Por Higor Lima
Economia de água não é uma pauta que surgiu recentemente para as empresas. Há muito tempo já vem sendo discutido medidas para que esse recurso não acabe nas próximas décadas.
Apesar de 70% da superfície do nosso planeta ser coberto por água, menos de 3% é potável e apenas 0,04% está em disponível para consumo.
O dever de preservar esse recurso natural parte, principalmente, dos governos e dos indivíduos. Porém, as empresas também precisam assumir essa responsabilidade social.
Empresas que pensam de maneira sustentável e têm a preocupação com o Planeta Terra, além de terem um diferencial competitivo no mercado, devido à percepção positiva por parte de seus consumidores, economizam recursos importantes que podem ser investidos em outros projetos.
Em 2018, mais de 150 empresas e indústrias cadastradas no Sistema de Autoavaliação de Eficiência Hídrica (SAVEh) conseguiram reduzir o consumo médio de água em até 34% durante o período de um ano.
O impacto disso tudo é refletido, claro, no meio ambiente, mas também gera mudanças positivas no posicionamento da marca no mercado e, principalmente, influencia colaboradores e comunidade a pensarem ecologicamente.
Por isso, neste texto, vamos falar sobre como as organizações podem mudar seu mindset para pensar de maneira mais sustentável e promover a economia de água nas empresas.
Também criamos e disponibilizamos um Kit de materiais gráficos gratuitos para você realizar a campanha de endomarketing para redução no consumo de água. Espero que aproveite!
Em tempos de Covid-19: Você pode se inspirar nas ideias abaixo e utilizar o material para realizar campanhas online, incentivando a economia de água e a conscientização sobre este assunto tão importante para todo o planeta.
Boa leitura!
7 Ações de Endomarketing para a Economia de Água nas Empresas
Além dos benefícios para a comunidade, para os colaboradores e para a imagem da empresa, a equipe de comunicação e endomarketing também pode se beneficiar ao realizar ações de endomarketing para a economia de água.
Isso porque o consumo de água é uma métrica que impacta diretamente no gasto financeiro da empresa, sem subjetividade, sem achismos.
Ao acompanhar o consumo de água antes e depois das campanhas de endomarketing para reduzir essa métrica, toda a economia alcançada será mérito da equipe responsável.
Para o time de Comunicação Interna, que muitas vezes enfrenta desafios para obter recursos para o departamento ou apoio da alta liderança, essa é uma boa oportunidade para enfatizar o valor da área.
1. Insira o consumo consciente na cultura da empresa
A premissa básica para promover a economia de água no ambiente corporativo está em inserir a sustentabilidade e práticas conscientes na cultura da empresa.
Um ambiente que educa, estimula e desenvolve seus projetos em torno de hábitos de sustentabilidade estão muito mais propícios a terem o engajamento dos colaboradores nas campanhas de consumo d’água.
Levante a bandeira da sustentabilidade no ambiente corporativo e boa parte do processo já estará feito.
2. Sinalize ambientes com orientações para o uso da água
Um lembrete nunca é demais. Por isso, sinalize os lugares (banheiros, refeitórios, bebedouros, etc) com placas de orientação sobre o uso consciente da água.
Abaixo selecionei algumas frases que exemplificam a aplicação.
3. Realize comunicados pontuais
Além das sinalizações permanentes para estimular o consumo consciente, faça comunicados pontuais para dar foco ao tema.
Pode ser através da distribuição de cartilhas informativas, envio de uma newsletter especial, uma publicação na rede social interna, cartazes para o jornal mural ou a exibição de vídeos na TV Corporativa, o qual falaremos mais adiante.
Todas essas opções fazem parte do nosso kit de materiais disponível no final deste artigo.
4. Organize palestras e treinamentos
Sinalizar a empresa e realizar comunicados constantemente é fundamental para que todos internalizem os conceitos e hábitos sobre a economia de água. Porém, realizar encontros presenciais ou online para abordar o tema é uma maneira muito efetiva para mobilizar os colaboradores à ação.
Nessas palestras e treinamentos, será possível comentar sobre as ações que a própria empresa está tomando para reduzir o consumo de água, além de demonstrar na prática diversos hábitos que as pessoas precisam incorporar em suas rotinas.
5. Não se limite apenas à economia de água no ambiente corporativo
Você já deve ter percebido que algumas pessoas quando estão fora de casa, ou quando os recursos são compartilhados, não se importam tanto em economizar.
Pode ser que isso aconteça porque a pessoa pensa que o seu gasto é muito pequeno para impactar no gasto total. Ou talvez pelo efeito manada, aquele comportamento psicológico em que a pessoa tende a repetir as ações de um grupo, principalmente quando há pessoas influentes neste grupo (uma boa razão para começar os treinamentos de economia de água com a liderança da empresa).
Assim, uma dica interessante é não focar apenas na economia de água no ambiente de trabalho e os impactos financeiros que isso gera para a empresa.
Ao invés disso, foque na mudança de comportamento da pessoa e na economia financeira que ela terá em casa. Foque também nos benefícios para a sociedade e para o planeta que utilizar esses recursos de maneira consciente gera.
Ao mostrar o impacto direto para a pessoa (em casa) e um propósito maior (sociedade e planeta terra), a incorporação desses novos hábitos em sua vida será mais fácil, tanto em casa quanto no trabalho.
6. Faça gincanas de educação sustentável entre os colaboradores
Ninguém nasce sabendo fazer as coisas certas, não é mesmo? E o ambiente corporativo reúne pessoas com as mais diversas níveis culturais e formações – temos desde as pessoas preocupadas com o meio ambiente até aquelas mais desatentas com o desperdício de água.
Uma forma de inserir a educação sustentável na empresa é promover gincanas entre os colaboradores para estimulá-los a ter hábitos e comportamentos mais sustentáveis.
No Hospital Albert Einstein em São Paulo, por exemplo, foi lançada uma campanha onde os funcionários que reduzissem a conta de água em casa em pelo menos 20% no ano, participariam do sorteio de tablets.
Legal né? Quando a educação já vem de casa, fica mais fácil de buscar a economia de água na empresa.
7. Estabeleça metas de redução de consumo
Toda empresa estabelece metas e métricas a serem alcançadas em um planejamento estratégico.
E para uma questão tão importante quanto a economia de água na empresa, assim como outros temas voltadas à sustentabilidade, isso não poderia ser diferente.
Você pode estabelecer uma meta de redução de consumo geral para a empresa, com sorteio de brindes caso a meta seja alcançada no final de um período.
Utilizando a TV Corporativa para Conscientizar sobre a Economia de Água
Dentre os vários canais de comunicação interna, a TV Corporativa é uma ótima opção para engajar os funcionários na economia de água. Isso porque essa ferramenta atrai o olhar e informa de forma constante – características fundamentais para impactar de maneira efetiva e mudar os hábitos dos colaboradores.
A solução de TV Corporativa da Progic possui um software para auxiliar a gestão do seu canal, com diversos recursos para facilitar a atualização e criação de seus conteúdos. Além de uma biblioteca com mais de 300 conteúdos prontos, como a editoria sobre economia de água, também há o Feed Colaborativo, recurso para que os colaboradores enviem conteúdos para serem exibidas nas telas.
Pensando em quem tem essa ferramenta como canal de comunicação, abaixo selecionamos algumas sugestões de como trabalhar a conscientização sobre economia de água na TV Corporativa.
Veja:
#Divulgue boas práticas e alertas sobre o uso de água
Uma das vantagens da TV Corporativa é que a informação não fica escondida em pastas da intranet ou em e-mails arquivados.
Diferente de outros canais, onde o colaborador precisa ter a iniciativa de ir atrás da informação, a TV Corporativa está ali com a informação em evidência, atraindo o olhar daquela pessoa que está passando pelo corredor, sentada na sala de espera ou fazendo seu lanche no refeitório.
Aproveite esses momentos e compartilhe curiosidades ou comunicados sobre atitudes que os colaboradores precisam ter para gerar a economia de água na empresa.
#Compartilhe exemplos
Incluir os colaboradores na comunicação interna, tanto como protagonistas das campanhas quanto como produtores de conteúdo, é uma forte tendência para as empresas gerarem engajamento.
Na TV Corporativa, inserir os colaboradores na programação é uma das melhores práticas para aumentar a audiência e o sucesso do canal, como mostrado na pesquisa “Tendênciasda TV Corporativa”.
Assim, insira templates onde as pessoas se vejam na TV. Para a economia de água nas empresas, você pode exibir colaboradores que tiveram atitudes exemplares para colaborar com a campanha, por exemplo.
#Promova a gamificação
A gamificação é uma estratégia usada para gerar engajamento dos colaboradores com ações e campanhas lançadas pela empresa.
Aproveite a TV Corporativa e lance gincanas na programação. Além de atrair a atenção, essa prática é uma forma de tornar o canal interativo e dinâmico.
Para que os colaboradores tenham consciência do consumo de água da empresa, crie um template que mostre o desenvolvimento da meta estipulada em relação à economia de água no ambiente corporativo.
Dependendo do budget da Comunicação Interna, você ainda pode premiar os funcionários que acertarem um quiz da TV Corporativa ou divulgar resultados de gincanas feitas pessoalmente, por exemplo.
Dando o Exemplo – 5 Mudanças para Promover a Economia de Água nas Empresas
Todas as ideias e ações de endomarketing apresentadas são ótimas iniciativas para promover a economia de água nas empresas. Porém, se a própria empresa não fizer na prática o que ela prega, seja em poupar água ou em qualquer outra questão, essas ações acabam perdendo credibilidade e, logo, a adesão dos colaboradores acaba sendo prejudicada.
Por isso, antes de qualquer ação de comunicação e endomarketing, a empresa precisa dar o exemplo, precisa mostrar que ela própria está engajada na causa.
Assim, baseado nos materiais do Sebrae e no acervo do Portal G1, reuni as melhores dicas e dados para a própria empresa mostrar o quão importante é a economia no consumo de água para os colaboradores.
Acompanhe:
1. Troque as torneiras tradicionais por torneiras temporizadoras
Nem todo mundo tem a consciência de desligar a torneira enquanto esfrega as mãos com sabonete ou escova os dentes, por exemplo.
Você sabia que ao escovar os dentes com a torneira ligada por 5 minutos, a média de consumo de água é de 12 litros? Ao fecharmos a torneira durante a escovação, 11,5 litros deixam de ser desperdiçados.
Uma forma ágil de administrar o consumo de água nesses casos é substituir as torneiras comuns por aquelas que vem com sistema de temporizador de saída de água.
A economia do consumo de água, segundo o Sindicato de Habitação de São Paulo (Secovi-SP) é de 25% a 75%.
A economia pode ser ainda maior se as torneiras forem instaladas com sistemas sensorial (aquele que só libera a saída de água quando as mãos estão próximas dos sensores da torneira), variando entre 35% a 80% de redução no consumo.
2. Instale nos banheiros descargas ecológicas
Quase um terço da água que consumimos em casa é usada na descarga.
Mas quando usado um sistema de acionamento duplo, esse consumo pode diminuir consideravelmente.
Esse mecanismo duplo funciona da seguinte maneira: a válvula de descarga passa a ter dois botões, onde um deles é usado para dar descarga parcial de 3 litros e outro botão para dar uma descarga total, de 6 litros.
A economia média de água usada nesse sistema chega à 35%.
Um case a ser compartilhado é o do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Em 2013, o museu instalou no prédio equipamentos de redução do consumo de água nos banheiros, reduzindo o consumo de água de 1.700m³ por mês, para 998 m³, uma economia de mais de 40%.
Uma outra opção é a instalação de mictórios nos banheiros masculinos. Esse modelo consome de 1,5 litro a 2 litros de água por acionamento da descarga para descarte de urina, gerando uma economia de 75% de água se comparado com o uso do vaso sanitário comum.
3. Aposte na captação pluvial e utilize água de reúso
Captar a água da chuva pode ser uma boa alternativa para promover um consumo sustentável da água na empresa. Essa água pode ser utilizada para limpeza, jardinagem, lavagem de carros e situações onde não há necessidade de usar água potável.
Por exemplo, o Hospital Bandeirantes em São Paulo implantou, em 2008, um sistema de reúso das chamadas águas cinzas, aquela originada a partir de processos domésticos, como água descartada do ar condicionado, da lavagem de louças e afins. A economia de água na empresa foi superior à 17%.
4. Faça a revisão constante das instalações
Uma prática que não deve ser deixada de lado é revisar aquilo que já está em funcionamento.
Um buraco de apenas dois milímetros em um cano desperdiça 96 mil litros de água potável por ano.
Por isso, garantir o pleno funcionamento das instalações também é uma forma de economia de água.
5. Repense as metodologias de higiene
Pequenas mudanças de hábitos podem resultar em grandes economias de água nas empresas.
Você já pensou em substituir a água pelo álcool em gel? E de trocar o uso da mangueira por um balde d’água? Limpar piso, banheiro, copa, tapetes e cortinas com máquina de vapor também é uma opção para economia.
Leia nesta matéria do Portal G1 dicas de como economizar água na hora da faxina. E nesta outra matéria aqui saiba como o uso de spray e rodo reduz o uso de água.
[KIT] Conscientização para a Economia de Água na Empresa
Agora que te dei várias dicas de como promover ações para economizar água na empresa, tenho um presente para você!
Abaixo disponibilizo um kit gratuito para que você possa iniciar uma campanha de economia de água na empresa. Faça o download do material e fique a vontade em customizar e aplicá-lo no ambiente corporativo onde trabalha.
Pequenas atitudes, fazem grande diferença quando o assunto é sustentabilidade. O planeta agradece!
O Kit é comporto por:
- Flyer A6 frente e verso com breve instruções para economia de água;
- Cartaz A3 com breves instruções para economia de água;
- Apresentação em PPT para você usar em workshop com colaboradores;
- Imagens para publicação nas Redes Sociais e Newsletter interna;
- Marca página sobre o tema;
- 5 modelos de placas de sinalização para impressão com orientações sobre o uso de água;
- Template estático para a TV Corporativa;
- Wallpaper para tela de computador sobre economia de água – X modelos de template de TV Corporativa para você inserir na sua programação.
Espero que tenha gostado deste artigo. Depois deixa nos comentários abaixo quais são as atitudes para economia de água que acontecem aí na sua empresa.
E se você quiser conhecer mais sobre a solução de Digital Signage e a Progic, peça uma demonstração gratuita no nosso software para TV Corporativa ou fale com uma de nossas consultoras.
Até a próxima!