Conteúdos TV Corporativa/Mural Digital

7 Exemplos de Gestão à Vista na TV CorporativaTempo de Leitura: 9 minutos

Exemplos de gestão à vista
Escrito por Higor Lima

Está sem tempo para ler ou prefere ouvir o artigo? Experimente o player abaixo:


Já mostramos porque aplicar a metodologia de gestão à vista em sua empresa é uma ótima estratégia no nosso post “Por que Divulgar Indicadores da Empresa?”. Agora vamos dar 7 exemplos de gestão à vista que você pode aplicar em sua TV Corporativa.

Por definição, gestão à vista é a comunicação de informações estratégicas colocadas de uma maneira rápida e intuitiva.

A essência da gestão visual é tornar tudo claro e visível rapidamente, sem que os colaboradores precisem perguntar para alguém ou acessar algum documento escondido em alguma gaveta ou em alguma pasta na intranet da empresa.

Aplicar essa tática pode ser um comportamento que não só auxilie no controle e na otimização dos processos e projetos, mas também engaje os colaboradores e estimule-os a trabalhar com mais eficiência e alinhados aos objetivos estratégicos estabelecidos.

Nesse post vamos trazer 7 exemplos de gestão à vista aplicada na TV Corporativa e falar sobre os benefícios que ela gera para a cultura organizacional.

Separe o papel e a caneta e vamos lá!

Por quê Aplicar a Gestão à Vista?

Quando falamos em gestão à vista, talvez a primeira coisa que vêm na sua mente são aqueles murais físicos com vários informativos da empresa.

Se você trabalha no departamento de Comunicação, talvez tenha pensado no quadro de planejamento de atividades do mês da sua sala. Já se você for do desenvolvimento, pode ter associado gestão à vista com os quadros de Kanban de projetos ou de Scrum.

Todos esses quadros são ótimos exemplos de gestão à vista.

Porém, as possibilidades de aplicar esta estratégia nas empresas são muitas e as vantagens que a gestão visual trazem vão muito além de apenas lembrar das atividades do mês ou do status do projeto, por exemplo.

Todas as informações estratégicas para a empresa – que aprimoram a cultura organizacional, moldam o comportamento e fornecem uma visão holística do negócio aos colaboradores – devem estar expostas, à vista de todos continuamente e não escondidas em uma pasta qualquer na intranet da empresa, esperando para ser encontrada, ou em um e-mail, esperando para ser aberto.

São essas informações que alinham todos à estratégia e aos valores da empresa.

Além disso, outra tendência cada vez mais forte é compartilhar e apresentar os indicadores do negócio de forma facilmente observável.

Este exemplo de gestão à vista irá amplificar o senso de responsabilização dos colaboradores em relação aos indicadores apresentados, aumentando o engajamento das pessoas para melhorá-los.

Com todas essas vantagens citadas acima, fica claro que a empresa inteira pode se beneficiar da metodologia de gestão à vista, seja para mostrar as informações estratégicas, status dos projetos, índices ou para ajudar na gestão de pessoas.

Todos os departamentos podem tirar proveito desta metodologia.

Gestão à Vista na TV Corporativa

E se estamos falando de comunicação visual, a melhor forma para aplicar esta metodologia é através de telas, com imagens e vídeos chamativos.

Enquanto os quadros e murais ainda cumprem seus papéis em expor aqueles comunicados mais densos da diretoria, a TV Corporativa surge como uma solução para agilizar o processo de atualização.

gestão à vista

Usar a TV Corporativa para passar recados, sinalizar lugares e guiar comportamentos também são considerados táticas para reduzir o tempo de treinamento e otimizar a eficiência do trabalho.

O colaborador não precisa tomar nenhuma ação para acessar a informação, ela simplesmente está lá na parede mais próxima chamando a sua atenção, basta virar o olhar. Não é necessário navegar através de pastas e nem fazer buscas específicas pelo conhecimento.

Esta característica é uma das premissas da gestão à vista e uma forte tendência de modelo de comunicação interna das empresas.

Utilizar a TV Corporativa para gestão à vista, além de ser um recurso moderno, simplifica o processo e garante a atualização constante e, muitas vezes, automatizada das informações.

O trabalho necessário para publicar a informação em uma tela localizada no hall de entrada do seu local de trabalho, por exemplo, é o mesmo trabalho necessário para publicar em centenas de telas espalhadas pela empresa toda.

Além deste poder de escalabilidade, a TV Corporativa proporciona um dinamismo muito grande para a comunicação da empresa, aumentando significativamente a velocidade de disseminação da informação entre as filiais da companhia, ou até mesmo apenas entre os departamentos de uma mesma sede.

Outro fator que contribui para a melhoria da comunicação por meio da gestão à vista na TV Corporativa é a possibilidade de segmentar a mensagem para públicos específicos.

Um trabalhador de chão de fábrica e um diretor executivo vivem realidades diferentes e demandam uma comunicação própria, que passa pela escolha da informação e até da linguagem. Com a TV Corporativa é possível fazer essa segmentação de forma fácil, munindo todos os setores da empresa com informações relevantes para cada colaborador.

