Comunicação Interna Conteúdos TV Corporativa/Mural Digital

Comunicado Interno para Funcionários – Dicas, Modelos e Tudo que você precisa saberTempo de Leitura: 24 minutos

progic-endomarketing-comunicado-interno
Escrito por Higor Lima

Comunicado Interno para funcionários é a forma privativa de divulgação de informativos, acontecimentos, estratégias e demais informações relevantes de uma organização para seus colaboradores. Os comunicados internos são de extrema importância para uma empresa e devem ser feitos de maneira planejada e com objetivos bem definidos.


Quando falamos de comunicado interno, estamos falando de uma ação altamente estratégica dentro das empresas.

Divulgar comunicados importantes para os funcionários tem como objetivo final muito mais do que apenas informar, mas sim, construir uma Cultura Organizacional de transparência, de cooperação, de coparticipação e que auxilia os colaboradores a tomarem decisões alinhadas às estratégias da organização.

Envolver os funcionários nos processos, acontecimentos e estratégias da empresa, através dos comunicados internos, influencia diversos fatores que se refletem em ganhos para a corporação, como o engajamento, a satisfação, a autonomia, a produtividade e o comportamento dos colaboradores.

Porém, para desenvolver um comunicado interno eficaz para os funcionários é necessário fazer isso de maneira planejada, com objetivos bem definidos e levando em conta aspectos como a linguagem, o formato e a assertividade da mensagem.

Neste artigo vamos apresentar o que é comunicado interno, as vantagens da sua aplicação, quais canais de Comunicação Interna podemos utilizar e como fazer um comunicado interno através de dicas, exemplos e modelos.

Neste artigo você vai ler:

Boa leitura!

O que é Comunicado Interno

A principal função do profissional de Comunicação Interna é promover a troca de informações de forma eficaz e que alcance todos os colaboradores da empresa, certo?  

Estamos a todo o momento planejando e pensando na melhor maneira de transmitir uma informação de forma que ela impacte o público-alvo definido, levando também os valores da empresa e alinhada aos objetivos globais da organização.

E o comunicado interno é a forma de colocar na prática este planejamento realizado pelos profissionais responsáveis pela Comunicação Interna.

Comunicado Interno para funcionários é a forma privativa de divulgação de informativos, acontecimentos, estratégias e demais informações relevantes de uma organização para seus colaboradores. Os comunicados internos são de extrema importância para uma empresa e devem ser feitos de maneira planejada e com objetivos bem definidos.

 

E muito se engana quem pensa que comunicado interno se restringe apenas aos e-mails pontuais com algumas informações que são enviadas aos colaboradores de vez em quando, ou exaustivamente dependendo do tamanho da empresa, avisando sobre alguma reunião ou evento interno, por exemplo.

Apesar do e-mail ser, na grande maioria dos casos, o canal oficial de Comunicação Interna da empresa, os comunicados internos podem acontecer de diversas outras maneiras, utilizando outros formatos ou canais, como falaremos mais adiante.

Como Fazer um Comunicado Interno de forma Estratégica

Toda mensagem que circula no ambiente corporativo é uma forma de Comunicação Organizacional, seja ela falada ou escrita, da diretoria ou dos colaboradores, através de um canal oficial ou apenas repassada pelos corredores.

Quando nos preocupamos em pensar no modo de montar um comunicado interno e não apenas em repassar a informação sem ao menos conhecer a audiência, estamos garantindo que a mensagem seja entendida corretamente.

Saiba: a Comunicação Interna é um fator estratégico dentro da empresa e por isso ela deve ser planejada e feita com boas-práticas.

Para ajudar você a estruturar melhor seu comunicado interno, separamos alguns passos que auxiliarão na montagem da mensagem.

Conheça seu público

De nada adianta planejar uma divulgação das mensagens se ela não vai ser entendida por quem lê.

Ao construir o comunicado interno, uma dica valiosa é conhecer e se colocar no lugar do outro para adequar da melhor forma possível a mensagem a ser passada. Assim, você garante que ela irá cumprir seu objetivo básico: informar.

