Por Higor Lima

Ouça o Progicast na íntegra, é só dar o play 😉


Uma forma de comunicação desenvolvida pelo psicólogo Marshall B. Rosenberg, a Comunicação Não Violenta (CNV) está relacionada tanto a quem emite a mensagem, quanto a quem a recebe.

Essa forma de pensar, observar os sentimentos e realizar uma conexão com os gatilhos que nos fazem agir de determinada maneira vem sendo uma prática aplicada não só na vida pessoal de muitas pessoas, como também dentro das empresas.

Marshall B. Rosenberg diz que a CNV se baseia em “habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade de continuarmos humanos, mesmo em condições adversas. […] Nossas palavras, em vez de serem reações repetitivas e automáticas, tornam-se respostas conscientes, firmemente baseadas na consciência do que estamos percebendo, sentindo e desejando”

Para entender mais sobre o que é, aplicações e como funciona a Comunicação Não Violenta nas empresas, conversamos com a Daniéli Closs no último programa da terceira temporada do Progicast.

Comunicação Não Violenta nas Empresas – Confira alguns trechos da conversa!

Progic – O que significa ter uma Comunicação Não Violenta?

Daniéli – “Estamos sempre pensando no que responder e não preocupados em ouvir atentamente as outras pessoas. Na CNV a ideia é mudar esse foco, prestando atenção nos sentimentos e necessidades para criar um relacionamento com as pessoas baseado na sinceridade e na empatia para satisfazer as necessidades de todos, falando sem julgar e ouvindo sem se ofender.”

Progic – No que é baseada a CNV?

Daniéli – “O exercício é a conexão, eu me conectar com o outro como ser humano, entender seus sentimentos e necessidades, sentir empatia. Porque só no momento em que houver essa conexão mútua que o conflito se resolverá. Marshall nos dá 4 componentes para mudarmos a forma que nos comunicamos que são a observação, os sentimentos, as necessidades e o pedido. E eu vou usar esses componentes tanto para me expressar, quanto para ouvir as outras pessoas.” 

Progic – Por que levar a CNV para dentro das empresas?

Daniéli – “Eu como profissional de comunicação acredito muito que a qualidade dos nossos relacionamentos interfere na nossa produtividade e na nossa entrega no trabalho. Como estamos nos sentindo influencia no nosso trabalho, por isso é tão importante que a comunicação entre todos seja o mais transparente possível. Com a CNV temos mais chances de ter bons relacionamentos e principalmente atender as necessidades de todos.” 


Escute o Progicast também no Spotify!

Sobre a convidada: Daniéli Closs

Comunicação Não Violenta - Progicast com Daniéli Closs

Daniéli Closs é Analista de Marketing e Comunicação Interna da Progic, formada em Relações Públicas pela Unijuí.

Sempre voltou seu olhar para a motivação e relacionamento entre os empregados. Tem experiência em marketing digital e comunicação interna. 

Hoje, além de atuar com estratégias de marketing digital, escreve para o Endomarketing.tv buscando inspirar os profissionais a transformarem a comunicação de suas empresas colocando os empregados em primeiro lugar. Acredita que a qualidade dos relacionamentos é o que define o sucesso de uma organização. 

LinkedIn: Daniéli Closs


Confira também nosso artigo sobre Comunicação Não Violenta nas Empresas – Importância e Práticas da CNV, com um kit gratuito de materiais para aplicar a CNV na sua empresa:

progic-endomarketing-cta-e-mail-e-book-comunicacao-nao-vioenta


Endomarketing.tv Favicon

Conheça a Progic

TV Corporativa Progic - Visite nosso site

Materiais Gratuitos

Kits de Endomarketing - Download Gratuito
Ebooks - Download Gratuito
Ferramentas - Download Gratuito

Em Destaque

Calendário de CI 2024
Ebook - 99 Ideias de Conteúdos para a TV Corporativa

Receba as novidades

Inscreva-se em nossa Newsletter

Tudo Sobre:

Ouça o Progicast

Progicast

Nos Acompanhe

Telegram

Escrito por Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.
5 1 Votar
Gostou deste artigo?
Inscreva-se
Notify of
guest
2 Comentários
Mais votados
Mais novos Mais velhos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários