Por Higor Lima

Assista o webinar pelo player abaixo, ou se preferir, ouça a entrevista em formato de podcast, buscando por “Progicast” na sua plataforma de streaming preferida! VÍDEO ÁUDIO
Chegamos ao último episódio dessa temporada do Sessão Terapia. Ao longo dos nossos encontros falamos sobre alguns transtornos e doenças relacionadas à mente. Com histórias de vida compartilhadas e uma visão profissional sobre o assunto, reconhecemos a importância de trabalhar a saúde mental dentro e fora de casa. E para encerrar o ciclo de entrevistas, vamos falar sobre Estresse e Ambiente de Trabalho Tóxico. Eles são o ponta pé inicial para desencadear uma série de outras doenças já mencionadas nos encontros passados. Quem participa da conversa são: Amanda Ramalho - Estresse e ambiente de trabalho tóxico Conhecida nacionalmente por integrar a equipe do “Pânico”, tanto na rádio como na TV, Amanda convive com om ansiedade e depressão desde sua infância. E foi o podcast “Esquizofrenóia”, que ela encontrou espaço e liberdade para tratar assuntos de saúde mental sem tabus e da forma amis simples possível. Andrea Cordoniz - Estresse e ambiente de trabalho tóxico Com mais de 30 anos de experiência profissional, Andréa é psicóloga organizacional, escritora, palestrante e sócia diretora na TD7 Treinamentos Corporativos.

Estresse no Trabalho e Ambiente Tóxico – Introdução por Patrícia Lenine

Estresse nada mais é que uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. É uma palavra que vem da física, e trata-se de uma quantidade de força aplicada em uma determinada área, estresse e tensão são sinônimos na física. Trazendo isso para nosso corpo, quando somos submetidos a atividades estressoras físicas, como por exemplo o trabalho ou o exercício físico; ou a situações de estresse emocional, como a chegada de um novo filho, casamento, mudança de emprego, etc… nosso corpo reage. Então o estresse é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. Ele não é necessariamente ruim. Estar mais alerta para reagir ou fugir pode fazer toda a diferença numa situação crítica. A manutenção de um estado de estresse por longos períodos é que pode ser prejudicial à saúde. O trabalho tem um papel de muito protagonismo na vida de todos nós, e é realmente muito bom quando podemos trabalhar com aquilo que amamos. Mas tão importante quanto o que fazemos, é onde e com quem fazemos. É sempre muito importante que a empresa seja correta com seus funcionários, que as condições sejam satisfatórias e que os colegas estejam do nosso lado. Afinal de contas, trabalhar em ambiente tóxico pode trazer muito estresse. Como manter o equilíbrio emocional numa equipe tóxica? Reduzir os níveis de estresse pode, não somente fazer você se sentir melhor agora, como também pode proteger sua saúde a longo prazo. Não há receita mágica para isso, mas pesquisadores examinaram a associação entre “afeto positivo” – relacionado a sentimentos como felicidade, alegria, contentamento e entusiasmo – e o desenvolvimento de doença cardíaca coronariana ao longo de uma década. Embora o estudo não comprove que, o aumento da felicidade diminua os riscos de estresse e doenças cardiovasculares, os pesquisadores recomendam impulsionar o sentimento de alegria, fazendo um pouco de atividades agradáveis ​​todos os dias. Então vamos te lembrar de algumas atitudes que podem ajudar a impulsionar o afeto positivo e reduzir o estresse:
  • Construa bons relacionamentos – lidar com pessoas pode ser uma fonte de estresse, mas passar momentos com quem você ama e se sente bem pode aliviar esse sintoma.
  • Descanse bem – para facilitar uma boa noite de descanso, não tome bebidas com cafeína e remova as distrações do seu quarto, como televisão e computador. Também é recomendado ter uma hora certa para dormir.
  • Alimente-se de forma balanceada – alimentação muitas vezes parece ser remédio para todos os problemas, e talvez seja mesmo. No caso do estresse, ter pratos equilibrados ajuda o organismo de muitas formas. ter um consumo adequado de gorduras, carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais é essencial para o bem-estar do organismo.
  • Pratique atividades físicas – exercícios têm diversas características que se relacionam com o relaxamento de quem os pratica
  • Procure rir mais – o riso reduz os níveis de hormônios e substâncias ligados ao estresse. Como grande parte do estresse é devido a pensamentos, julgamentos e pressões internas por resultados que vamos criando no decorrer do dia, rir pode ser uma boa alternativa para conseguir ver a situação sobre um ponto de vista diferente.
  • Evite situações desagradáveis – Existem muitas maneiras de escapar de situações e pessoas desagradáveis: mudar o horário de trabalho, não participar de reuniões conjuntas, chegar mais tarde a algumas reuniões ou ir embora antes, reduzir a intensidade e a frequência dos contatos. Algumas pessoas ficam quase invisíveis, pois falam pouco, trabalham normalmente e não se destacam
  • Separe o trabalho e a vida pessoal – Para que os problemas de trabalho não acabem com a sua vida pessoal, é preciso separar o tempo profissional do pessoal de maneira racional. Os descansos são importantes e muitas pessoas acabam continuando conectadas ao trabalho, por exemplo, por meio de seus celulares, não permitindo este tempo. Mostre aos seus chefes que a sua vida pessoal é importante e deve ser respeitada e deixe o celular de lado.
  • Busque o melhor das pessoas – Todo mundo, por pior que pareça, tem algo de bom. Se você tiver que trabalhar com uma pessoa chata por algum tempo, tente descobrir algo de bom nela.
  • Reúna sua coragem e forneça feedback honesto – diga com respeito e empatia o que você está vendo e sentindo. É possível que algumas pessoas nem percebam a extensão da negatividade espalham.
E se nada estiver funcionando? Se nada mais parece estar ajudando para melhorar sua situação, provavelmente é hora de fazer outra escolha. E encontrar uma equipe e um ambiente que se encaixem melhor com você! Quando Copérnico descobriu que a terra girava em torno do sol, e não o contrário, revolucionou a astrofísica na época. A psicologia positiva vem revolucionando alguns conceitos quando nos mostra que não é o sucesso que nos fará felizes, mas sim que as pessoas felizes têm mais sucesso! Então busque empresas, locais e pessoas que possam te fazer sentir bem! Se está com dificuldade de fazer mudanças na sua vida, peça ajuda, faça terapia. Zero Barreiras Patrícia Lenine é psicóloga (CRP/RJ 20557) no Zero Barreiras, uma plataforma de atendimento psicológico online no mercado há mais de 4 anos que acredita na democratização da saúde mental, através de atendimento com qualidade e preços populares. Todos os profissionais da rede são credenciados nos Conselhos Regionais e, 40% com mais de 15 anos de experiência. Atuando com grandes empresas e compra direta no site, a Zero Barreiras preza pela escuta ativa, praticidade, equipe técnica e curadoria próxima, através de grupos de supervisão.

