Comunicação Interna Conteúdos Endomarketing

Cultura Colorida nas Empresas – Como ter um Ambiente Engajador?Tempo de Leitura: 5 minutos

cultura colorida
Escrito por Higor Lima

Está sem tempo ou prefere ouvir o artigo? Experimente o player abaixo:


O cenário atual do mercado de trabalho vem sendo marcado por formas inovadoras de gestão de pessoas. Cada vez mais as empresas não só oferecem salários altos na carteira profissional e outros benefícios financeiros, como também levam em consideração o ambiente de trabalho para proporcionar incentivos aos colaboradores.

Se antes a tendência era almejar um escritório particular dentro da empresa, hoje esse conceito caiu de linha e o desejo do colaborador está em alcançar autonomia dentro da empresa através de um ambiente menos hierárquico e mais flexível com suas necessidades.

Neste texto vamos falar um pouco das empresas que adotaram esse novo formato de gestão, inspirado na rotina de grandes corporações da Geração Y.

Boa leitura.

Cultura Colorida: Empresas nos moldes da Google

Em 2010, a Google foi a primeira colocada no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar em TI e Telecom por mesclar diversão e trabalho em um ambiente descontraído, fugindo dos escritórios padrões.

Esse modelo pouco convencional estimulou várias outras empresas de menor porte a adotarem uma cultura colorida, com o objetivo de impactar as pessoas em diversas áreas de sua vida para motivá-las e promover a felicidade no trabalho.

Com ambientes multiúso, espaçosos e descontraídos, os moldes dessa cultura colorida levam em consideração um espaço motivacional, de layout aberto, estimulando a integração entre os colaboradores e quebrando barreiras hierárquicas.

cultura colorida nas empresas

A Acesso Digital, grupo brasileiro de digitalização de arquivos, é um ótimo case de empresa com cultura colorida. Ocupando o 13° lugar no ranking de Melhores Empresas para Trabalhar da América Latina, em 2012, a empresa desenvolveu 17 programas dirigidos aos seus 102 funcionários, sem levar em conta as distinções de cargos e funções.

Entre os benefícios, estão manicure semanal para mulheres, corridas de kart para os homens, orientação nutricional, atividade física orientada, café da manhã, sala de lazer com videogame e cinemateca, além de cursos de inglês e intercâmbio.

Essa liberdade estimula o sentimento de pertencimento do colaborador, aumenta a qualidade da entrega ao trabalho e de quebra leva o colaborador a desenvolver soluções e produtos inovadores para o mercado.

A revista estrangeira Inc. lançou um artigo com depoimentos de funcionários da Google relatando como era a experiência de trabalhar na melhor empresa do mundo. Baseado nessa matéria, preparamos uma lista de boas práticas que acontecem na Google e que podem ser aplicáveis à sua empresa, acompanhe:

#1 Compartilhe Conhecimento

Um ambiente de trabalho reúne pessoas com diversas bagagens culturais e profissionais. Compartilhar essas experiências dos colaboradores através de workshops é uma ótima forma de agregar valor no espaço de trabalho e enriquecer os conhecimentos da equipe.

#2 Proporcione Recompensas Experimentais

Fugir da rotina é sempre uma boa opção para espairecer a mente.

Oferecer um breakfast em intervalos estratégicos, promover dinâmicas de integração, ter vale massagem ou até mesmo liberar os pets para visitarem o local de trabalho são ações promovidas pela Google e que podem ser escaláveis na sua empresa. Esses mimos conquistam a simpatia dos funcionários e de quebra estimula o engajamento das equipes.

#3 Incentive a Leitura

Um googler contou que quando entrou na empresa foi autorizado a escolher três de uma seleção de livros como presente.

Ter um acervo de títulos na sua empresa ou até mesmo presentear colaboradores com livros é uma excelente forma de incentivar seu colaborador a continuar aprendendo.

#4 Ofereça Suporte

Na Google eles tem especialistas técnicos disponíveis 24h por dia para auxiliar os funcionários a fazerem seu trabalho. Mesmo que sua empresa não seja de TI, ter uma pessoa responsável para ajudar na manutenção do dia a dia melhora a qualidade do ambiente corporativo

#5 Desenvolva Carreiras

Quem faz a empresa acontecer são as pessoas, então nada mais justo que investir em seus colaboradores para que seu produto/serviço seja impactado.

#6 Estimule a Criatividade

Na Google eles seguem a regra 80/20, em que os googlers dedicam 80% do seu tempo ao trabalho principal e 20% do tempo trabalhando em projetos que eles acreditam que irão ajudar a empresa.

Empresa Colorida x Funcionários Engajados

O problema de crescer com uma empresa e desenvolver uma cultura colorida é que nem sempre os formatos que funcionam para alguns vão funcionar para você.

Vale lembrar que os resultados alcançados no case da Acesso Digital citado acima só são possíveis porque a empresa tem um plano de negócio bem estruturado, com um produto que tem ganho de escala e resultados controlados por meio de metas.

Outro ponto para ser levado em conta é avaliar se os espaços de fato serão usados ou os investimentos serão apenas de fachada, uma vez que se as metas forem muito severas o colaborador não terá tempo de aproveitar os benefícios ofertados pela empresa.

O fato é que o seu negócio não precisa copiar os outros para ser um ambiente bom de se trabalhar.

Aqui, o X da questão é considerar a forma que você impacta a vida das pessoas com o seu negócio e não especificamente se preocupar com o formato que você vai usar para chegar nesses objetivos. O que quero dizer com isso é que uma empresa não precisa ser igual a outra para ter colaboradores engajados e felizes.

No universo corporativo, cada pessoa que compõe a equipe é fundamental. Portanto, encontrar alguém que tenha a capacidade de trabalhar em um ambiente mais desafiador, com jogo de cintura para se adaptar à medida que os problemas vão aparecendo e de presteza talvez seja mais importante do que considerar ter um ambiente com jogos e flores.

A cultura colorida é apenas uma opção para gerar grandes negócios. Mas o que vai alavancar sua empresa e fazer com que ela seja um bom lugar para trabalhar são colaboradores coloridos!

Um time apaixonados pelo que faz, com vontade de resolver problemas e avançar para os próximos desafios é o que faz um sonho acontecer e conquistar o mercado.

Lembre-se: o desafio de engajar é a arte de fazer o que gosta independente do espaço onde está.

 

Saiba mais sobre engajamento lendo nosso artigo “5 Fatores Chaves do Engajamento do Colaborador”.

Leia também: Motivação – Por que isto é importante?

 

Sobre o autor

Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.