Por Cleide Cavalcante
Estamos vivendo uma situação sem precedentes no mundo. O novo coronavírus gerou a necessidade de tomarmos medidas extremas para conter o avanço da doença e também um possível colapso em nosso sistema de saúde pública. O momento é de ressignificar a forma como vivemos e nos relacionamos em sociedade e, claro, como trabalhamos.
Medidas de prevenção, isolamento social, home office, escala de trabalho modificada ou reduzida, ansiedade dos colaboradores. São muitos os novos desafios para todos nós. As empresas precisam assegurar a continuidade de seus negócios em tempos de lockdown da economia. Os funcionários têm suas rotinas alteradas e ficam receosos a respeito de seus empregos. É um momento importante de adaptação e cada um fazendo a sua parte, certamente, ficará mais leve para todos superar esta fase.
Estamos em uma fase delicada e, apesar de não ter receita de bolo pronta sobre como lidar com isso – há sempre diversas variáveis particulares de cada organização, como cultura, segmento, cenário, etc –, as empresas precisam enfrentar esta situação da mesma forma que lidam com outras crises: com uma comunicação rápida, transparente e efetiva.
É quando a importância da Comunicação Interna fica mais evidente. É ela que levará a todos o posicionamento da empresa em relação ao cenário atual, mantendo também todos alinhados no sentido do que precisa ser feito para passar por esta etapa da melhor maneira possível.
Porém, os desafios são inúmeros neste momento. Precisamos alcançar todos nossos colaboradores, de forma planejada, alinhada às decisões da diretoria, correndo contra o tempo, em meio a fake news e uma quantidade enorme de ruídos vindos de diversos lugares.
Assim, pensando em auxiliar nossos leitores, pedimos depoimentos de nossos clientes para entender como eles estão lidando com esta situação na Comunicação Interna e como estão utilizando a TV Corporativa em tempos de pandemia mundial.
Espero que este benchmark auxilie em seu trabalho neste momento de crise e, em especial, no planejamento de uso de canais de comunicação. Aproveite as dicas!
Coronavírus: como nossos clientes estão se comunicando com seus colaboradores?
Confira depoimentos de comunicadores de empresas de todos os portes e segmentos:
Multinacional com mais de 50 mil funcionários, a WestRock acredita em “inovação fora da caixa” e que seu papel é agregar valor nas demandas de solução de embalagem.
A Cynthia Wolgien, Diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da WestRock, enviou seu depoimento em vídeo para explicar o que a empresa está fazendo para lidar com o desafio do coronavírus. Confira:
Cynthia Wolgien, Diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade.
No mercado desde 2003, a Alelo é uma empresa 100% brasileira, especializada em produtos e serviços para empresas e estabelecimentos comerciais. Entre eles, estão os cartões-benefício – Alelo Refeição, Alelo Alimentação, Alelo Natal, Alelo Mobilidade, Alelo Multibeneficios e Alelo Cultura; as ferramentas de gestão corporativa – Alelo Gestão de VT e Alelo Frota; e os cartões pré-pagos – Alelo Despesas, Alelo Pagamentos e Alelo Premiação. Possui atualmente mais de 700 funcionários.
“Nesse momento, estamos trabalhando 100% home office e, por isso, não estamos utilizando a TV. Sobre as comunicações, estamos nos comunicando por WhatsApp, Teams e e-mails. Fizemos uma peça que vamos dar dicas de home office e cuidado com o corpo, saúde e família. Alguns gestores estão até fazendo “cafés virtuais”, no final de algumas tardes, por exemplo, para não perderem o “humano” nas relações. Obrigada e muito boa sorte nesse momento!! Contem com a gente!!”
Heloisa Feliciano da Silva, Estagiária de Comunicação.
Empresa Alemã fundada em 1921, veio para o Brasil em 1981. Possui mais de 4 mil colaboradores, presente em 68 países, provê soluções em sensoriamento, identificação e rede para automação industrial.
“Estamos usando, sim, a ferramenta da TV Corporativa. Usei de inspiração alguns conteúdos da Progic, porém fizemos dentro de nosso padrão de layout. Além disso, estamos usando muito o e-mail marketing e o Whatsapp, até pelo fato que boa parte do time já está de home office. Estamos divulgando basicamente as ações de prevenção e cuidados. E, essa semana, iniciaremos algo mais motivacional, para que haja mensagens positivas também no meio desse caos, que espero ser passageiro. Cuidem-se!”
Géssika Anholon, Analista de Marketing Comunicação.
Com mais de 25 anos no mercado, tendo como foco o mercado de vendas por atacado de materiais de construção, a Casa do Lojista possui mais de 520 funcionários em suas cinco unidades no Estado de São Paulo.
“Compartilhando um pouco de nossa estratégia: todo o Grupo está trabalhando em medidas preventivas. Usamos a TV para veicular vídeos de cuidados (prevenção), informativo das ações que o Grupo está realizando, como redução no tempo de trabalho em algumas unidades, e reforçando a segurança da saúde do colaborador. Estamos trabalhando também com um app de dicas sobre o coronavírus feito pelo SUS.”
Mayara Manzano, Analista de comunicação na Casa do Lojista Atacadista.
