Por Higor Lima
Ouça o Progicast na íntegra, é só dar o play 😉
Em tempos de redes sociais, em que os funcionários já chegam na empresa bem informados e tendo sua atenção disputada com conteúdos vindos de diversas fontes – que vão desde a mídia tradicional (jornais, rádios, revistas, televisão) aos novos canais – fazer uma comunicação que cative, engaje e desperte o desejo de participação dos funcionários nos projetos institucionais é um dos maiores desafios.
Por isso é importante tornar as pessoas e os meios mais integrados através de uma comunicação que estimule o envolvimento das pessoas com as campanhas e canais de comunicação.
Tudo comunica: desde a forma como a recepcionista nos atende e um funcionário age, até o que a empresa divulga em seu site.
Nessa visão sistêmica da comunicação, em tempos de redes sociais, é preciso investir tempo na melhora do atendimento feito ao cidadão, seja online ou offline, pois todos os pontos de interface entre a marca e seus públicos comunicam algo sobre a empresa.
Para entender mais sobre, no programa que encerra a segunda temporada do Progicast, conversamos com a profissional Isabela Pimentel sobre como estruturar uma comunicação integrada assertiva, envolvendo todos os departamentos, pessoas e processos da empresa.
A Comunicação Integrada – Confira alguns trechos da conversa!
Progic – Existe algum passo inicial para que eu monte uma comunicação integrada na minha empresa?
Isabela- “A comunicação integrada não pode ser só uma filosofia, ela precisa ser uma prática real dentro das empresas. […] Para produzir uma mensagem realmente assertiva, nós precisamos planejar a comunicação em cada uma das etapas e não esquecendo também que ela precisa abranger várias plataformas e adequar essa mensagem-chave a cada um dos públicos”.
Progic – Qual o impacto da comunicação integrada?
Isabela- “A comunicação integrada vai ajudar a empresa, na verdade, a preservar seu maior ativo que é a imagem. E fazendo do funcionário um parceiro na hora de levar uma imagem positiva da organização lá pra fora”.
Progic – A tecnologia é um recurso primordial para a comunicação?
Isabela – “Muito mais que essa questão da tecnologia em si, a gente precisa envolver as pessoas. […] se cada um dos meios de comunicação não estiver bem adaptado em termos de público e linguagem, nem que eu tenha o recurso tecnológico mais avançado, se a pauta não for interessante, os meios não vão ser atraentes”.
Sobre a convidada: Isabela Pimentel
Isabela é especialista em Comunicação Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Jornalista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
Fundou a Comunicação Integrada, uma empresa de Cursos e Soluções que tem como propósito ajudar estudantes, recém-formados e profissionais de mercado a construir projetos que transformem a realidade fragmentada das empresas, através do compartilhamento de conteúdo diferenciados e práticos em aulas on-line, presenciais, workshops e palestras.
Escute o Progicast também no Spotify!