Por Higor Lima
Ouça o Progicast na íntegra, é só dar o play 😉
A busca em redefinir o conceito de sucesso através da sustentabilidade. Você á ouviu falar em empresas do Sistema B?
Pensando no bem-estar das pessoas, sociedades e da natureza, empresas vem apostando nesse formato para redefinir o sentido de sucesso econômico, onde a missão é construir um ecossistema favorável para fortalecer negócios ao mesmo tempo em que são solucionados problemas sociais e ambientais.
Durante o CONARH 2019, o episódio #31 do Progicast convidou o empreendedor social Marcel Fukayama para falar sobre o processo de certificação de Sistema B nas empresas.
Sistema B nas Empresas – Confira alguns trechos da conversa!
Progic – Qual a nova visão sobre o mercado?
Marcel – Hoje nós vivemos uma grande mudança de cultura global e histórica nas empresas. Temos uma grande oportunidade de usar soluções de mercado que resolvem problemas sociais e ambientais complexos que a gente vive no Brasil e no mundo e, com isso, construir uma nova economia, com ela sendo mais inclusiva e mais sustentável.
Progic – Qual o perfil das empresas de Sistema B?
Marcel – O perfil da nova economia é a combinação de três elementos: primeiro o propósito da gente usar esse negócio para gerar impacto positivo (social e ambiental). O segundo é vincular a responsabilidade da administração desses negócios a esses impactos, e considerar todos os stakeholders na tomada de decisão de curto e longo prazo. E o terceiro elemento é a transparência, do compromisso de você ter que medir e reportar seu impacto.
Progic – E qual a função da certificação do Sistema B?
Marcel – O papel do Sistema B é identificar quem são os líderes empresariais de todo o mundo com esse compromisso do impacto da empresa. Saírem do campo das intenções e firmarem esse compromisso [social/ambiental]. Então, essas empresas passam por um criterioso processo de avaliação e recebe o selo como uma empresa B certificada. Hoje nós temos 160 empresas dessas no Brasil!
Ouça a conversa na íntegra e saiba mais sobre o Sistema B nas empresas.
Sobre o convidado: Marcel Fukayama
Empreendedor social e uma das lideranças do movimento global que busca redefinir sucesso na economia, Fukayama também é cofundador da aceleradora Din4mo, Empresa B certificada, que tem o objetivo de fortalecer empreendedores que resolvem problemas sociais.
LinkedIn: Marcel Fukayama