Com sede na Serra, região da Grande Vitória, a Cedisa há mais de 40 anos transforma aço em soluções, fabricando e comercializando nacionalmente uma ampla gama de produtos metálicos.
“Aqui, na Cedisa, criamos uma editoria própria para o coronavírus; arte nossa mesmo. Estamos divulgando diariamente notícias sobre a atual situação, cuidados e definições da empresa para nossa Matriz e Filiais, visto que atualmente temos quase 20 televisões na empresa. Além da TV, também estamos utilizando material impresso, espalhado pelos locais com maior movimento da Cedisa. Alguns de nossos colaboradores (maior parte do industrial) não tem acesso a e-mail ou à TV (não podemos colocar dentro da fábrica, para que não tenha distração). Então, mesmo que a TV não os atinja da melhor forma, o material impresso consegue. Além de práticas dentro da empresa, também montamos um manual de como se cuidar ao chegar em casa.”
Karen Motta, Analista de Marketing.
Holding criada em 2015, com o objetivo de consolidar resultados e viabilizar o crescimento das empresas do Grupo EloPar: Alelo, Cartão Elo, Banco Ibi, Livelo, Digio, Movera e Veloe.
“Na EloPar, estamos 100% de home office, mas, antes disso, utilizamos muito bem as TVs Corporativas para comunicados habituais e também sobre o coronavírus. O uso das TVs nos propicia um alcance rápido e eficiente aos nossos colaboradores. Utilizamos bastante o canal para este tipo de notícia.”
Ian Ferreira, Analista de Comunicação Pleno.
A ElringKlinger é um grupo alemão que possui mais de 10 mil colaboradores, em 45 países ao redor do mundo. O grupo fornece componentes para o mercado automobilístico para praticamente todas as fabricantes de carros e motores do planeta.
“A TV corporativa em nossa empresa está nos ajudando muito para tranquilizar e informar os colaboradores. Estamos tomando diversas medidas e, diariamente, divulgamos todas elas por meio da TV. A comunicação com a TV é muito mais atrativa que um banner, por exemplo, ou um simples mural. Com a TV, todas as informações estão chegando a todos, de forma bem chamativa, clara e objetiva. Iremos intensificar a comunicação do novo coronavírus, com dicas e afins.”
Letícia Fernandes, Assistente de RH.
A Tembici tem soluções em bicicletas compartilhadas para espaços públicos e privados – residenciais e corporativos – em diversas cidades pelo Brasil e América latina.
“Por aqui, nós instruímos nossos colaboradores que tem a possibilidade de trabalhar remotamente – independente da localidade ou função – que fiquem de casa até que essa situação de crise se amenize. Em paralelo, para aqueles que não tem como se ausentar dos galpões ou do trabalho nas ruas, reforçamos as rotinas de limpeza e os cuidados com a higienização individual, bem como dos espaços compartilhados, para evitar o contágio. A comunicação com esse público tem sido direta, usando a figura do supervisor ou liderança direta como porta-voz da visão oficial da empresa. Nesse sentido, não temos utilizado as televisões para mensagens sobre a covid-19.”
Vitória Vaccari, Analista de Cultura e Comunicação.
Materiais para a Comunicação Interna sobre o Coronavírus
Este pode ser um momento difícil para nossos colaboradores presenciais. Por isso, eles precisam de atenção e de comunicação rápida, além de orientações para manterem a própria segurança. A comunicação interna é a chave para alcançarmos estes objetivos.
Para ajudá-los nisso, a nosso time de jornalistas e designers estão focados na produção de conteúdos para ajudá-los a manter seus times informados, engajados e seguros.
Além dos conteúdos de TV Corporativa para nossos clientes, já disponibilizamos um Kit completo de peças para a Comunicação Interna sobre o coronavírus. Você pode acessá-lo diretamente pelo link abaixo:
Além disso, fizemos um artigo sobre “Saúde Mental dos Colaboradores em Tempos de Isolamento“, para nos atentarmos ao bem-estar psicológico neste período desafiador. O artigo também conta com um conjunto de materiais de endomarketing com a campanha #Desafio Quarentena do Bem!
Preparamos também um podcast sobre o Coronavírus e o Papel da Comunicação Interna na Prevenção da Doença, com a médica Dr. Laura de Almeida Lanzoni e a coordenadora de marketing de conteúdo e assessoria de imprensa da Involves, Francine Athaide Cardore. Confira:
E para as empresas que estão em regime de home office, uma sugestão é o nosso podcast sobre gestão e engajamento de equipes remotas, com a profissional Aline Ranalli, da Softplan:
Espero que tenha gostado dos depoimentos de nossos clientes e dos conteúdos sobre o coronavírus. Continuaremos trabalhando para ajudar nossos clientes e toda a comunidade de RH e CI a superar este desafio. Um abraço!
Não esqueça de compartilhar nas redes sociais nos marcando com as ações realizadas aí na sua empresa e nos acompanhe no Instagram, LinkedIn ou Telegram!
E se você busca uma Plataforma Multicanal de Comunicação Interna Completa para potencializar as suas campanhas, deixo aqui o convite para você conhecer a solução Progic e conversar com nossos especialistas.