Comunicação Interna Conteúdos

7 Vantagens que uma Comunicação Interna Eficaz traz para a EmpresaTempo de Leitura: 5 minutos

comunicação interna eficaz

Está sem tempo para ler ou prefere ouvir o artigo? Experimente o player abaixo:


Neste período econômico turbulento e desafiador, uma comunicação interna eficaz pode ser o diferencial que a organização precisa para se manter no mercado forte e bem posicionada.

E eu não estou falando isto sem base alguma.

Em um estudo feito pela Tower Watson com mais de 300 organizações ao redor do mundo em 2009, no final da grande recessão mundial, foi concluído que empresas com os melhores resultados financeiros sempre tinham um aspecto em comum: uma comunicação interna eficaz.

Segundo o estudo, as empresas bem-sucedidas estão sempre preocupadas em melhorar a comunicação interna, adotando novas ferramentas e investindo em treinamento para os líderes e gerentes se comunicarem melhor com suas equipes. Estas organizações estão sempre focadas no cliente e utilizam programas de comunicação para melhorar a produtividade, qualidade e segurança dos colaboradores.

As Vantagens de uma Comunicação Interna Eficaz:

1 – Alinha os Colaboradores

“As ações da empresa devem ter sentido para as pessoas – sendo necessário que encontrem no processo de comunicação as justificativas para o seu posicionamento e comprometimento” – Marlene Marchiori, Doutora em Ciências da Comunicação

Apresentar e reforçar constantemente os objetivos principais da empresa é essencial para qualquer organização e premissa básica da comunicação interna. Isto irá manter os colaboradores sempre focados em uma mesma direção e alinhados aos objetivos globais.

2 – Mostra o Impacto!

Já ouviu a história dos 3 pedreiros que são perguntados sobre o que eles estão fazendo durante o trabalho?

  • O primeiro responde: “Colocando um tijolo em cima do outro”
  • O segundo responde: “Subindo uma parede”
  • O terceiro responde: “Construindo uma igreja”

A diferença entre estes 3 trabalhadores é a comunicação que receberam por parte do empregador. O último está ciente do impacto que “colocar um tijolo em cima do outro” irá causar.

impacto

É muito vantajoso que o colaborador enxergue como seus esforços individuais contribuem para alcançar os objetivos globais da empresa.

Isto irá conscientizá-lo sobre a relevância de seu papel dentro da empresa, o que é muito benéfico para a sua motivação. Além disto, esta ligação irá orientar os funcionários em prol de um mesmo grande objetivo.

Por isso, é importante que os comunicadores da empresa ajudem a criar esta consciência nos colaboradores. Inclusive, esta conexão entre global e local é uma das 5 chaves para alcançar o engajamento.

3 – Fortifica a Cultura Organizacional

“Se você não desenvolver a cultura de sua organização, ela se desenvolverá sozinha… e se isto acontecer, você estará assumindo um risco.” – Monique Winston  

A cultura organizacional compreende os hábitos, comportamentos, códigos, normas, políticas e valores de uma organização.

Uma empresa com uma boa cultura e que a divulga corretamente, terá colaboradores mais integrados, em sintonia, que respeitam uns aos outros e que estão alinhados com o que a empresa quer transmitir.

4 – Estimula o Bom Comportamento

E além de divulgar os aspectos da cultura corporativa para todos os colaboradores, uma comunicação interna eficaz deve demonstrá-las na prática, influenciando o bom comportamento através do exemplo e demonstrando coerência com o que é comunicado.

5 – Quebra os Silos

É completamente normal e inevitável que grupos se formem dentro da organização. O problema é quando estes grupos se fecham e não colaboram com as outras equipes.

Existem diversas razões que podem causar estes silos dentro da empresa, e várias delas fogem da alçada do departamento de comunicação.

Porém, uma comunicação interna eficaz atua ativamente para quebrar estes silos, promovendo ações de integração, fortalecendo a cultura da colaboratividade e do compartilhamento do conhecimento, entre outros.

quebra-os-silos-corporativos

 

6 – Incentiva o Engajamento

“Quando a comunicação é boa, ela informa. Quando é ótima, ela engaja e incentiva os colaboradores a agirem” – David Grossman  

E como comunicador, você já deve estar cansado de saber as vantagens que um colaborador engajado traz para a empresa. Citando a Aon Hewitt, funcionários engajados:

  • Falam: Falam positivamente sobre a organização;
  • Permanecem: Possuem alto senso de pertencimento e desejo de fazer parte da organização;
  • Empenham-se: São motivados e se esforçam na busca do sucesso no trabalho e da empresa.

7 – Gera Resultados Financeiros!

Em consequência de todas as vantagens que uma comunicação interna eficaz traz para a empresa, os resultados financeiros da organização serão impactados de forma positiva.

No estudo já citado da Tower Watson, foi constatado que companhias com uma comunicação altamente eficaz tiveram uma valorização 47% maior na bolsa de valores, em um período de 5 anos, se comparado com empresas que investem menos em comunicação.

Há vários outros impactos financeiros que você pode conferir em nosso post “O Custo da Falta de Comunicação nas Empresas“.


Como já mencionamos em outro post, uma comunicação interna eficaz auxilia a empresa a criar uma cultura coesa, garantindo que todos os membros da organização trabalhem colaborativamente em direção a um objetivo em comum, melhorando a eficiência e a produtividade da empresa, assim como o produto ou o serviço entregue ao cliente.

Gostou das ideias apresentadas? Assine nossa newsletter e receba os novos conteúdos em seu e-mail. Até a próxima!

Sobre o autor

Igor Gavazzi Vazzoler

Fundador e Diretor de Inovação da Progic Tecnologia. Engenheiro eletricista pela UFSC com MBA em Gestão de Projetos pela FGV.