Por Higor Lima
Ouça o Progicast na íntegra, é só dar o play 😉
Você concorda que boas performances de colaboradores é resultado de um trabalho de capacitação de equipes?
No episódio #38 do Progicast fomos até o escritório da Pulses, em Itajaí-SC, e conversamos com o CEO e CoFounder sobre como eles desenvolvem habilidades dentro da empresa, como eles levam essa cultura para as empresas clientes e o resultado de tudo isso.
No mercado desde 2016, a Pulses é uma plataforma que auxilia na gestão de clima organizacional, facilitando o feedback entre empresa-empregado e criando relatórios sobre a “saúde” organizacional.
Engajamento e Performance na Pulses – Confira alguns trechos da conversa!
Progic- Como vocês definem hoje o ambiente corporativo da Pulses?
Cesar – O que eu estou fazendo hoje para mudar o status quo da empresa? Ou seja, um dia não pode ser igual ao outro e a gente está sempre cuidando para analisar que grandes ações estamos fazendo aqui para mudar, seja ele, como a gente pensa na gestão de pessoas; como a gente pensa no RH Digital; e até mesmo como a gente automatiza os processos internos, para que, ainda assim, a gente possa ser enxuto, crescer, ser mais sustentável, com uma baita eficiência.
Michelly – Dentro da Pulses a gente trabalha com muita autonomia, para que a gente possa empoderar mais o líder, tirar a sobrecarga da mão do RH, e a gente acredita no potencial das pessoas. Então por que não dar autonomia? Claro que autonomia é diferente de deixar “largado”, muito pelo contrário. Porque para dar autonomia você precisa dar todo o respaldo para isso.
Progic – Qual a importância da comunicação interna para a performance das equipes aqui na Pulses?
Michelly – A comunicação é essencial, porque é ela que aproxima as relações. E também ela precisa ser transparente! […] para ser transparente ela precisa ser constante.
Cesar – A gente já tinha como prática ter encontros internos com todos os colaboradores para discutir inovações, tecnologias, metodologias novas… Na Pulses nós criamos nossa academia interna e a gente passa por todos os temas que ajudam nosso colaborador a entender melhor o que a nossa ferramenta faz de fato e também como acontece a gestão de pessoas. Nossas práticas internas precisam ser coerentes com aquilo que a gente faz no mercado.
Progic – Como alcançar o engajamento dos colaboradores?
Cesar – A coisa não está só no líder, ele não pode ser a unica pessoa com voz. A gente precisa de uma visão mais ampliada […]
Michelly – Nos temos também ações de aniversários, ações sazonais e de happy hour mensal – onde dois colaboradores ficam responsáveis por organizar onde e como vai ser. É uma cultura mais cool e tenta fazer várias ações voltadas para o colaborador para que ele se sinta engajado. A gente sabe que não é só isso que engaja, mas essas ações tem um peso significativo também!
Ouça a conversa na íntegra e saiba mais sobre o engajamento dos colaboradores da Pulses.
Sobre os Convidados: Cesar Nanci, Michelly Delecave e a Pulses
A Pulses é a primeira plataforma 100% brasileira de Continuous Pulse Survey & Feedback. A ferramenta para acelerar a performance e melhorar o engajamento de líderes e equipes já tem experiência de 15 anos em gestão de pessoas e analytics e conta com um time de mestres e doutores em Clima Organizacional, Psicologia e Data Science.
A metodologia da Pulses é baseada nos princípios do Design Thinking para redesenhar tudo e desafiar o status quo.
Cesar Nanci é CEO na Pulses, especialista em Data Science, e dedica-se à aplicação dos conceitos de Analytics e Big Data à gestão de pessoas (People Analytics), com foco especial em Cultura, Engajamento, Performance e Employee Experience.
Já Michelly Dellecave é Cofounder e Diretora de Marketing e Crescimento na Pulses, formada e mestre em Psicologia com especialização em dinâmicas de grupos e MBA em Gestão Estratégica de Gestão de Pessoas.