Construindo Ambiente de Trabalho Mais Saudável

Associada às pessoas que trazem sentimentos ruins e comportamento prejudiciais aos outros, o termo “tóxico” ficou bem popular nos últimos tempos pelo seu uso nas redes sociais. Logo, podemos chamar um ambiente de trabalho de tóxico quando ele não demonstra na sua cultura corporativa cuidados com a saúde e bem-estar dos seus colaboradores. Dados coletados pela Organização Internacional do Trabalho e pela Organização Mundial da Saúde mostram que 8% da carga global de doenças mentais são atribuídas a riscos ocupacionais. Além disso, 79% dos colaboradores relataram ter sofrido estresse no trabalho nos últimos 12 meses, segundo pesquisa publicada pela Capita. Baseado no artigo da World Health Organization (WHO), um ambiente corporativo que reduz os fatores de risco relacionados à saúde mental e promove a construção do bem-estar aos colaboradores é baseado nos pilares da:
  • Conscientização sobre os cuidados genuínos com as pessoas;
  • Treinamento da liderança para se relacionarem bem com seu time;
  • Compreensão das necessidades individuais e desenvolvimento de melhores políticas de saúde mental no local de trabalho;
  • Construção de fontes de apoio para as pessoas buscarem ajuda.
Ainda segundo pesquisa da WHO, para cada 1 Dólar investido em recursos para saúde mental dos colaboradores, há um retorno de 4 Dólares através da saúde e produtividade aprimorada do indivíduo.

