Por Eric Vazzoler
Você sabe quanto custa a Comunicação Interna para a empresa que você trabalha?
E a falta dela?
Um projeto que não foi finalizado dentro do prazo, problemas na cultura, colaboradores desmotivados e aumento do turnover são problemas que podem provir da falha na Comunicação Interna.
Sabemos desses e de outros problemas que podem surgir. Mas, quanto eles podem custar para uma empresa?
Uma boa comunicação é o alicerce para qualquer organização funcionar de maneira eficaz. Podemos considerá-la como o óleo que faz as engrenagens da empresa girarem.
Porém, apesar de existir uma relação clara entre os esforços de Comunicação Interna (CI) e a performance da empresa, muitas vezes o departamento de comunicação não recebe a atenção e o investimento necessários. Os resultados são canais ultrapassados, inadequados ou ineficientes, e equipes de CI despreparadas, desmotivadas e sobrecarregadas.
Será que isso acontece porque a liderança assume que a boa comunicação deve acontecer naturalmente dentro da empresa?
Ou será que é porque eles não identificam que certos problemas foram causados por falhas no processo de comunicação?
Ou ainda, será que é porque não há uma mensuração exata dos custos que estas falhas proporcionam para a organização?
Afinal, quanto por cento a mais ela poderia estar performando se houvesse mais investimentos na comunicação?
A Comunicação Interna é estratégica para a empresa, ela afeta muito mais do que apenas fatores impalpáveis e de difícil mensuração. O impacto financeiro causado pela falha na Comunicação Interna é real e negativo.
Para auxiliar você a fazer estes cálculos e obter uma visão aproximada do custo que a falta de uma comunicação interna eficaz causa nas empresas, a Progic juntamente com a Socialbase, preparou um e-book que reúne dados de diversos estudos globais relacionando a Comunicação Interna com o desempenho financeiro da organização.
Acesse o E-Book e leia mais sobre o assunto.
Esperamos que goste! 😉