Comunicação Interna Conteúdos TV Corporativa/Mural Digital

Aprimore a Comunicação Interna na Construção Civil com a TV CorporativaTempo de Leitura: 7 minutos

endomarketing-corporativa-para-constucao-civil
Escrito por Higor Lima

A Comunicação Interna na construção civil é algo extremamente estratégico.

Quantos trabalhos precisam ser refeitos por causa de uma mensagem não comunicada, ou mal interpretada?

Quantos acidentes poderiam ser evitados se houvesse uma Comunicação Interna clara, constante e que alcançasse todos os colaboradores?

Ou então, quão melhor seria a qualidade da entrega de cada funcionário se eles fossem devidamente incluídos na cultura da empresa através de uma Comunicação Interna eficaz?

Porém, ao mesmo tempo que é estratégica, a Comunicação Interna é um grande desafio para empresas deste setor.

Além das limitações tecnológicas, como por exemplo acesso restrito à internet, há também dificuldades físicas que dificultam que todos os funcionários tenham acesso às informações relevantes que a empresa precisa comunicar.

Neste post vamos falar sobre a importância da Comunicação Interna na construção civil e como a TV Corporativa pode ser um canal efetivo para este setor, desde os funcionários dos escritórios até aqueles que estão com a mão na massa, literalmente.

tv-corporativa-para-construcao-civil-brigada-02

Boa leitura!

Comunicação Interna na Construção Civil

A Comunicação Interna é conhecida como um conjunto de ações feitas com o objetivo de promover a interação entre organização e seus colaboradores.

É através da comunicação que o comportamento das pessoas é moldado de acordo com a Missão, Visão e Valores da empresa, promovendo o alinhamento dos colaboradores com a Cultura e os objetivos da organização.

Junto com o alinhamento, uma Comunicação Interna eficaz evita a famosa rádio corredor, informalmente conhecida como rádio peão. Ela aproxima a liderança e os trabalhadores na linha de frente da empresa.

Mas não é só isso, a Comunicação Interna na construção civil também pode guiar os colaboradores com as melhores formas de executar suas tarefas, trabalhando com orientações e reciclagem constante dos procedimentos, garantindo assim a segurança, a qualidade e a eficiência do trabalho.

Quer saber mais sobre Comunicação Interna? Leia nosso artigo completo sobre o tema: “Comunicação Interna: tudo que você precisa saber”.

Conectando os Colaboradores Através de Canais de Comunicação

Assim como a água em uma tubulação de um sistema de irrigação, a distribuição de informações importantes dentro de uma empresa tende a perder força conforme se distancia de sua origem.

No setor da construção civil essa analogia ganha ainda mais sentido, porque temos como cenário colaboradores trabalhando em ambientes “desconectados”, ou seja, distantes fisicamente dos escritórios e com pouco acesso à internet e aos canais oficiais da empresa.

Quem nunca ouviu o ditado “Quem aumenta um conto, aumenta um ponto?” Essa situação, onde a informação vai passando de boca em boca, deixa a veracidade da notícia vulnerável, podendo prejudicar no seu entendimento final.

Por isso os canais de Comunicação Interna servem como interceptores nesse momento e cortam o mal pela raiz. Nada de ruídos ou barreiras, a informação é transmitida diretamente do emissor através de uma ferramenta que tem contato direto com o receptor.

Através dos canais, os colaboradores ficam mais conectados uns com os outros e com os projetos da empresa. A medida que as pessoas trabalham conscientes dos objetivos que devem ser alcançados, a sinergia entre todos flui melhor, impactando diretamente na entrega final.

A TV Corporativa como Canal de Comunicação Interna na Construção Civil

Entre as diversas opções de canais de Comunicação Interna, a TV Corporativa é uma das que mais se adaptam para o cenário de construção civil.

Isso porque, considerando as condições do espaço e as limitações de acesso à informação dos colaboradores, a TV Corporativa possui eficiência quando o assunto é atratividade e acessibilidade.

Diferente de uma rede social corporativa ou email, com a TV Corporativa o colaborador não precisa ter a iniciativa de ir atrás da informação que a empresa quer comunicá-lo, basta olhar para a tela.

