Por Higor Lima

Comunicação Interna: A Nova Vantagem Competitiva no Enfrentamento das Dores

 

Talvez você ainda tenha dificuldades em mensurar o impacto da comunicação com os colaboradores na sua empresa. Porém, o fato é que, quando bem planejada e executada, a C.I. passa a ser fundamental e estratégica no ambiente corporativo – não só mantendo os funcionários informados, como também engajados com o trabalho, alinhados com os projetos e integrados entre si.

 

Segundo pesquisa do Project Management Institute, empresas que investem em comunicação com empregados possuem 54% mais assertividade nos projetos, comparado com empresas que pouco investem no setor.

 

Para uma boa comunicação interna, é imprescindível contar com canais que potencializem a prática, disseminem de forma democrática a informação e sejam escaláveis para os profissionais responsáveis pela sua execução.

 

E um passo importante para que os canais de comunicação sejam capazes de suprir as necessidades citadas acima, é a inclusão da transformação digital nos ambientes corporativos.

 

Além de modernizar os espaços físicos, a tecnologia é capaz de facilitar o modo de se conectar com as pessoas e tornar a comunicação mais ágil, dinâmica e atrativa!

 

Entre os canais dessa era tecnológica, vamos apresentar a TV Corporativa.

 

TV Corporativa da Involves com valores destacados com o branding da marca
TV Corporativa na empresa Involves.

 


 

Baseado nos dados da Pesquisa TV Corporativa Trends 2020, selecionamos as maiores dificuldades dentro da comunicação interna, de acordo com mais de 200 profissionais da área, e como a TV Corporativa auxilia nessas situações.

 

Neste artigo, vamos apresentar também casos reais de como os clientes Progic utilizam a TV Corporativa e o impacto que essa adesão ao canal gerou nas performances dos times. Ao final, você pode conferir o webinar que fizemos sobre o tema.

 

Boa leitura!

 

1. Conquistar o Engajamento dos Colaboradores

 

Segundo Pesquisa TV Corporativa Trends 2020, 44% dos profissionais responsáveis pela comunicação interna alegam que a maior dificuldade da área está em engajar colaboradores com as campanhas.

 

E, realmente, essa missão não é das mais fáceis – porém não o torna impossível!

 

A comunicação interna só conquistará de fato os funcionários se estiver falando sobre algo que eles tenham interesse em saber. E, se tratando de engajamento com canais, outros fatores precisam ser levados em consideração, como: linguagem, público-alvo, facilidade de acesso, assuntos de interesse e por aí vai…

 

Mas como a TV Corporativa pode despertar o interesse e engajar os colaboradores?

 

Além de ser um canal moderno e atrativo, a TV Corporativa remete muito com o aparelho que o colaborador tem em casa e usa para assistir seus programas favoritos.

 

Mas essa familiaridade não é a única vantagem. Com uma instalação em local apropriado (de grande circulação de pessoas e visível) e uma programação com abordagens de interesse em comum e atualizadas, a curiosidade do colaborador vai ser despertada, ele vai olhar para a TV e consumir o conteúdo que nela passa.

 

E quer uma dica de ouro? Monte uma programação humanizada, com editorias voltadas para pessoas, e constantemente atualizada. Assim, as pessoas sempre irão ter a curiosidade em saber o que está sendo veiculado no canal!

 

Uma sugestão é reservar 80% da grade para os conteúdos institucionais (empresa + pessoas) e 20% para os conteúdos externos estratégicos.

 

Leia mais sobre Dicas e Estratégias de Conteúdos para TV Corporativa:

 

Como 6 Grandes Marcas Enfrentam as Dores de Comunicação com a TV Corporativa

 

Para Inspirar – Case TV Corporativa para Engajamento

 

Em 2019, a rede hoteleira GJP procurou a Progic com a missão de engajar mais de 1700 colaboradores, espalhados em mais de 10 unidades pelo Brasil através da TV Corporativa. O objetivo era lançar a campanha “Copa GJP”, uma estratégia de gamificação que ranqueava as unidades de melhores performances.

 

Murilo Domingues, na época Gerente de RH Corporativo da GJP, contou que o sucesso da campanha só foi possível porque a TV Corporativa da Progic possibilitava:

 

  • Que sua equipe pudesse criar facilmente um layout dentro do software de gestão da TV Corporativa para inserir um novo template na programação;
  • Realizar atualizações diárias das performances em poucos clicks dentro do software;
  • Distribuir a informação de modo remoto, fazendo com que todas as unidades espalhadas pelo Brasil já estivessem com o ranking atualizado de desempenho das equipes passando nas telas em poucos minutos.

