Comunicação Interna Conteúdos

Gestão da Imagem: Um Trabalho do Comunicador Integrado – Por Isabela PimentelTempo de Leitura: 4 minutos

o preco do engajamento da equipe
Escrito por Autor Convidado

Muitas vezes, ao olharmos os perfis dos profissionais, vemos muitas descrições de cargo como ‘assessoria de imprensa’, ‘analista de redes sociais’ e outros bem específicos.

Mas como dizer que profissionais e marcas falam apenas com um único stakeholder, se nos dias de hoje todos estão tão próximos e compartilham diversas interfaces de relacionamento.  

Quando penso na mídia, abandono o termo ‘assessoria de imprensa’, pois hoje, esse segmento deixou de ser o principal formador da imagem que os públicos têm das organizações.

Para levar sua mensagem mais longe, muitas empresas precisaram mudar suas políticas, ir além do tradicional e mapear os chamados influenciadores digitais. Esse processo é o que chamo de relacionamento digital e o assessor torna-se um gestor da imagem e reputação da empresa, afinal, estamos na era da comunicação integrada.

Precisamos deixar claro que a imagem é a percepção momentânea que os públicos de interesse tem da organização, enquanto reputação é a consolidação dessa imagem em um processo de longo prazo. Nesse trabalho de comunicação estratégica, não podemos pensar apenas em nível tático e de curto prazo. Para se prevenir de crises e consolidar sua reputação, as organizações precisam de um trabalho de longo prazo e estratégico, com foco na gestão.

Quando falamos em comunicação com funcionários, ocorre o mesmo. O profissional que antes era apenas um produtor de conteúdos e criador de campanhas precisa também ter uma visão holística dos negócios e de como tangibilizar as metas corporativas e traduzi-las para engajar os times. De comunicador interno ao analista de cenários há um longo e lento processo de evolução.

Então, precisamos cada vez mais encarar o trabalho de comunicação corporativa como um processo de gestão da imagem e reputação das entidades e organizações em que atuamos. O todo é maior que a soma das partes e não podemos ter uma visão míope e achar que cuidamos apenas da ‘imprensa’, ‘redes sociais’ ou ‘comunicação com funcionários’.

Somos comunicadores no sentido mais elevado e estratégico, mapeando públicos, produzindo conteúdos relevantes e fazendo a diferença na hora de levar a mensagem a quem precisa recebê-la!

Comunicação Integrada: Por que Tudo Comunica?

Vivemos na era das redes sociais, em que consumidores e marcas estão mais próximos. Se por um lado tais plataformas potencializaram o relacionamento, também modificaram o grau de participação do cidadão nos processos comunicativos.

Mais atentos e atuantes, recorremos às redes sociais para questionar, elogiar, criticar, tirar dúvidas e fazer valer nossos direitos. Mas e as marcas que não estão preparadas para lidar com esse novo canal de relacionamento? Elas acabam passando por crises de imagem e reputação.

Quando a empresa não encara as redes sociais de forma estratégica ela ignora os insights dos consumidores e potencializa as chances de crises. Para estar na rede, é preciso saber se relacionar e reconhecer o ato de ouvir o consumidor e suas demandas .

Costumo dizer que ‘tudo comunica’: desde a forma como a recepcionista nos atende e um funcionário age até o que a empresa publica em seu site. Nessa visão sistêmica da comunicação, em tempos de redes sociais, é preciso investir tempo na melhora do atendimento feito ao cidadão, seja online ou offline, pois todos os pontos de interface entre a marca e seus públicos comunicam algo sobre a empresa.

Então, como ter uma comunicação integrada nas redes sociais que ouça o consumidor e previna crises? É preciso responder de acordo com a regra 3T: tempo certo, tom adequado e de forma transparente.

Assim, ouvindo antes de publicar e comunicando com ética e transparência, evita-se a dissonância cognitiva, que é a separação perceptível para o público entre o que a empresa comunica e de fato, faz.

Seja um Comunicador Integrado

Junto à sua empresa, a Comunicação Integrada, Isabela Pimentel acaba de lançar uma plataforma EAD e Formação Online em Comunicação Integrada. Seguindo uma metodologia própria e uma trilha de aprendizagem exclusiva, o aluno poderá aprender e praticar, passando por  temas que vão desde os desafios de integração da comunicação em tempos de redes sociais, etapas de mapeamento de stakeholders, ciclo de gerenciamento, critérios para seleção de influenciadores, ferramentas de identificação e categorização até dicas para contratação desses perfis em campanhas.

Quer saber mais sobre o curso? Clique aqui para conferir os detalhes da Formação Completa.

E uma notícia boa. Os leitores do Endomarketing.tv terão 30% de desconto no combo enviando um email com o título EU QUERO para info@comunicacaointegrada.com.br


Sobre a autora

isabela_pimentel_comunicacao_integrada_fundadora_diretora-w560h640

Isabela Pimentel

Especialista em Comunicação Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Jornalista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Sobre o autor

Autor Convidado