Conteúdos TV Corporativa/Mural Digital

Dicas para Engajar os Colaboradores com a TV CorporativaTempo de Leitura: 5 minutos

engajar os colaboradores com a tv corporativa
Escrito por Higor Lima

Um dos grandes desafios dos comunicadores é engajar os colaboradores com as campanhas e ações realizadas pelo departamento na empresa.

Realmente, estimular a participação dos funcionários nos projetos corporativos requer muito planejamento, criatividade e persistência.

Segundo o autor Kevin Kruse, o engajamento é definido como o compromisso emocional que o funcionário tem com a empresa e seus objetivos. Logo, um colaborador engajado não faz seu trabalho simplesmente porque é sua obrigação, ou apenas pelo salário. Quando o funcionário se importa, ele irá se esforçar espontaneamente para ir além do esperado.

Portanto, podemos afirmar que engajar é de extrema importância porque fortalece a cultura organizacional, deixando o colaborador mais motivado e propício a vestir a camisa da empresa.

Entre os vários métodos que engajam um colaborador, os canais de comunicação interna são um dos principais meios para proporcionar essa sensação de pertencimento à empresa.

Neste post vamos comentar sobre as boas práticas na TV Corporativa para envolver os funcionários nos objetivos traçados pelos comunicadores e promover o engajamento.

Boa leitura!

Usando a TV Corporativa para Engajar os Colaboradores

Para um canal de comunicação gerar engajamento entre os colaboradores, uma das premissas é que ele esteja próximo das pessoas que precisam ser atingidas.

Por mais que a TV Corporativa seja um dos meios mais dinâmicos e atrativos – por trabalhar com imagens em movimento – reconhecer que ela precisa ser estudada e não apenas instalada é um passo básico para gerar o engajamento com seu público.

Veja alguns pontos que precisam ser analisados para garantir o sucesso de todo o processo com a TV Corporativa:

  • Reconhecer os lugares estratégicos para instalação;
  • Conhecer a linguagem do seu público-alvo;
  • Identificar o formato do conteúdo ideal para o canal;
  • Ter boas práticas de atualização das informações;
  • Incluir a participação do colaborador na construção do conteúdo.

Abaixo preparamos um infográfico com dicas para estruturar a aplicação da TV Corporativa na sua empresa. Confira:

engajar com a tv corporativa

Dicas de Conteúdos e Ações para Engajar os Colaboradores com a TV Corporativa

Agora que você já estruturou seu canal, chegou a hora de buscar recursos para motivar seus colaboradores a reconhecerem a TV Corporativa como um meio de interação entre eles e a organização como um todo.

# Gamificação

Arrisco dizer que esse é o recurso mais divertido e que mais traz resultados se aplicado com sabedoria.

Como já falamos em nosso outro post, entreter o colaborador através de jogos e quiz é uma ótima forma de atrair seu olhar para as telas em busca de interação.

Saiba como utilizar essa prática no artigo: Gamificação: Saiba o que é e como aplicar na Comunicação Interna da sua empresa

# Programação feita com a ajuda do colaborador

Quando ajudamos na construção de algo, desenvolvemos o sentimento de pertencimento do projeto como se fosse nosso. Com a TV Corporativa não é diferente!

Abrir espaço para que o colaborador ajude na construção do conteúdo da TV Corporativa é garantia de engajamento. Você pode fazer pesquisas sobre quais assuntos ele gostaria de ver passando nas telas ou incluir informações sobre ele na programação. Essa prática vai aproximá-lo do canal e, consequentemente, engajá-lo com as ações divulgadas nas telas.

# Reconhecimento

Quem não gosta de se sentir especial? Seja o reconhecimento pelo trabalho bem feito, a importância da sua função na empresa ou até mesmo a lembrança por uma data especial.

Templates de aniversariantes do mês, destaque do setor ou melhor vendedor, por exemplo, vão fazer com que o colaborador reconheça o canal não apenas como meio de divulgação de dados técnicos, mas também como um local onde ele se será representado.

Veja algumas sugestões de conteúdos disponíveis no Manager, o Software para a TV Corporativa da Progic.

# Fotos e vídeos de eventos internos

Qual comunicador que também cuida dos eventos internos nunca ouviu a célebre frase: “Posso ver as fotos que você tirou no evento?” que atire a primeira pedra.

Usar a TV Corporativa como ferramenta para divulgar fotos dos eventos internos é estratégico para reter a atenção dos colaboradores na programação.

# Instagram da empresa

Outra dica bem bacana e que também envolve fotos é utilizar as próprias redes sociais como uma forma do colaborador participar da construção da programação.

Aqui na Progic temos um perfil no Instagram especial para os colaboradores publicarem suas fotos quando não estão trabalhando. E através da integração com o software da Progic, as fotos são divulgadas na TV Corporativa automaticamente.

Veja o template abaixo:

# Dicas e notícias de interesse do público-alvo

Criar uma programação que converse com o público-alvo é essencial para engajar os colaboradores. Quando montamos uma programação que mescla informações estratégicas da empresa junto com entretenimento de acordo com o interesse individual, estamos garantindo a personalização de conteúdo.


É cliente Progic e não lembra como inserir um template pronto em sua programação? Clique aqui e assista à vídeo aula.

Quer saber mais sobre como engajar os colaboradores com a TV Corporativa? Baixe o E-Book “Alcançando o Engajamento com a Rede Social e a TV Corporativa”.

alcançando o engajamento CTA

Sobre o autor

Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.