Conteúdos

Faça de 2019 um Ano Melhor – 20 Dicas para Começar o Ano Bem!Tempo de Leitura: 5 minutos

Escrito por Cleide Cavalcante

Qual é o futuro que você idealiza para 2019? A realização de objetivos bem definidos; a superação deles; a conquista do improvável?

Todo réveillon é sempre igual: tudo o que desejamos naquele emblemático momento em que os ponteiros se encontram é que o ano que começa seja muito melhor do que aquele que está indo embora, independentemente de como tenha sido o “ano velho”. Mas não basta desejar, é necessário ter atitude, perseverar e não desviar do foco.

Então, mãos à obra! Faça cada um dos seus dias melhor que o anterior. Transforme a sua realidade e construa um lugar incrível para viver. Aqui está a minha contribuição para começar o ano bem. Espero que ajude!

Boa leitura e um 2019 surpreendente para todos!

Finalize tarefas

dicas de como começar bem o anoPessoas que fracassam costumam deixar o trabalho para ser feito sempre “mais para frente”. Resolva as pendências do ano que acabou o mais rápido possível. E não perca de vista que todas as tarefas – das mais simples às mais complexas – devem ter começo, meio e fim!

Mantenha tudo organizado!

Mesa e gavetas em ordem. Quando temos o ambiente de trabalho organizado, a sensação de bem-estar é muito maior e isso faz com que as ideias fluam com mais facilidade.

Limpe a caixa de e-mail

Importantíssimo: organize seus e-mails em pastas. Faça uma varredura em todas as entradas e exclua o que não é mais necessário.

Deixe o que é ruim no passado

Liste os maiores problemas que enfrentou em 2018. Pessoas desagradáveis ou situações de conflito devem apenas servir de referência para o que não queremos ou não devemos levar em frente.

Preserve o que é bom

Certamente, todos temos pessoas que nos fazem bem, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Faça uma lista de todas elas. E mantenha contato constante. De preferência, diga a elas como são importantes para você.

Leia bons livros

dicas de como começar bem o anoQuantos livros você leu em 2018? Trace a meta de manter este número ou, sendo mais ousado, dobrá-lo. Conhecimento não ocupa espaço e amplia a mente para novas e necessárias conexões em todos os aspectos da vida.

Que tal um desafio de ler 1 livro por mês?

Recicle seu conhecimento

Qual foi a última vez que você fez um curso de especialização? Sempre é hora de agregar novos conhecimentos. Um curso de dias ou uma nova graduação… Tudo vale. Só não vale parar no tempo!

Defina metas e objetivos

dicas de como começar bem o anoReflita sobre as conquistas no ano de 2018. Agora, liste as que pretende alcançar nos próximos 365 dias. Mantenha o foco nelas e trabalhe duro. Ter objetivos – de longo, médio e curto prazos – é essencial para a sua evolução pessoal e profissional. Relacione cada passo que imagina ser necessário para alcançá-los. O sucesso precisa de um norte para chegar.

Comemore e agradeça

Adote como conduta os rituais de celebração e agradecimento. A cada vitória, uma comemoração. E você pode fazer isso tanto para conquistas pessoais quanto profissionais, com o seu time de trabalho. Comemorar inspira novas conquistas. Ser grato reverbera boas energias.

Respire!

dicas de como começar bem o anoAdote como hábito pausas curtas para “respirar”. Faça isso em qualquer momento do dia. Que tal alguns minutinhos no horário de almoço? Conecte-se com a natureza, esvazie a mente e relaxe por instantes. Isso irá ajudá-lo a “descarregar” e a colocar as ideias em ordem durante a jornada de trabalho.

Compartilhe para somar

Quanto mais compartilharmos o conhecimento, melhor. No Linkedin, há muitos profissionais que produzem artigos bem interessantes em todas as áreas. Siga-os, troque ideias e amplie o seu network.

Encontre seus amigos

dicas de como começar bem o anoPrograme-se para happy hours com amigos com mais frequência. Quem sabe, uma vez por semana? É saudável e renova as energias. Aproveite para fazer novas amizades.

Olhe para você

Reveja seus hábitos de vida. Adote a prática frequente de alguma atividade física dentro dos seus limites e condições. Exercitar o corpo é equilibrar a saúde e a mente.

Melhore sua alimentação

dicas de como começar bem o anoQue tal tirar aquele propósito de seguir uma alimentação saudável do papel? Alimentar-se bem não significa “fazer dieta”. Significa ingerir os alimentos corretos e mais saudáveis para a sua “máquina” funcionar com potência total!

Reflita sobre a felicidade

Avalie o que te motiva, o que te faz feliz. Procure estabelecer uma rotina que te garanta constantes momentos de satisfação ao longo do ano. Em períodos mais tensos, isso ajuda muito.

Faça muitas fotos!

dicas de como começar bem o anoAs fotos ajudarão a ter um resumo dos momentos mais importantes de 2019. Ao final do ano, você poderá fazer, por exemplo, um artigo e publicá-lo nas suas redes sociais, compartilhando com os amigos os bons momentos e experiências do ano que passou.

Inspire-se nos melhores

Faça uma lista de pessoas que considera bem-sucedidas. Ao escrever cada nome, mentalize o que considera ser o caminho de sucesso de cada uma delas. Veja o que pode absorver para a sua conduta de vida. Inspirar-se nos melhores é uma boa receita para o seu crescimento também!

Faça um diário profissional

dicas de como começar bem o anoRegistre seus dias e semanas num diário. Apenas tópicos do que foi importante, como projetos lançados e/ou finalizados, grandes reuniões, metas alcançadas etc. Assim, no final do ano, terá uma retrospectiva pessoal bem interessante.

O nosso Calendário de Comunicação Interna e Endomarketing também pode ajudá-lo.

Desenvolva novas habilidades

Exercite a mente fazendo coisas completamente novas. Por exemplo, um curso de crochê ou mecânica para automóveis, um workshop sobre inteligência emocional, panificação, pintura etc. Adquirir conhecimentos que fogem de nossa rotina é uma excelente forma de exercitar os neurônios, conhecer novas pessoas e enxergar outras possibilidades.

Cultive valores

Pode ser num vasinho sobre a mesa de trabalho ou no quintal de casa. O tamanho, não importa. Apenas a intenção. Cada plantinha ou flor pode ser batizada com um valor e/ou característica que você deseja fortalecer em 2019. Por exemplo, uma margarida pode representar a alegria; um bambuzinho, a força e a flexibilidade. O importante é plantar, cultivar e ver florescer.

Sobre o autor

Cleide Cavalcante

Gerente de Comunicação e TV Corporativa, há 11 anos mudou o rumo da carreria para trabalhar com o que mais gosta: tecnologia, inovação e comunicação digital. Ao longo deste tempo, foram mais de 150 canais de TV Corporativos implantados com sucesso. E, entre um job e outro, a vida flui intensamente em meio a livros, à natureza e aos pets de estimação.

Deixe um comentário

avatar