Dicas de Endomarketing e Materiais de Apoio

Para construir um ambiente de trabalho mais harmônico e focado em pessoas, compartilho algumas ações de endomarketing:

Estresse e Ambiente Tóxico no trabalho - Valorizar pessoas1 Crie uma Cultura de Valorização às Pessoas

Muitas pessoas sonham em trabalhar em empresas de cultura colorida, recheada de benefícios e decoradas com escorregador, mesas de sinuca e espaço para relaxar, como por exemplo o Google. Mas a verdade é que você não precisa estar em uma empresa grande para trabalhar com campanhas que proporcionem recompensas experimentais aos colaboradores. Oferecer um breakfast em intervalos estratégicos, promover dinâmicas de integração, ter vale massagem ou até mesmo liberar os pets para visitarem o local de trabalho são ações promovidas pela Google e que podem ser escaláveis na sua empresa. Esses mimos conquistam a simpatia dos funcionários e de quebra estimula o engajamento das equipes.

Estresse e Ambiente Tóxico no trabalho - Desenvolver Carreiras2. Compartilhe Conhecimento e Desenvolva Carreiras

Um ambiente de trabalho reúne pessoas com diversas bagagens culturais e profissionais. Compartilhar essas experiências dos colaboradores através de workshops é uma ótima forma de agregar valor no espaço de trabalho e enriquecer os conhecimentos da equipe. Considere também que quem faz a empresa acontecer são as pessoas, então nada mais justo que investir em seus colaboradores através de cursos e treinamentos para que seu produto/serviço seja impactado.

Estresse e Ambiente Tóxico no trabalho - Saúde dos colaboradores3. Promova Campanhas de Saúde

Um colaborador satisfeito com o trabalho é aquele de bem consigo mesmo, mental e fisicamente. Para isso, você pode realizar campanhas de endomarketing para promover cuidados financeiros, psicológicos e de saúde. Alguns exemplos: Kit Janeiro Branco nas EmpresasKit Junho VermelhoKit Novembro AzulKit Outubro RosaKit Abril Verde nas empresasKit Agosto Lilás nas empresasKit Setembro Amarelo nas empresasKit Dezembro Vermelho no trabalho

__________________

Além dessas dicas de endomarketing, vale compartilhar também alguns materiais de apoio para conhecer mais sobre estresse no trabalho e assuntos voltados a saúde mental no âmbito corporativo. São eles:

Estresse e Ambiente Tóxico no trabalho - Esquizofrenóias4. Podcast “Esquizofrenóias”

Como mencionado durante a entrevista da Sessão Terapia, o podcast produzido pela convidada Amanda Ramalho, é considerado um dos mais importantes programas relacionados à saúde mental no Brasil. Lançado em 2018, o Esquizofrenóias já foi indicado aos prêmios Troféu APCA (2019) e ao MTV Millennial Awards Brasil (2020).

Estresse e Ambiente Tóxico no trabalho - Andréia Cordoniz5. Página da Andréa Cordiniz no LinkedIn

Conheci nossa outra convidada, Andréa, através de sua atuação no LinkedIn. Com uma produção de conteúdo diária, ela promove diversos insights sobre saúde mental e como trabalhar isso na vida pessoal e no ambiente corporativo. Perfil no LinkedIn | Site TD7 Treinamentos

Estresse e Ambiente Tóxico no trabalho - Meio e Mensagem6. Série “O Futuro do Trabalho”

O portal Meio e Mensagem lançou no início de 2020 uma produção jornalística em 4 capítulos que discute diversos aspectos sobre o futuro no trabalho. Dividido em quatro capítulos, destaco a entrevista do último episódio, focado principalmente na saúde mental e que compartilho o link abaixo:
Confira a primeira temporada da Série Sessão Terapia, que abordou as angústias dos profissionais durante o período de isolamento social. Baixe gratuitamente o E-Book e assista às entrevistas, crônicas, artigos e sugestão de materiais de apoio.
Endomarketing.tv Favicon

Conheça a Progic

TV Corporativa Progic - Visite nosso site

Materiais Gratuitos

Kits de Endomarketing - Download Gratuito
Ebooks - Download Gratuito
Ferramentas - Download Gratuito

Em Destaque

Calendário de CI 2024
Ebook - 99 Ideias de Conteúdos para a TV Corporativa

Receba as novidades

Inscreva-se em nossa Newsletter

Tudo Sobre:

Ouça o Progicast

Progicast

Nos Acompanhe

Telegram

Escrito por Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.
5 1 Votar
Gostou deste artigo?
Inscreva-se
Notify of
guest
1 Comentário
Mais votados
Mais novos Mais velhos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários