Conteúdos E-books Materiais TV Corporativa/Mural Digital

Conteúdo para TV Corporativa – E-Book com 99 Ideias para Encantar seus ColaboradoresTempo de Leitura: 6 minutos

conteúdo para tv corporativa
Escrito por Daniéli Closs

Você acabou de implantar a TV Corporativa na sua empresa, todos os colaboradores gostaram do novo canal e estão animados com a novidade.

Você sabe que essa empolgação pelo novo passará em breve e precisará manter a programação atrativa para que os colaboradores continuem olhando para as telas à procura de informações.

O conteúdo para TV Corporativa é o aspecto mais importante desse canal de Comunicação Interna. É exibindo um conteúdo relevante, atrativo e de qualidade nas telas que você irá conseguir a atenção e fidelidade dos colaboradores.

E se você chegou até aqui é porque está com poucas ideias de conteúdo para TV Corporativa, certo?

Sabemos que nosso lado criativo tira uns dias de folga de vez em quando e é por isso que nós vamos te ajudar!

Vamos falar um pouco sobre a importância de planejar sua programação, dar algumas dicas sobre como criar seus conteúdos e apresentar nosso novo e-book: “99 Ideias de Conteúdo para TV Corporativa”.

Boa leitura!

A Importância de Planejar o que passar na TV Corporativa

Um passo fundamental em um projeto de TV Corporativa é realizar um planejamento editorial, como já falamos no post “10 Passos para o Sucesso da Implantação”.

Este planejamento deve ser feito com os objetivos estratégicos da comunicação sempre em mente, acrescentando conteúdos relevantes e interessantes aos colaboradores.

Além disso, outro aspecto a ser considerado é a segmentação dos conteúdos.

O que pode ser importante, relevante ou interessante para um grupo de pessoas, pode não chamar a atenção de outro departamento. Além do mais, a forma de abordagem utilizada com os colaboradores que trabalham no escritório é diferente daqueles que trabalham no chão de fábrica, por exemplo.

Com o planejamento, você consegue definir o que passará nas telas, em qual momento do dia e quem verá a informação, facilitando a comunicação que precisa acontecer de forma alinhada.

Também conseguirá dar destaque às mensagens mais importantes e definir estratégias para que a atenção dos colaboradores seja atraída para a TV sempre que necessário.

Dentro desse planejamento é interessante considerar diferentes opções de mídias a serem transmitidas, apresentando informações mais sérias, entretenimento e conteúdos participativos.

Deste jeito, você irá criar uma programação diversificada e garantirá que com o tempo os colaboradores não percam o interesse nas telas.

planejamento dos conteúdos para tv corporativa

Um dos principais desafios ao aplicar um novo canal de Comunicação Interna é implantar também, o hábito de utilizar aquele canal diariamente.

No início, quando é novidade, é fácil contar com a participação dos colaboradores para o novo projeto, mas quando a rotina normaliza é preciso ter o cuidado para que as telas não virem apenas mais um dos móveis presentes na sala.

É preciso manter o interesse dos colaboradores na programação, sempre apresentando conteúdos interessantes, para que, olhar para a TV se torne um hábito e sempre que essa ação for realizada, algo chame a atenção do funcionário.

Dessa forma, ele irá buscar a TV sempre que estiver perto dela, pois saberá que verá algo importante ou interessante para o seu dia a dia e sua rotina de trabalho.

Mas lembrando novamente, além de diversificar os conteúdos da TV Corporativa para que os colaboradores não percam o interesse no canal, esse planejamento precisa estar alinhado às estratégias de comunicação e gestão da empresa.

Boas Práticas para Criar os Conteúdos para TV Corporativa

Algumas boas práticas para aplicar nas mídias que você estará criando para a TV Corporativa da sua empresa estão relacionadas aos cuidados com texto, cores e layouts.

O indicado é descrever as informações com pouco texto, lembrando sempre que a mídia passará rapidamente e principalmente que as pessoas não ficarão sentadas em frente às telas assistindo toda a programação.

Considere a seguinte informação: as pessoas leem em média cerca de 50 a 67 palavras a cada 20 segundos.

Além disso, observe também o tempo de permanência do colaborador no local onde está a tela. Por exemplo, o tempo de permanência no refeitório é superior ao que o colaborador passa no corredor e as mídias devem ser adaptadas a esses períodos.

conteudo para mural digital

Além da quantidade de texto, também é importante prestar atenção no tamanho da fonte utilizada. Para definir este aspecto é necessário considerar a distância que o espectador estará da tela e fazer alguns testes para confirmar que todos conseguem ler as mensagens.

As cores utilizadas também devem receber cuidado. Um bom contraste é fundamental para a correta interpretação da mensagem e isso é especialmente importante para textos e chamadas para ações.

Atualização e atratividade também estão na lista das boas práticas, uma informação atualizada e uma mídia com um bom design, atrai os colaboradores e garante sua  participação com o novo canal.

Abaixo vamos lançar nosso mais novo e-book que traz 99 ideias de conteúdo para TV Corporativa. Para definir quais delas você utilizará em sua programação é importante que você tenha seu planejamento e objetivos definidos, pois assim poderá escolher quais das ideias apresentadas mais se adaptam com a sua empresa.

E-book – 99 Ideias de Conteúdo para TV Corporativa

Tendo seu planejamento alinhado e definido e conhecendo as boas práticas de gestão da TV Corporativa é hora de partir para a criação das mídias que alimentarão sua programação. E para essa etapa, nós preparamos 99 ideias de conteúdos que poderão auxiliar você nesse processo.

Dividimos as ideias em 12 diferentes linhas estratégicas, dessa forma você encontrará facilmente as que estão adequadas aos objetivos da sua empresa com a TV Corporativa.

As linhas elencadas são:

  1. Conteúdos de RH;
  2. Conteúdos de Reconhecimento;
  3. Conteúdos de Endomarketing;
  4. Conteúdos de Comunicação Interna;
  5. Conteúdos de Gestão Estratégica;
  6. Conteúdos para Cultura e Comportamento;
  7. Conteúdos Setoriais;
  8. Conteúdos para Segurança no Trabalho;
  9. Conteúdos Participativos;
  10. Conteúdos para Informativos Gerais;
  11. Conteúdos para Atratividade e Entretenimento;
  12. Conteúdos para Visitantes ou Clientes.

Em cada linha do nosso e-book existem opções para diferentes objetivos, como por exemplo, se o desafio presente na sua empresa é fazer com que os colaboradores fiquem mais engajados e envolvidos com o trabalho, as mídias Metas do período, Destaque do mês e Conheça o colaborador (gamification), podem ser ótimas opções, mesmo estando em diferentes linhas estratégicas.

Todas as mídias que constam como exemplo neste e-book foram criadas ou customizadas em nosso próprio software de gerenciamento, o Progic Manager, que possui um pacote com mais de 100 mídias prontas e também o Creative, uma ferramenta de criação de conteúdos integrada com diversos templates e elementos gráficos para agilizar o seu processo.

Espero que goste do conteúdo e que ele possa te ajudar a alcançar o sucesso com a TV Corporativa!

Boa leitura!

Para fazer o download é só clicar aqui:

conteúdo para tv corporativa

Sobre o autor

Daniéli Closs

Relações Públicas por formação, com experiência em liderança, gestão de pessoas e comunicação interna. Conhecimento avançado em marketing digital, apaixonada pelo que faz e entusiasta da evolução.