O conteúdo fica à disposição do funcionário o tempo todo e é visto de modo passivo, onde o colaborador está passando pela tela e tem sua atenção capturada pela TV Corporativa involuntariamente.

Ao passar por um ponto estratégico onde a solução de TV Corporativa foi instalada, que geralmente são locais de grande circulação de pessoas, como em refeitórios, locais de reuniões e corredores, ele irá olhar os conteúdos e ficará informado mesmo sem ter ido atrás da informação.

Mas vale lembrar que a eficiência da mensagem passada pela TV Corporativa só terá êxito se forem levados em considerações alguns fatores-chave para a compreensão da mensagem.

Entre os fatores estão:

  • Linguagem clara e simples;
  • Tempo de exposição de templates adequados;
  • Atualizações frequentes;
  • Relevância e diversidade de conteúdos; entre outros.

É bacana evidenciar que em uma empresa de construção civil há muitos perfis de pessoas, desde o pedreiro da obra até os executivos do escritório. Por conta disso, a segmentação é outro ponto positivo da TV Corporativa. Quando direcionamos as mensagens de acordo com o perfil do público a ser atingido, o engajamento com o canal aumenta.

Exemplos de Conteúdo de TV Corporativa para a Construção Civil

Abaixo selecionamos 6 exemplos de conteúdos para a Comunicação Interna na construção civil através da TV Corporativa que exemplificam as considerações mencionadas.

1. Segurança no trabalho

Nos empreendimentos, uma das principais preocupações das empresas do setor da construção civil é em relação à segurança do trabalho.

Abuse da atratividade da TV Corporativa para dar alertas sobre segurança no trabalho, manutenção de equipamentos, boas práticas dos processos de trabalho, uso dos equipamentos de proteção individuais para atender a legislação e demais procedimentos para evitar que acidentes aconteçam ou que as normas de trabalho sejam descumpridas.

2. Gestão à vista

Use a TV Corporativa como canal para gestão à vista, uma forma simples de gerar autonomia das pessoas para tomar decisões, gerir os postos de trabalho e aumentar o campo de visão dos colaboradores, que poderão prever problemas e antecipar soluções.

Seja no âmbito do escritório ou nas obras, você pode usar templates para mostrar aos colaboradores as fases das obras, o cumprimento do cronograma, os índices de desempenho, assim como para divulgar metar, anunciar mudanças e por aí em diante.

3. Valorização do funcionário e Integração

O ramo de construção civil tem um turnover consideravelmente alto, principalmente por causa dos ciclos das obras, mas também por causa das condições de trabalho.

Independente do cargo ocupado, o colaborador precisa se sentir bem no ambiente onde ele trabalha e também se sentir parte da empresa onde está.

Usar a TV Corporativa para isso, através de ações de reconhecimento e valorização do funcionário, é uma ótima maneira de mostrar que a empresa também se preocupa com as pessoas, e não apenas com a lucratividade.

Aniversariante do mês, destaque do setor, reconhecimento pelas conquistas dos setores entre outros são alguns exemplos de aplicação.

4. Comunicados de gestores, líderes e departamentos

Diferente dos escritórios, os canteiros de obra são ambientes com limitações de acesso à rede e, muitas vezes, distantes da gestão dos escritórios.

Para evitar rádio corredor ou informações incompletas, a TV Corporativa pode ser usada como um canal de conversa direta entre gestores/líderes com sua equipe.

Mas nem só de recados vindos da liderança a TV Corporativa serve. Comunicados vindos do RH, novidades da área de vendas, recados do financeiro são alguns exemplos de conteúdos que você pode usar no seu canal de TV Corporativa.

5.  Ponto de venda

Até aqui falamos bastante de dicas de conteúdo para aplicar no ambiente externo à empresa. Mas a TV Corporativa também pode ser usada nos plantões de venda de imóveis.

Use vídeos chamativos do empreendimento, com imagens do prédio pronto, vantagens da localização, informações sobre valores e disponibilidade das unidades, assim como informações para o contato futuro.


E ai, quer inovar na Comunicação Interna na construção civil?

Visite nosso site e faça um teste gratuito por 14 dias e perceba os benefícios da TV Corporativa.

tv corporativa da progic

Sobre o autor

Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.

Deixe um comentário

avatar