Conteúdos Endomarketing TV Corporativa/Mural Digital

12 Exemplos de Endomarketing usando a TV CorporativaTempo de Leitura: 13 minutos

exemplos de endomarketing
Escrito por Eric Vazzoler

Você sabe o que é endomarketing? Sabe como aplicar esta estratégia na prática? Conhece exemplos de endomarketing que funcionam de verdade?

Neste artigo, vamos falar um pouco do marketing interno, suas vantagens e o valor que esta técnica agrega à empresa.

Além disso, vamos apresentar diversos exemplos de ações de endomarketing criativas que podem ser feitas através da TV Corporativa. Você irá perceber que este canal de Comunicação Interna pode ser um grande aliado para encantar os colaboradores.

Também fizemos um vídeo com alguns desses exemplos para o nosso canal do YouTube, o ProgicTV. Confira:

Endomarketing e Suas Vantagens

Este termo já é bastante conhecido no meio corporativo, principalmente em grandes empresas.

Para muitos profissionais de Recursos Humanos, Marketing e Comunicação Organizacional o endomarketing já faz parte de suas tarefas diárias, mesmo que as vezes essas ações não sejam especificamente identificadas por este nome.

De forma resumida, endomarketing são ações de marketing voltadas ao público interno da empresa.

O objetivo principal dessa estratégia é fortalecer o relacionamento entre a empresa e os colaboradores para aumentar a atração e a retenção desses profissionais.

As atividades executadas pela equipe de endomarketing nas empresas acabam melhorando diversos outros aspectos no ambiente corporativo, como a Cultura, o Clima Organizacional e até o atendimento ao cliente.

Estes benefícios impactam positivamente a empresa como um todo. Corporações que investem nessas ações e entendem o poder estratégico do endomarketing possuem uma forte vantagem competitiva em relação à seus concorrentes.

Exemplos de Endomarketing

As ações de endomarketing podem ser praticadas de diversas formas. Tudo irá depender do orçamento, do tempo disponível e da criatividade da equipe responsável.

Alguns exemplos de endomarketing são:

  • Campanhas de branding para atrair talentos ou para reter aos colaboradores (endobranding);
  • Ações de reconhecimento profissional;
  • Eventos da empresa com os funcionários e seus familiares para promover a integração;
  • Treinamentos, workshops, palestras motivacionais;
  • Campanhas de segurança, bem-estar e valorização do colaborador;
  • Ações para promover o alinhamento dos funcionários à estratégia da empresa.

Qualquer ação para fortalecer a relação empresa x funcionário, melhorar a qualidade de vida e fazer o colaborador se apaixonar pelo seu local de trabalho, é válida.

Esse é o papel do endomarketing.

Independente do orçamento disponível para realizar estas ações, o importante é manter essa mentalidade dentro da empresa, com foco nesses objetivos.

Lembrando que essas ações devem sempre estar alinhadas à estratégia do endomarketing, que são os principais objetivos que a empresa quer alcançar, como por exemplo, aumentar a integração dos colaboradores, melhorar a Comunicação Interna, investir na capacitação profissional dos funcionários ou melhorar a imagem da empresa.

Exemplos de Endomarketing na TV Corporativa

Depois desse breve resumo do que é o marketing interno e suas vantagens, vamos ao foco do texto: mostrar exemplos de endomarketing utilizando a TV Corporativa de sua empresa, também conhecida como Mural Digital.

Por ser um canal de Comunicação Interna com características únicas, a TV Corporativa se torna uma poderosa aliada da equipe de endomarketing. Suas características são:

  • Atrativa: A TV Corporativa faz justamente o que o Endomarketing propõe, transforma a informação estratégica em algo mais atrativo antes de entregá-la ao empregado;
  • Visível: Além da informação estar “embalada” de forma mais atrativa, com a TV Corporativa ela está facilmente acessível para todos os colaboradores;
  • Dinâmica: Como o gerenciamento dos conteúdos exibidos nas telas é feito de forma remota e centralizada, é muito simples e barato realizar campanhas de endomarketing através deste canal;
  • Automatizada: Por ser possível atribuir informações dinâmicas às telas, como por exemplo, as últimas postagens do Facebook da empresa, pode auxiliar na otimização do endomarketing;
  • Segmentada: Por permitir o controle individual da programação de cada tela, é possível realizar campanhas para públicos segmentados;
  • Colaborativa: Sim, colaborativa! Já é possível coletar facilmente e moderar informações enviadas pelos colaboradores para serem exibidas na TV Corporativa.