 

 

“A TV foi um divisor de águas na comunicação do que é relevante para nós. Pois isso tem a ver com motivação e atingimento de metas. A Copa atingiu resultados mais positivos em função do trabalho das pessoas que começou a aparecer de forma mais destacada na TV Corporativa.”, conta Murilo.

 

 

 

2. Alcançar Todos os Colaboradores

 

Levar informação para todos da empresa certamente é outro grande desafio dos comunicadores. Afinal, como chegar até o colaborador que trabalha em ambiente de fábrica, por exemplo, desconectado de celulares ou computadores?

 

Com a TV Corporativa instada em locais estratégicos na empresa, é possível tornar a informação mais acessível, sem barreiras de acesso, como a necessidade de acesso à internet ou intranet da empresa, ou um e-mail corporativo.

 

Além disso, a informação estará exposta constantemente, sem precisar de nenhuma ação por parte dos colaboradores para encontrá-la.

 

Mas, independente do canal utilizado, lembre-se que quando todos da empresa são devidamente informados, problemas maiores (como rádio corredor, fake news, anseios etc.) são evitados.

 

Para Inspirar – Case TV Corporativa para Alcance da Comunicação

 

A Casa do Lojista é uma das maiores redes de varejo, localizada na Grande São Paulo. Com mais de 500 funcionários alocados nas cinco unidades pelo estado, o desafio dos profissionais responsáveis pela C.I. era fazer com que a comunicação se tornasse efetiva dentro da empresa.

 

Antes eles usavam quadro de avisos, conhecidos também como murais impressos, mas eles já não chamavam a atenção dos colaboradores e gerava uma mão de obra a mais para serem atualizados. A solução foi modernizar o canal de comunicação, com a TV Corporativa.

 

 

“Pensamos, em certo momento, em desenvolver um aplicativo para conversar com nossos colaboradores, mas muitos deles ficam sem o celular na hora do trabalho. Decidimos apostar na TV Corporativa e deu super certo, o resultado foi muito rápido e todas as vezes que precisamos comunicar, tivemos a efetividade na mensagem”, conta Mayara.

 

TV Corporativa da Casa do Lojista

 

TV Corporativa da Casa do Lojista.

 


 

3. Aproximar a Liderança e Integrar Equipes

 

Uma das premissas para a boa performance está baseada nos relacionamentos.

 

Isso significa que equipes trabalham melhor quando estão integradas, guiadas por um único objetivo e lideradas por pessoas que, apesar de estarem em um nível hierárquico acima, são vistas como uma figura ao lado de seu time para solucionar problemas e comemorar vitórias.

 

Saul Faingaus Bekin, referência quando o assunto é endomarketing, evidencia que o papel do líder dentro de uma organização inclui cada vez mais desafios relacionados à comunicação, uma vez que está em suas mãos passar aos colaboradores a visão da empresa, estimular a criatividade, direcionar a informação e ser um facilitador de relacionamentos.

 

Mas como quebrar com essas paredes da hierarquia corporativa? A solução está na adesão de um canal de comunicação democrático, como a TV Corporativa – que informa a todos, direciona a comunicação da alta cúpula aos demais da empresa e serve de espaço para que qualquer funcionário possa participar da construção de conteúdo!

 

Para Inspirar – Case TV Corporativa para Integrar Equipes

 

Com mais de 7 mil funcionários, alocados entre prédio administrativo, cinco unidades fabris (incluindo uma em Miami – EUA) e sete centros de distribuição, o Grupo Pandurata – detentora das marcas Bauducco, Visconti e Tommy, apostou na TV Corporativa como canal de comunicação interna.

 

Acompanhando o ritmo frenético de um ambiente de fábrica, que funciona 4 horas por dia, 7 dias na semana, o novo canal de C.I. precisava ser:

 

  • ágil na distribuição das informações;
  • atingisse o maior número de pessoas, independente do horário de trabalho;
  • apelo visual e adesão por parte do público;
  • participação dos colaboradores na construção do canal.

 

Como 6 Grandes Marcas Enfrentam as Dores de Comunicação com a TV Corporativa

 

“Com a TV Corporativa alinhamos a comunicação para todos os funcionários. Antes, apenas os funcionários que possuíam e-mails ficavam informados dos acontecimentos e novidades.”, comenta Leandro Gomes, Gerente de RH do grupo Pandurata.

 

.

 

Com 25 telas instaladas em locais estratégicos, a TV Corporativa passou a ser um canal que, além de informar, proporcionou a aproximação das lideranças com o chão de fábrica e integrou as pessoas, através da participação direta dos colaboradores na construção da programação da TV.

 

“Entendemos que os funcionários precisam se ver e se reconhecer na TV, por isso, damos vozes para que eles sejam mais participativos e colaborativos, utilizando a ferramenta para além de se informarem.”, completa Leandro.

 

TV Corporativa da Bauducco

 

TV Corporativa do Grupo Pandurata.

 


 

4. Mostrar Valor Estratégico da Área de C.I.

 

Uma comunicação interna capaz de transformar pensamentos e gerar lucro para a empresa envolve colocar à disposição de todos as informações estratégicas, que aprimoram a cultura organizacional, moldam o comportamento e fornecem uma visão holística do negócio aos colaboradores.

 

Algumas práticas de gestão exemplificam muito bem isso: gestão à vista, horizontal, de transparência etc.

 

E a TV Corporativa é uma ótima ferramenta para isso, porque coloca em evidência informações táticas para a organização e a disposição de todos, potencializando as performances de equipes e o alinhamento das pessoas com um objetivo em comum.

 

Para Inspirar – Case TV Corporativa para Valor Estratégico da C.I.

 

Em 2017, o Neon Pagamentos encontrou na TV Corporativa a oportunidade de fortalecer ainda mais a cultura de inovação dentro da empresa, potencializada através da transparência de sua comunicação.

 

Com 16 telas instaladas pelos departamentos e espaços de convívio em comum, a Neon construiu uma programação de TV focada em gráficos sobre o negócio.

 

“Nosso ambiente de trabalho é extremamente colaborativo e transparente e precisávamos de um canal alinhado à esta cultura. Com a TV Corporativa, exibindo nossos gráficos e dashboards, todos conseguem ver as metas de cada um e acompanhar o andamento de todo mundo”, detalha Lara Mengatti, Analista de RP na Neon.

 

Como é muito importante manter todos os colaboradores bem informados sobre os projetos em andamento e a performance dos times, a solução da Progic foi escolhida por eles por apresentar recursos que possibilitam a automação na exibição dos dados.

 

Matheus Ferreira Gonçalves, engenheiro de dados da Neon, comenta que eles utilizam o recurso de Screen Capture da Progic, um facilitador para que as TV’s tenham os gráficos atualizados automaticamente.

 

lara-neon-pagamentos-imagem

 

“Quando a comunicação está repleta com conteúdos estratégicos– que se refere à negócio, cultura, pessoas, objetivos, estratégias e resultados, a autonomia dos colaboradores aumenta e serve como guia para melhorar o desempenho de suas atividades.”, finaliza Lara.

 

Confira o caso de sucesso da Neon Pagamentos:

https://youtu.be/ioWktc8KHUM

5. Equipe Enxuta para o Volume de Trabalho

Dos participantes da Pesquisa TV Corporativa Trends 2020, 30% responderam que um dos maiores desafios da Comunicação Interna é ter uma equipe enxuta para o volume alto de trabalho. E esse número sobe para 36% quando é analisado apenas empresas de grande porte (acima de mil funcionários).

A solução para esse tipo de situação é contar com a participação de pessoas chaves dentro da empresa para serem agentes comunicadores- até porque uma comunicação interna eficiente é aquela feita com a colaboração de todos.

Contar com a participação de colaboradores na construção de conteúdo, adesão à campanhas, disseminadores de informações, correspondentes de determinado grupo/departamento são algumas atitudes usadas por comunicadores para driblar esse problema de equipe reduzida.

Com a TV Corporativa, a aplicação desses exemplos citados fica ainda mais fáceis. Isso porque a solução Progic conta com uma série de recursos pensadas em facilitar o processo de construção da comunicação interna.

São eles:

Feed Colaborativo: todos poderão enviar conteúdos para serem publicados nas telas após a aprovação dos gestores do canal.

Integração: Conecte a TV Corporativa com seus sistemas favoritos e exiba dashboards e informações automaticamente.

Biblioteca Progic: Mais de 300 conteúdos de TV Corporativa prontos e personalizáveis para serem inseridos na sua programação.

Implantação de Canal: uma consultoria exclusiva com profissionais especialistas em TV Corporativa que irão analisar o cenário da sua empresa para auxiliá-lo a atingir seus objetivos, gerar resultados e garantir o sucesso do canal, construindo-o junto com você.

Para Inspirar – Case TV Corporativa para Equipes Enxutas

Ao longo dos mais de 10 anos de presença no mercado, a Progic ajudou centenas de empresas a potencializarem sua comunicação interna com a TV Corporativa.

Entre os serviços ofertados, um que tem se destacado e recebendo um índice altíssimo de aprovação dos clientes é a Implantação de Canal.

Em 2020, a ElringKlinger, fabricante de autopeças, contou com a ajuda da Progic para a construção do novo canal de comunicação da empresa.

Após um processo de estudo de cenário, planejamento editorial e identidade visual, além do treinamento da equipe, a EKomunica na TV estreou após 28 dias do início do projeto.

Como 6 Grandes Marcas Enfrentam as Dores de Comunicação com a TV Corporativa

“A chegada da TV foi um grande passo na nossa comunicação com nossos colaboradores. Vínhamos de um mural físico nada chamativo e com poucas informações e hoje temos a TV em diversas áreas da empresa, com diversos assuntos abordados de uma forma chamativa, clara e objetiva.”, comenta Letícia Fernandes, Analista de RH na ElringKlinger.

TV Corporativa da ElringKlinger

Lançamento da TV Corporativa da Elringklinger, com a palavra do presidente.


6. Fortalecer a Cultura Corporativa

Uma das principais funções da cultura corporativa é guiar as atitudes, alinhar os colaboradores aos objetivos, promover valores em comum e proporcionar experiências únicas para eles.

Mas de nada adianta uma cultura estruturada se ela não é passada aos demais. Quando a comunicação interna trabalha baseada na cultura, o verdadeiro “vestir a camisa” é vivido pelos colaboradores, e a sensação de pertencimento com a empresa aumenta.

Leia mais em: A Importância da Comunicação Interna para a Cultura Organizacional

A TV Corporativa, nesse momento, entra como um canal disseminador das informações e instrumento de ações que possam traduzir os valores da empresa – como reconhecimento, transparência, bem-estar, desenvolvimento profissional e profissional e por aí vai…

Para Inspirar – Case TV Corporativa para Cultura Corporativa

Você sabia que o Grupo Alelo está entre as três melhores Empresas de Benefícios do brasil, segundo o Guia VOCÊ S/A das 150 Melhores Empresas para Trabalhar?!

Isso se dá porque a empresa apresenta uma cultura corporativa humanizada, focada no bem-estar dos colaboradores e trabalhada através da comunicação transparente, campanhas de reconhecimento e valorização do indivíduo.

Confira um trecho da matéria:

“O que também os motiva a entregar mais do que o esperado é a exposição pública — a empresa tem como premissa escancarar as realizações dos funcionários. Quem recebe prêmios do Mandou Bem e do Atitude Alelo, por exemplo, ganha destaque na TV corporativa. A companhia realiza dois eventos por ano para revelar promoções e aumentos de salário.”

De acordo com Nathália Machado, Gerente de RH na Alelo, “a cultura da Alelo é uma cultura bem transparente […] então para o colaborador saber de fato qual a participação dele dentro dos negócios e das metas da empresa a gente precisa garantir que a comunicação interna seja constante e que as informações cheguem para ele”.

E a TV Corporativa nesse processo passa a ser estratégica, porque é um canal que transmite a comunicação na mesma velocidade e agilidade das informações no mundo.

TV Corporativa da Alelo

TV Corporativa da Alelo.


Quer conhecer mais a fundo essas histórias de sucesso?

A Progic participou do Peopletech Summit 2020, realizado pela ACATE, onde nosso Sócio Diretor, Rodrigo Cabral, apresentou mais como nossos clientes estão enfrentando os principais dores da Comunicação Interna. Confira o webinar completo no link abaixo:

Webinar: Como grande marcas estão enfrentando as dores de comunicação interna com a TV Corporativa

Saiba mais sobre TV Corporativa e a forma com que esse canal pode potencializar as performances na sua empresa. Visite nosso site e converse com nossas consultoras e consultores.

 

Endomarketing.tv Favicon

Conheça a Progic

TV Corporativa Progic - Visite nosso site

Materiais Gratuitos

Kits de Endomarketing - Download Gratuito
Ebooks - Download Gratuito
Ferramentas - Download Gratuito

Em Destaque

Calendário de CI 2024
Ebook - 99 Ideias de Conteúdos para a TV Corporativa

Receba as novidades

Inscreva-se em nossa Newsletter

Tudo Sobre:

Ouça o Progicast

Progicast

Nos Acompanhe

Telegram

Escrito por Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.
5 1 Votar
Gostou deste artigo?
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários