Conteúdos Progicast

Conflito de Gerações na Empresa – Progicast com Mileide SabinoTempo de Leitura: 3 minutos

endomarketing-progic-progicast-mileide-sabino-712x350
Escrito por Higor Lima

Ouça o Progicast na íntegra, é só dar o play 😉


Atualmente, praticamente todas as empresas têm seu quadro de funcionários formado por diversas gerações. Evidentemente, essas gerações possuem personalidade e comportamentos diferentes um dos outros.

Se por um lado a Geração X foi treinada para trabalhar e esperar o momento certo para subir um degrau na cadeia hierárquica corporativa, a Geração Y já entra na empresa visando sua promoção em um curto espaço de tempo.

E como resolver divergências de opiniões quando a empresa é o ponto de encontro entre pessoas que nasceram em épocas distintas e têm perspectivas e comportamentos totalmente diferentes em relação ao trabalho?

O conflito entre gerações atrapalha a produção da empresa e torna o clima organizacional pesado, tumultuando os processos e fazendo com que os objetivos da empresa se transformem em resolver problemas internos.

Para conversar mais sobre como gerenciar conflitos quando a empresa é o ponto de encontro entre gerações, conversamos com a professora Mileide Sabino, especialista em gestão de pessoas e estratégias organizacionais, em nosso terceiro programa da temporada.

Como Gerenciar Conflitos de Geração – Confira alguns trechos da conversa!

Progic- Quais são as características das gerações?

Mileide- “As famílias mudaram, os hábitos, o consumo, a sociedade em si mudou. Então essas evoluções que fomos vendo ao longo da história foram moldando as características predominantes das gerações. […] Conflito sempre há, mas quando a gente trabalha conflito entre gerações, a gente vê que a geração Y tem muito daquele senso de imediatismo, já a geração X ela é mais calma e planeja mais”.

Progic- É bom para a empresa mesclar as gerações no ambiente de trabalho?

Mileide- “É muito positiva essa questão de trabalhar as gerações juntas nesse ambiente diferente justamente porque a empresa só tem a crescer com isso. A empresa precisa do lado imediatista, de resultados mais rápidos, que essa geração nova está trazendo, mas também ela precisa planejar, ter controle e analisar os riscos da geração X”.

Progic- Como resolver com os conflitos na empresa?

Mileide- “Saber ouvir o outro é muito necessário nas organizações. Falar sua versão, escutar a outra versão  e no diálogo conseguir chegar em um consenso”.

Ouça a conversa na íntegra e saiba mais sobre como gerenciar conflito de gerações na empresa:

Confira todos os Progicasts clicando aqui.

Sobre a Convidada: Mileide Sabino

foto-mileide-sabino-citacao-progicastGraduada em Administração com habilitação em Marketing; Especialista em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas.

Possui formação pedagógica para atuação em Educação a Distância; Atuou como Supervisora de ensino na Tutoria do Ensino à Distância no Curso de Graduação em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) durante 10 anos.

Pertence, atualmente, ao quadro de professores do curso de Administração e do curso de Ciências Contábeis da UNIVALI e da ESAG/UDESC. Na UFSC/CSE/CAD é Pesquisadora no Grupo denominado ‘Núcleo de Gestão da Educação para o Empreendedorismo Social NG2ES’, desenvolvendo atividades principalmente na linha de Educação Corporativa, Educação a Distância e Empreendedorismo Social.

Sobre o autor

Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.