Todos os exemplos de endomarketing que vamos listar em seguida são baseados na experiência adquirida junto aos nossos clientes e em suas demandas. São grandes e médias empresas que utilizam a TV Corporativa como uma das ferramentas de Comunicação Interna.

Essas ações, mesmo que pequenas, demonstram a importância que essas empresas têm para com seus colaboradores.

Esperamos que você aproveite algumas dessas ideias para aplicar dentro da sua organização.

1 – Conteúdos de Recursos Humanos

O setor de RH é um dos que mais possui informações a serem divulgadas dentro de uma organização. Além de ser responsável por diversas ações com as equipes, o departamento é um importante ponto de contato do colaborador com a empresa.

Dessa maneira, a TV Corporativa pode ser utilizada pela equipe de RH com diferentes objetivos, como por exemplo, facilitar a comunicação, veicular os processos do setor ou divulgar os benefícios da empresa.

Confira alguns exemplos de endomarketing que o RH pode divulgar nos Murais Digitais:

exemplos de endomarketing - conteúdos de rh
exemplos de endomarketing - conteúdos de rh

2 – Conteúdos de Reconhecimento aos Colaboradores

Já mostramos 15 motivos para reconhecer os colaboradores e demos diversas dicas de como fazer isso através da TV Corporativa.

Exibir os bons trabalhos individuais, ou das equipes, nas telas da empresa é muito mais do que uma simples homenagem. Esta é também uma forma positiva de influenciar o comportamento dos outros funcionários através de bons exemplos.

E com este objetivo em mente, as possibilidades são diversas. Vale a análise das necessidades de cada empresa.

Template do funcionário do mês, do melhor vendedor, do colaborador com menos faltas, de uma equipe em destaque, enfim… tem reconhecimento para todo mundo.

exemplos de endomarketing - conteúdos de reconhecimento

exemplos de endomarketing - conteúdos de reconhecimento

Vale lembrar também dos aniversariantes do mês ou aniversariantes por tempo de trabalho. Exibi-los na TV Corporativa é um ato simples mas que traz diversas vantagens. O colaborador irá se sentir lembrado pela empresa, aumentado o seu sentimento de pertencimento à corporação.

Além disso, os demais funcionários irão se lembrar da importância desse dia e parabenizar o aniversariante, incentivando assim a interação entre os colaboradores.

exemplos de endomarketing - conteúdos de reconhecimento

exemplos de endomarketing - conteúdos de reconhecimento

3 – Conteúdos de Integração

Toda empresa tem grupos de pessoas com hobbies em comum. O grupo da corrida, do ciclismo, do futebol, da dança ou apenas a turma do happy hour na sexta-feira.

Geralmente essas atividades são feitas por grupos já fechados e muitas vezes passam despercebidos por novos interessados.

Assim, para estimular essas ações e ampliar a integração do time, abra espaço na programação da TV Corporativa para a divulgação dessas atividades.

Além disso, a TV Corporativa pode auxiliar na integração dos novos colaboradores. Exibir um template de boas-vindas irá estimular a interação entre os funcionários e acelerar o processo de integração.

Uma boa prática é exibir este conteúdo dias antes da chegada do novo colaborador. Assim, os demais funcionários tomam ciência da contratação e já conhecem seu novo colega de trabalho. Encontrar um desconhecido no corredor nunca mais!

exemplos de endomarketing - conteúdos de integração

exemplos de endomarketing - conteúdos de integração

4 – Conteúdos de Endobranding

Endobranding é a construção e gestão da marca feita para os colaboradores da empresa.

Realizar esta estratégia de maneira planejada e organizada, com ações e campanhas de endomarketing com uma mesma linguagem e identidade visual, irá construir positivamente a imagem de marca empregadora da empresa, atraindo e retendo talentos.

Exiba também os vídeos institucionais, que geralmente são muito bem produzidos e mostram todos os valores marcantes da empresa. São conteúdos que despertam o orgulho dos colaboradores.

exemplos de endomarketing - conteúdos de branding

exemplos de endomarketing - conteúdos de branding

E se o endomarketing trata sobre fortalecer a relação da empresa com seus colaboradores, talvez uma das melhores maneiras de fazer isso é através de campanhas de solidariedade.

E isso não se trata apenas de usar a boa imagem social da empresa para fazer marketing interno. Trata-se de dar o exemplo, de incentivar esse comportamento e de amplificar a ligação entre os valores da empresa e dos funcionários.

exemplos de endomarketing - conteúdos de branding

exemplos de endomarketing - conteúdos de branding

5 – Conteúdos de Marketing

Esse talvez seja um dos exemplos de endomarketing mais lógicos, afinal, é o marketing interno ao pé da letra.

Marcos Cobra, em seu livro “Administração do Marketing no Brasil”, diz que o endomarketing deve “vender” internamente as ideias da empresa e mostrar as campanhas promocionais para que todos na organização estejam atentos a trabalhar com o único objetivo de atender às necessidades do mercado.

exemplos de endomarketing - conteúdos de marketing

exemplos de endomarketing - conteúdos de marketing

6 – Conteúdos para o Alinhamento Estratégico

De nada serve possuir Missão, Visão e Valores se eles não são divulgados e vivenciados no dia a dia da empresa. O mesmo se aplica aos objetivos e metas da organização, às novidades relevantes para a empresa, aos indicadores do negócio ou qualquer outra informação que seja estratégica para os funcionários.

Divulgar essas informações constantemente aos colaboradores é o primeiro passo para garantir que todos estejam alinhados aos objetivos estratégicos da empresa, pois só assim eles terão conhecimento e poderão focar seus esforços nas prioridades elencadas para o crescimento da empresa.

exemplos de endomarketing - conteúdos de alinhamento

exemplos de endomarketing - conteúdos de alinhamento

exemplos de endomarketing - conteúdos de alinhamento

7 – Conteúdos de Segurança do Trabalho

A segurança do trabalho é um assunto de extrema importância e o comportamento de prevenção por parte de todos os colaboradores deve fazer parte da cultura da empresa. Mas isso não acontece do dia para a noite. A comunicação deve ser feita constantemente e não apenas nas reuniões do cronograma da CIPA, ou na SIPAT.

E é aí que a TV Corporativa se mostra uma ferramenta excelente para alcançar esse objetivo.

Por estar constantemente expostas aos colaboradores, exibindo conteúdos em movimento e chamativos, a TV Corporativa comunica regularmente sobre a importância de seguir os protocolos de segurança do trabalho, transformando esse comportamento em hábito.

exemplos de endomarketing - conteúdos de segurança

exemplos de endomarketing - conteúdos de segurança

exemplos de endomarketing - conteúdos de segurança

exemplos de endomarketing - conteúdos de segurança

8 – Conteúdos de Transparência Organizacional

Promova a transparência e a verdade. Ao sinal de qualquer desalinhamento ou boato é importante que as informações sejam esclarecidas e o clima entre os colaboradores volte a se tornar equilibrado. Os líderes, gestores, profissionais do RH e da Comunicação Interna devem sempre estar à disposição para conversar e esclarecer dúvidas.

Use a TV Corporativa para solicitar feedbacks e sugestões para os colaboradores. Divulgue os canais de ouvidoria da empresa e incentive o uso dos mesmos. Isso irá mostrar que a empresa leva em conta e valoriza o ponto de vista de seus funcionários para a tomada de decisões importantes.

exemplos de endomarketing - conteúdos de transparência

exemplos de endomarketing - conteúdos de transparência

9 – Conteúdos de Compliance e Conscientização

No âmbito corporativo, Compliance é um conjunto de regras que auxilia na construção de um ambiente ético e de respeito a todos. Disponibilizá-los na TV Corporativa garante que a empresa fique em conformidade com a cultura comportamental esperada e guie os colaboradores nas atividades diárias.

Da mesma maneira, trabalhar campanhas de conscientização, como evitar desperdício de comida ou economizar energia elétrica, ajuda a moldar colaboradores mais responsáveis com o coletivo.

Essas campanhas também são ótimas oportunidades para a equipe de Comunicação Interna levantar métricas do antes e depois da campanha, para poder mostrar a economia gerada e aumentar o valor do setor junto à diretoria.

exemplos de endomarketing - conteúdos de compliance

exemplos de endomarketing - conteúdos de compliance

exemplos de endomarketing - conteúdos de compliance

exemplos de endomarketing - conteúdos de compliance

10 – Conteúdos Colaborativos

A TV Corporativa é um canal oficial da empresa, onde as informações provém ou são moderadas pelos responsáveis da Comunicação Interna. Porém, isso não quer dizer que esta ferramenta não pode incluir os funcionários e ser colaborativa.