Conhecer o perfil do receptor da mensagem é parte primordial para estruturar o comunicado interno. Sabendo quem é o público, você pode guiar o tom de seu discurso, a forma de escrita e o vocabulário utilizado.

Tenha um planejamento

O bacana de fazer um planejamento de suas ações de Comunicação Interna é que você será capaz de criar estratégias mais elaboradas, aumentando a efetividade do seus comunicados internos e alcançando objetivos que vão muito além de apenas informar. Por exemplo:

  • Qual é o objetivo do comunicado interno? Apenas repassar uma informação pontual? Transmitir informações estratégicas? Mobilizar? Educar? Ouvir? Você pode criar uma assinatura ou selo diferente para cada comunicado dependendo do seu objetivo;
  • Você precisa segmentar suas mensagens? Existem informações específicas para cada departamento e que não precisam ser visualizadas por todos? Que tal personalizar a mensagem?
  • O informativo é recorrente, como por exemplo, a divulgação dos benefícios da empresa? Crie uma identidade personalizada para este tipo de comunicado e considere enviá-los sempre no mesmo dia e horário, com frequência definida.
  • Você precisa que ações sejam tomadas imediatamente após a mensagem ser divulgada? Lembre-se de adicionar o CTA (call-to-action – chamada para a ação).
  • Quando oportuno, faça crossmedia (mesma informação em diversos canais) ou transmedia (fragmento da informação em um canal com chamada para outro canal). No último caso, coloque CTAs chamativos para incentivar o colaborador a procurar mais informações sobre o assunto.

Para auxiliá-lo no planejamento, nada melhor que um Calendário de Comunicação Interna, não é mesmo?

calendario-banner-blogs

Trabalhe com objetividade

Ao escrever, lembre-se que a mensagem deve ser clara, objetiva e precisa.

“Enfeitar” o comunicado interno com palavras bonitas ou introduzir o assunto com dados que fogem da mensagem principal, deixam o comunicado desinteressante e a informação que deve ser passada acaba ficando em segundo plano.

Analise o impacto da mensagem

Antes de montar seu comunicado interno, tenha bem definido qual informação é imprescindível que o colaborador assimile, pensando também em como ele irá recebê-la.

Com isso em mente, fica mais fácil reconhecer qual o melhor modo de estruturar o comunicado interno e saber quais as melhores palavras a serem usadas para não alarmar ou causar desentendimento entre os colaboradores.

Exemplos e Modelos de Comunicados Internos Estratégicos

Comunicados internos são apenas avisos sobre folgas ou reuniões?

Se sua resposta para a pergunta acima foi sim, saiba que você pode ir muito além!

Comunicados Internos envolvem muito mais do que apenas conteúdos esporádicos. Eles servem também para divulgar resultados corporativos, uma campanha de endomarketing, expor ao funcionário as políticas de compliance, comportamentos que devem ser padrão na empresa, alertar sobre mudanças nos processos, entre tantos outros temas.

Informações estratégicas podem, e devem, fazer parte dos comunicados internos, resultando em um alinhamento de equipes e evitando que boatos sejam espalhados nos corredores.

Abaixo selecionamos alguns exemplos de temas corporativos que podem ser comunicados para os funcionários. Confira:

1 – Mudança no quadro de funcionários

Se houver alguma mudança no quadro de funcionários, seja por motivos de demissão ou admissão, é importante que os líderes comuniquem às suas equipes sobre os motivos da mudança, evitando assim que achismos sejam espalhados pelos corredores.

Para os desligamentos é importante comunicar os colaboradores por e-mail, por geralmente ser uma questão mais delicada. Abaixo segue um exemplo de comunicado:

E-mail formal:

Prezados, bom dia!

Informamos que João da Silva não faz mais parte do quadro de colaboradores da Progic. Até então ele exercia a função de Auxiliar de Produção da nossa filial de Florianópolis.

Comunicamos ainda que Roberto Lilás estará assumindo as funções do colaborador na unidade.

O desligamento ocorreu por motivos pessoais do colaborador. Para quaisquer esclarecimento adicionais podem entrar em contato com Samara Messias, do setor de Recursos Humanos.

Atenciosamente,

Para os novos colaboradores, uma boa apresentação irá acelerar o processo de integração e o colaborador irá se sentir bem recebido por seus novos companheiros.

É possível, por exemplo, exibir na TV Corporativa da empresa templates com informações sobre o novo funcionário, antes mesmo de seu início na função. Assim, os demais funcionários tomam ciência da contratação e já conhecem seu novo colega de trabalho. Encontrar um desconhecido no corredor nunca mais!

Na TV Corporativa:

progic-endomarketing-comunicado-interno-template-tv-corporativa
progic-endomarketing-comunicado-interno-template-tv-corporativa-02

 

2 – Informações sobre os benefícios da empresa para funcionários

Os benefícios que a empresa oferece para os colaboradores são diferenciais estratégicos para reter e atrair novos talentos, construindo uma proposta de valor aos empregados (Employee Value Proposition) e uma marca empregadora (Employer Branding) sólida.

Porém, é muito comum que a comunicação sobre os benefícios oferecidos pela empresa seja feita apenas pontualmente para os colaboradores, somente no onboarding do funcionário, por exemplo, ou de forma esporádica.

Os benefícios da empresa devem ser comunicados de forma constante e planejada aos colaboradores, tanto para estimular a utilização desses incentivos, quanto para lembrá-los das vantagens oferecidas pela empresa.

Se a quantidade de benefícios oferecidos pela empresa é muito grande, será necessário criar uma estratégia de divulgação específica para este tema, podendo separar os benefícios em grupos, criar selos que os diferem e divulgá-los separadamente, um grupo por mês, por exemplo.

Confira alguns exemplos de comunicado interno para funcionários sobre os benefícios oferecidos pela empresa:

Na Rede Social Corporativa:

beneficios-rede-social-corporativa

Na TV Corporativa:

comunicado-interno-template-beneficios-saude

comunicado-interno-template-beneficios-bem-estar

3 – Reconhecimento aos colaboradores

Ao contrário de certos comunicados internos que devem ser feitos de maneira reservada, como avisos trabalhistas, advertências ou feedbacks, os reconhecimentos podem e devem ser amplamente divulgados dentro do ambiente de trabalho.

Enquanto é essencial que os líderes reconheçam o funcionário pessoalmente, divulgar os bons resultados do colaborador para o departamento inteiro ou para a empresa toda, além de ampliar este reconhecimento, irá mostrar para todos que a empresa se preocupa e condecora os esforços dos colaboradores.

Por isso, para estimular e potencializar a cultura do reconhecimento profissional dentro da empresa, crie processos para a divulgação dos sucessos individuais dos colaboradores, ou de suas equipes, através dos comunicados internos.

Newsletter especial:

newsletter-especial

Carta assinada pelo presidente:

comunicado-interno-reconhecimento-carta-assinada-pelo-presidente

Na TV Corporativa:

destaque-do-mes2
feliz-aniversario-reconhecimento-na-tv-corporativa

 

4 – Comunicados para reforçar a Cultura Organizacional

A Cultura Organizacional contribui para a construção da identidade da empresa assim como para a concepção do Clima Organizacional, que consiste no ambiente que é criado no contexto empresarial. Este ambiente, por sua vez, impacta diretamente na produtividade dos seus colaboradores.

A Comunicação Interna é peça fundamental para reforçar, aprimorar ou até criar a Cultura da empresa. Temos até um whitepaper para falar mais sobre isso: “A importância da Comunicação Interna para a Cultura Organizacional”.

É possível promover a colaboratividade, reforçar comportamentos desejados, ditar a moral e os costumes, influenciar o otimismo em relação ao futuro, entre outras coisas. Tudo isso influencia muito o comportamento dos colaboradores.

E, assim como os benefícios oferecidos pela empresa, a Cultura Organizacional não pode ficar limitado a comunicados internos pontuais ou esporádicos. Ela deve ser trabalhada diariamente pela Comunicação Interna em todos os canais da empresa.

A Missão, Visão e Valores da empresa, assim como as regras de Compliance, por exemplo, não podem ser comunicadas apenas no primeiro dia do colaborador e depois deixadas escondidas em uma pasta na intranet da empresa. Esses princípios são tão importantes que devem estar sendo comunicados constantemente aos funcionários.

Newsletter especial:

newsletter-especial-02

 

Na TV Corporativa:

senso-de-limpeza
comunicado-interno-para-funcionarios-missao-visao-e-valores-progic

comunicado-interno-template-gentileza
comunicado-interno-template-diversidade

 

5 – Comunicação Corporativa transparente

Promova a transparência e a verdade. Ao sinal de qualquer desalinhamento ou boatos é importante que as informações sejam esclarecidas e o clima entre os colaboradores volte a se tornar equilibrado. Os líderes, gestores, ou representantes do RH devem sempre estar à disposição para conversar e esclarecer dúvidas.

Use os comunicados internos para promover o feedback e, da mesma maneira, qualquer feedback que os colaboradores queiram dar em relação à empresa também deve ser estimulado. Comunique os canais de ouvidoria da empresa e incentive o uso dos mesmos:

Na Rede Social Corporativa:

comunicado-interno-transparente-progic

Na TV Corporativa:

comunicado-interno-sugestoes-de-melhorias-na-seguranca
comunicado-interno-papo-aberto

 

6 – Mudanças na empresa

Quando a organização precisa realizar mudanças internas para melhorar o desempenho, aproveitar oportunidades, adequar o comportamento das pessoas ou devido à necessidades específicas da empresa, é necessário realizar um comunicação estratégica para aumentar a aceitação dessa mudança e diminuir seus possíveis impactos negativos.

Quando bem comunicado, a adoção natural deste novo processo por parte dos colaboradores será maior.

Neste caso, o canal e o formato utilizado para realizar o comunicado interno para os funcionários irá depender da mudança organizacional que está acontecendo. A alteração afeta apenas um grupo de pessoas ou todos os colaboradores? É uma mudança emergencial ou será planejada?

7 – Aviso de eventos

Os eventos promovidos pela empresa são importantes campanhas feitas para aumentar a integração entre os funcionários e despertar o engajamento com o trabalho. Mas eles de nada adiantam se não forem divulgados e trabalhados de forma que atinja todos os empregados.

Use comunicados internos para reforçar informações sobre os eventos (data, hora, local) e em caso de festas não deixe de avisar se será temática, qual traje usar, se haverá venda de comidas e bebidas, etc.

Na TV Corporativa:

progic-endomarketing-comunicado-interno-progicafe

progic-endomarketing-comunicado-interno-eventos

8 – Informativos de desempenho da empresa ou do setor

Aplique a metodologia de gestão à vista através de comunicados internos. Divulgar as performances, como está o andamento de um projeto, o quanto as metas foram atingidas são alguns pontos que auxiliam os colaboradores a melhorarem sua entrega, além de incluí-los no planejamento estratégico como um todo.

Peça auxílio aos diretores e envolva os líderes de cada área para planejar uma estratégia de divulgação dos resultados da empresa para os colaboradores.

Na TV Corporativa:

progic-endomarketing-comunicado-interno-gestao-a-vista

Nos Murais Impressos:

progic-endomarketing-comunicado-interno-mural-fisico-informacoes-de-desempenho
progic-endomarketing-comunicado-interno-mural-fisico-informacoes-de-desempenho-02

Canais para Receber e Transmitir os Comunicados Internos

Agora que você já entendeu como funciona a forma de transmitir um comunicado interno, selecionamos 8 opções de canais de comunicação para transmitir os comunicados internos e elencamos suas vantagens e desvantagens. Confira:

1. Face a Face

A comunicação face a face é mais direta, clara, com sentimentos, sem barreiras e ainda é o melhor método para criar boas conexões entre as pessoas.

É claro que em uma empresa com centenas ou milhares de funcionários é imprescindível a utilização de canais digitais para obter uma comunicação eficiente, mas sempre que possível, converse pessoalmente.

2. Email Corporativo / Newsletter Digital

Ambos os meios proporcionam uma forma instantânea de passar comunicado interno para os funcionários. E apesar da necessidade de internet para acessar, tanto o email como a newsletter tem um baixo custo para implantação e produção.

Mas vale ficar atento: a grande quantidade de email recebidos por dia podem fazer que seu comunicado interno não receba a devida atenção por parte do colaborador.

