantes para o seu público interno automaticamente.

Uma vez configurado, o gerenciador da TV Corporativa será o responsável por buscar as novas publicações do portal de notícias selecionado. O conteúdo estará sempre atualizado sem esforço algum por parte da equipe de comunicação.

Geralmente, os conteúdos de um feed RSS contém título, uma breve descrição e uma imagem.

No Progic Manager

Na solução de TV Corporativa da Progic, para utilizar um feed RSS de um portal externo, basta fazer os seguintes passos:

#1 – Criar um “Feed RSS Importado”

#2 – Copiar e colar o link RSS no “Cadastro de Feed”

#3 – Atribuir esta fonte de dados na mídia


Feed RSS Próprio

Poder utilizar feeds RSS externos é bem interessante, mas para a equipe de Comunicação Interna que gerencia a TV Corporativa, a grande sacada é a possibilidade de criar seu próprio feed RSS, com notícias e comunicados internos.

Você poderá publicar suas mensagens, inclusive com fotos, e veicular em todas as suas telas quase que instantaneamente.

Com esta funcionalidade é possível fazer inúmeras aplicações diferentes. Veja alguns exemplos:

  • Comunicados internos
  • Notícias da empresa
  • Aniversariantes do Mês
  • Fatos da História da empresa
  • Divulgação de Eventos
  • Fotos dos Eventos
  • Novos clientes

Assim, para inserir um novo comunicado nas telas, por exemplo, basta criar o feed com o comunicado, e não um vídeo inteiro só para isso.

Na figura abaixo, temos um exemplo de uma mídia utilizando Moldura, esta área ao redor do vídeo com diversas informações.

Nesta mídia há 3 feeds RSS independentes: o texto da parte inferior, com o comunicado sobre as novas mídias em desenvolvimento, o texto do vídeo principal, para ficar atento, e o feed com a previsão do tempo de Florianópolis. Confira:

feed rss na tv corporativa

No Progic Manager

Na solução de TV Corporativa da Progic, para criar um feed RSS interno, basta fazer os seguintes passos:

#1 – Criar um “Feed RSS Próprio”

#2 – Adicionar os conteúdos (feeds)

#3 – Atribuir esta Fonte de Dados na Mídia


Outras Fontes de Dados para Automatizar a TV Corporativa

Além de feeds RSS externos e internos, também é possível utilizar outras Fontes de Dados para automatizar a renovação de conteúdos de sua TV Corporativa, através de integrações.

Um ótimo exemplo são as integrações com as redes sociais da empresa. Uma vez configurado, todas as novas publicações do Facebook, do Instagram ou do Twitter da empresa, por exemplo, são automaticamente exibidos na TV Corporativa também.


Então, já está pronto para turbinar sua programação da TV Corporativa? Aposto que você já teve várias ideias para aplicar na Comunicação Interna de sua empresa.

Se quer conhecer mais sobre a solução da Progic, entre em nosso site e faça um teste gratuito por 14 dias e veja como é fácil criar o seu próprio canal de TV Corporativa.

solução de tv corporativa

Até logo! 🙂

Sobre o autor

Bárbara Tavares

Relações Públicas apaixonada por comunicação, comportamento e tecnologia. Netflix, Deezer e livros são sempre bem-vindos.