Uma TV corporativa bem utilizada é sinônimo de gestão eficiente!

Exemplos de Gestão à Vista na TV Corporativa

Abaixo selecionamos alguns exemplos de implantação para guiar você a montar uma programação de gestão à vista em sua TV Corporativa. Confira:

1 – Objetivos da Empresa (Balanced Scoredcard)

Também conhecida como Indicadores Balanceados de Desempenho (BSC), essa metodologia é muito usada para uma gestão estratégica dentro das empresas e é baseada em quatro pilares de perspectiva: financeira, de clientes, de processos internos e de aprendizado.

Cada perspectiva da BSC tem seus próprios objetivos estratégicos e o segredo desse formato de gestão está em auxiliar o líder a entender claramente os objetivos dos projetos e a partir deles definir iniciativas estratégicas para execução.

objetivos-da-empresa

2 – Quadro de Atividades

Visto como um bom organizador, esse formato de quadro de atividades não só mantém a equipe informada como também é fundamental para o sucesso do gerenciamento das atividades de um projeto.

Personalizável à cada departamento, essa metodologia melhora a comunicação interna, gerencia métricas, comunica resultados, integra equipes e guia reuniões.

Entre os exemplos desse formato de gestão, temos o Kanban, conceito relacionado com a utilização de cartões (post-it e outros) para indicar o andamento dos projetos.

Outro exemplo é o Scrum, onde os projetos são divididos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado.

quadro-de-atividades

3 – Dashboard de Indicadores

Funcionando como um painel de controle, essa metodologia  reúne diversos dados e indicadores através de gráficos e tabelas. A ferramenta permite o monitoramento simultâneo de um grande número de informações, visualizadas com facilidade em um único ambiente.

dashboards-de-indicadores

4 – Planejamento do Período

O objetivo do planejamento do período é indicar direções de ações para a empresa e para as equipes.

Resumidamente, podemos dizer que esse formato de gestão cria planos de atividades levando em conta os obstáculos que podem aparecer durante sua execução, recursos de implantação (seja financeiros, humanos ou tecnológicos), responsabilidades, prazos e o retorno esperado do investimento.

planejamento-periodo

5 – Acompanhamento de Metas

Acompanhar metas de longo, médio ou curto prazo, ajuda líderes e colaboradores a saber se o planejamento (seja de vendas, produção, entre outros) está sendo realizado com eficiência.

Em planilhas de excel ou programas específicos, indicadores fazem uma comparação entre planejado e executado, facilitando o acompanhamento de cada ação.

acompanhamento-metas

6 – Gestão do Comportamento

Outra questão muito importante na administração de empresas e que a gestão à vista pode auxiliar bastante é o comportamento dos colaboradores.

Expor dicas e boas práticas de conduta na TV Corporativa constantemente é uma forma de garantir que todos estão cientes das atitudes esperadas para manter um clima organizacional saudável e de respeito.

Um exemplo que podemos citar para colocar na programação da TV Corporativa é o programa 5S.

Visto como programa de qualidade empresarial, a gestão 5S é baseada em: Seiri (utilização), Seiton (arrumação), Seiso (limpeza), Shitsuke (disciplina) e Seiketsu (higiene). O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.

A metodologia dos 5s permite desenvolver uma melhoria contínua na destinação dos materiais. Além de melhorar o clima organizacional, a produtividade e consequentemente a motivação dos funcionários.

relacionamento-interpessoal

7 – Segurança do Trabalho

Pouco adianta ter todas as normas e procedimentos estabelecidos através de inúmeras análises de riscos, reuniões e inspeções de segurança, se estas regras não forem devidamente comunicadas aos colaboradores.

E se estamos falando de segurança do trabalho, comunicar através da gestão à vista é simplesmente imprescindível para garantir ao máximo que nada de errado aconteça.

E é aí que a TV Corporativa, ou mural digital, se mostra uma ferramenta ótima para alcançar este objetivo.

Exiba constantemente os avisos de segurança, dicas, comunicados da CIPA e peça por sugestões de melhoria.

dicas-de-seguranca

Conclusão

Considerando o ritmo frenético do dia a dia, recorrer à gestão visual pode ser a solução mais eficaz para compartilhar informações e melhorar a comunicação diária entre os colaboradores.

A informação visual facilita e agiliza os processos, dando maior autonomia aos grupos, que ficam mais aptos a passar pra frente os conceitos vistos na TV Corporativa.

Lembre-se! Com o gerenciamento ao alcance de todos, você não só constrói uma visão precisa do que está acontecendo entre os setores da empresa, como também fornece à equipe um conhecimento da cultura organizacional através de comunicados constantes e ferramentas de controle.

Gostou do post? Compartilha ele nas suas redes e acompanhe nosso blog. Estamos sempre trazendo novidades sobre Comunicação Interna e TV Corporativa.

Até a próxima 🙂

Quer saber mais sobre Gestão à Vista? Veja nosso e-Book completo sobre o tema!


Sobre o autor

Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.