A solução de TV Corporativa da Progic possui um recurso exclusivo chamado Feed Colaborativo, onde qualquer colaborador poderá enviar conteúdos para serem publicados, através de uma página simples na web, sem precisar logar em qualquer sistema ou ter qualquer tipo de treinamento.

Os conteúdos enviados serão moderados pela equipe de Comunicação Interna e podem ser publicados na TV Corporativa da empresa rapidamente.

E para incluir os colaboradores na programação do canal, as possibilidades são diversas. Realize campanhas de Dia das Crianças, Dia das Mães, solicite mensagens de fim de ano, depoimentos sobre assuntos relevantes, entre tantos outros.

Aqui na Progic, por exemplo, criamos um Instagram de férias. Nossos colaboradores enviam as fotos tiradas durante suas férias para o responsável pela nossa Comunicação Interna que então as publica no Instagram. O objetivo é mostrar o colaborador curtindo a folga e também dar “inveja” no resto da empresa. 😀

exemplos de endomarketing - conteúdos colaborativos

exemplos de endomarketing - conteúdos colaborativos

exemplos de endomarketing - conteúdos colaborativos

exemplos de endomarketing - conteúdos colaborativos

Incluir os colaboradores na comunicação da empresa não é apenas uma boa prática, é um fator crítico para aumentar a efetividade dos canais e o engajamento dos funcionários com a empresa.

Na pesquisa nacional sobre esse canal, a TV Corporativa Trends 2018, percebeu-se que a audiência é maior quando a programação conta com conteúdos que incluem colaboradores, como por exemplo, aniversariante do mês, eventos internos e tempo de empresa.

Para conferir os resultados na íntegra, faça o download da pesquisa clicando abaixo:

progic-endomarketing-cta-resultado-pesquisa-tv-corporativa-2018

11 – Conteúdos Automatizados

Na TV Corporativa Trends 2018, também constatou-se que um dos principais problemas enfrentados pelos responsáveis pelo canal é a falta de tempo para atualizar os conteúdos.

Por isso, na hora de planejar e implementar uma TV Corporativa, é importante contar com recursos que ajudam a manter a programação do canal atualizado.

Algumas opções interessantes são:

  • Integrações com as redes sociais da empresa, onde as postagens são automaticamente exibidas na TV Corporativa;
  • Integrações com dashboards, indicadores, quadro de atividades ou qualquer outro software web utilizado pela empresa;
  • Utilização do pacote de conteúdos da Progic, editoriais criados e atualizados pela equipe de jornalistas da Progic.
exemplos de endomarketing - conteúdos automatizados

exemplos de endomarketing - conteúdos automatizados

exemplos de endomarketing - conteúdos automatizados

exemplos de endomarketing - conteúdos automatizados

12 – Conteúdos Segmentados

Comunicação Interna e endomarketing andam sempre de mão dadas. Não existe endomarketing sem Comunicação Interna e possuir uma boa Comunicação Interna talvez seja a melhor ação de endomarketing que a empresa possa fazer.

Assim, abra espaço na TV Corporativa para os líderes realizarem a comunicação com seus times. Segmente estes conteúdos e exiba-os apenas para quem estas informações forem relevantes, auxiliando, assim, a construir uma Comunicação Interna eficaz na empresa.

exemplos de endomarketing - conteúdos segmentados

exemplos de endomarketing - conteúdos segmentados

Conclusão

Viu quantas opções legais?

A TV Corporativa é um canal que possibilita a criação de diversas campanhas de endomarketing únicas na empresa, mas também pode auxiliar na amplificação das ações tradicionais para cativar os colaboradores.

Espero que tenha gostado das dicas. Ainda vamos falar muito sobre endomarketing aqui no blog. Fique ligado!

E veja mais ideias do que você pode passar na TV Corporativa baixando nosso e-Book:

cta 99 ideias de conteúdos

Sobre o autor

Eric Vazzoler

Engenheiro eletricista deslumbrado pela Comunicação com os Colaboradores e pelo Marketing Digital. Líder da equipe de Marketing de Conteúdo da Progic. Apaixonado por livros, filmes, músicas, games e pedalar no meio da natureza.