3. Mural Impresso / Jornais Murais

É um dos meios mais antigos de comunicação e consiste em um quadro na parede onde os comunicados internos são fixados. As notícias e avisos são divulgadas em formato de texto e imagens.

Para garantir sua eficiência, é importante que o conteúdo alocado nesse meio seja de interesse geral, afinal de contas ele estará disponível para todos.

O local de instalação do mural precisa ser o mais visível possível, pois como é um meio estático, precisa estar disponível ao olhar dos funcionários.

Sua principal vantagem está em ser um canal com baixo custo de implantação. Seu acesso não requer acesso à internet ou necessidade de busca por parte dos funcionários; ele fica ali disponível a todo momento.

Apesar das vantagens citadas, por ser um conteúdo estático, o canal não é atrativo por si só e tem um alto custo operacional devido a distribuição de novos materiais para mantê-los atualizados constantemente.

Sem falar que é pouco sustentável considerando o número de papéis a serem utilizados.

4. TV Corporativa

Usar a TV Corporativa como meio de comunicação pode ser a solução para tornar seus comunicados internos atrativos e dinâmicos. As informações estarão sempre acessíveis, sem a necessidade do colaborador procurá-las, o que torna o canal ótimo para divulgar comunicados estratégicos.

Com a possibilidade de segmentar mensagens de acordo com departamentos e perfis, a TV Corporativa se torna um canal de comunicação visível e assertivo, os comunicados são fáceis de entender quando bem estruturados.

Como desvantagem, apresenta um maior custo de implantação e não é um meio de mão dupla, os colaboradores precisam de outros canais para dar retorno à informação recebida.

5. Intranet / Portal Corporativo

Por ser um meio de interligar unidades e departamentos através de uma rede corporativa com acesso restrito aos colaboradores, a intranet permite que cada departamento compartilhe seus comunicados internos com todos.

Apesar de ser um bom canal para centralizar todos os informes, dependendo do projeto, a intranet pode ser pouco atrativa para os colaboradores porque, além de depender de computador e internet para acesso, os colaboradores ainda precisam ter iniciativa própria para acessarem o sistema e buscar pelos comunicados.

6. Jornais e Revistas Impressas

Apesar de estar caindo em desuso, jornais e revistas impressos ainda são ótimas opções para transmitir comunicados internos para os funcionários.

Por serem peças que demandam muito trabalho, a periodicidade desse canal acaba sendo grande, geralmente mensal, bimestral ou até trimestralmente. Porém, o formato possibilita a inserção de uma grande quantidade de informações, textos mais elaborados e conteúdos ricos em imagens.

7. Rede Social Corporativa

A rede social corporativa também é uma tendência como canal de comunicação interna. Essa ferramenta possui semelhanças com as famosas redes sociais e até mesmo o Facebook possui uma versão para empresas, o Workplace.

Pela operação do canal lembrar as redes sociais tradicionais, os comunicados internos podem ser transmitidos muito bem para os adeptos às inovações tecnológicas, permitindo a contribuição de todos e aproximando emissor de receptor.

Como desvantagem, apresenta um custo muito alto de implementação e manutenção e esforço inicial para garantir a adoção da ferramenta como meio de comunicação.

8. Aplicativos

O celular se tornou para muitos a principal ferramenta de trabalho. Usar aplicativos corporativos para transmitir comunicados internos pode ser uma boa opção para alcançar todos os colaboradores, até mesmo aqueles que não trabalham no ambiente físico da empresa ou não ficam em frente aos computadores.

Sobre as desvantagens, além de possuir complicações legais, o que pode acontecer é que nem todos os colaboradores tenham um smartphone compatível com o aplicativo e acabem não recebendo o comunicado interno.

Quer conhecer mais sobre todas as ferramentas de Comunicação Interna? Baixe nosso e-Book sobre o tema:

progic-endomarketing-cta-e-book-canais-de-comunicacao

Transmedia x Crossmedia

Transmedia

Há comunicados internos que precisam ser densos e longos ou que possuem diversas informações diferentes e que os colaboradores precisam tomar ciência. Uma boa estratégia para aumentar o alcance e assimilação nesses casos é a transmedia.

A prática de transmedia significa usar diferentes canais para transmitir diferentes conteúdos que se complementam entre si.

Por exemplo, uma empresa quer passar um comunicado interno sobre um determinado evento. Para isso usa um folder impresso para divulgar e anunciar o evento, a intranet da empresa para comunicar as regras e detalhes específicos, e um  formulario por email para as pessoas se inscreverem no evento.

Apesar de cada peça da campanha falar sobre o evento, cada uma trás uma especificidade sobre o tema e, juntas, complementam a mensagem final.

Crossmedia

Diferente do transmedia, o crossmedia tem como objetivo transmitir exatamente o mesmo conteúdo por diferentes canais de comunicação.

Juntos, os canais levam a mensagem para o número máximo de pessoas a serem impactadas com o comunicado interno.

A Importância da Comunicação e dos Comunicados Internos

Você já perdeu algum evento interno em sua empresa porque ele não foi devidamente comunicado? Conhece todos os benefícios que sua empresa oferece? Já ficou sem ter o que fazer porque não tinha acesso a todas as informações necessárias para trabalhar? Conhece alguém que se demitiu porque estava descontente com o relacionamento com os demais colaboradores?

Independente do tamanho da empresa ou departamento em questão, certamente existem vários problemas causados pelas falhas na Comunicação Interna e os citados acima são apenas alguns deles.

A Comunicação Interna, e os comunicados internos, têm uma importância muito grande para a empresa no geral. É através dela que os objetivos da empresa são divulgados, comportamentos são alinhados e informações esporádicas ou mudanças de processos são repassados.

Os comunicados internos têm um impacto muito grande na cultura da empresa, por exemplo. Quando os colaboradores estão inseridos em um ambiente transparente, com informações claras e contextualizadas, os trabalhos desenvolvidos tendem a estar alinhados com o que a empresa espera.

E isso passa a ser um padrão de comportamento também para os novos colaboradores.

O impacto de comunicados internos também é refletido no endomarketing. Quando se cria campanhas e ações para gerar engajamento, satisfação e propagação da Missão, Visão e Valores corporativos, o comunicado interno é um fator importantíssimo que auxilia a divulgar as campanhas, os resultados das ações, reconhecer os funcionários, entre vários outros pontos desenvolvidos pela prática do endomarketing.

Os comunicados internos são extremamente importantes também na gestão de crises. Em momentos problemáticos da empresa, um comunicado interno mal planejado, ou mal executado, pode causar sérios reflexos no ambiente corporativo. Nestas situações, qualquer vírgula faz diferença e toda ação deve ser estrategicamente executada.

Quanto custa a falha na Comunicação Interna?

Uma boa Comunicação Interna é a base para melhorar a performance de qualquer empresa.

Quando a organização se preocupa em construir um Comunicação Interna eficaz – aquela que alcança todos os funcionários, que mostra o impacto que cada trabalho causa nos resultados da empresa e que desenvolve e aprimora o Clima e a Cultura Organizacional – os ganhos alcançados são enormes.

O impacto que uma boa estratégia de comunicação tem para a empresa, muitas vezes é intangível ou, pelo menos, difícil de mensurar.

Porém, a bagunça causada pela falta de uma Comunicação Interna planejada, que se preocupa em passar de modo correto os comunicados internos para os colaboradores, é fácil de se perceber.

Quanto menos informações os colaboradores tiverem em relação à organização e aos seus processos, maiores são as chances de acontecer falhas que irão impactar nos resultados da empresa.

Um dado muito interessante que podemos considerar como um apanhado das perdas causadas pelas falhas e/ou falta de comunicação é o apresentado no relatório da Tower Watson de 2010, chamado “Capitalizing on Effective Communication”, ou em tradução livre “Capitalizando a Comunicação Efetiva”.

Neste relatório, que consolida dados de 328 organizações globais representando mais de 5 milhões de colaboradores, a Tower Watson utiliza vários critérios para separar as empresas de acordo com a efetividade em sua comunicação, para então, compará-la com sua performance financeira.

O resultado é que as empresas com uma comunicação altamente efetiva possuem um retorno financeiro aos acionistas 47% superior às empresas que são menos efetivas na comunicação.

Além dos prejuízos financeiros, outros aspectos subjetivos e intangíveis também são impactados. Um clima organizacional ruim, pouca colaboratividade e integração dos colaboradores, são alguns exemplos causados pela ausência de uma Comunicação Interna eficaz.

Saiba quanto custa para sua empresa a falha na Comunicação Interna baixando nosso whitepaper + calculadora de perdas financeiras por falhas na Comunicação Interna.

Evolução nos Comunicados Internos

A medida que os negócios crescem, é importante achar um meio de formalizar as conversas de corredor. Quando divulgadas de modo correto e oficial, as informações são entendidas por todos e a famosa rádio corredor, popularmente conhecida como rádio peão, não se torna uma ameaça dentro das empresas, ao contrário, ela se torna uma aliada.

“Chega um momento em que não dá mais para deixar todo mundo informado sobre o que acontece na empresa com simples reuniões ou conversas de corredor.” comenta o empresário e fundador da Intech Engenharia, Carlos Fugazolla Pimenta, em entrevista para o portal Exame.

Escolher o melhor formato para passar seus comunicados é parte do processo para que ele atinja com sucesso todos os colaboradores.

Apesar do e-mail e das versões impressas ainda terem o seu valor, com a ajuda da tecnologia ao fazer um comunicado interno e divulgá-lo em uma empresa se tornou uma tarefa muito mais fácil e eficaz.

Se você parar para pensar, a forma de se comunicar mudou muito nos últimos anos. Hoje as pessoas estão muito mais ligadas às redes sociais e com as informações instantâneas.

Estamos inseridos em um meio onde as experiências começam no mundo digital. E para entender isso basta fazer uma breve reflexão de como uma simples consulta ao médico mudou nos últimos tempos.

Se antes, ao mínimo sinal de mal estar, já buscávamos um profissional para diagnosticar as causas da dor, hoje a primeira coisa que fazemos ao perceber uma dor diferente é buscar no Google as causas daquela circunstância para depois se consultar com um profissional.

Atitudes como essa são característicos da Geração Digital First. Uma geração onde os comportamentos das pessoas estão cada vez mais voltadas para o consumo de conteúdos imediatos, personalizados, direcionados e produzidos com foco no ambiente online.

Por isso, se preocupar em transmitir comunicados internos através de meios onde as pessoas se interessem em buscar informação é primordial para que as mensagens sejam, de fato, lidas e entendidas.

Conclusão

O comunicado interno é elemento determinante no alinhamento dos funcionários de uma empresa. Mas se ele for propagado de maneira isolada ou sem contexto, ele passa a ser apenas mais uma informação dentre as milhares que nosso cérebro recebe diariamente.

Por isso, é fundamental reconhecer a importância de alinhar a todos com uma comunicação transparente, planejada e engajadora. Se os funcionários não estiverem bem informados sobre os objetivos da companhia, a direção de seus esforços pode seguir um caminho diferente do esperado.

Se preocupar em fazer um comunicado interno para os funcionários está bem longe de apenas passar um recado. Pensar em quem vai receber, o impacto que ele terá e as interpretações que possam vir a surgir, devem ser uma preocupação de quem emite uma mensagem aos demais.

Lembre-se: a comunicação é uma ferramenta que promove sinergia para alcançar os resultados almejados e, quando bem trabalhada, auxilia na integração entre os colaboradores e na sua vontade de “vestir a camisa” da empresa.


Conheça a Progic e tenha maior eficiência nos seus Comunicados Internos

Há mais de 10 anos no mercado, a Progic é uma empresa apaixonada pela comunicação com os colaboradores e acredita no poder da comunicação visual para o engajamento e fortalecimento da relação entre empresa e funcionário.

Com a solução de TV Corporativa, o comunicador interno encontra maior comodidade na hora de criar, divulgar e segmentar seu conteúdo para toda a empresa, de modo fácil, dinâmico e atrativo.

Quer conhecer mais sobre a solução da Progic? Entre em nosso site e peça uma demonstração gratuita com nossas consultoras.

tv corporativa para o agronegócio

Sobre o autor

Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.

Deixe um comentário

avatar