Conteúdos Progicast

Comunicação Digital nas Empresas – Progicast com Cleide CavalcanteTempo de Leitura: 4 minutos

endomarketing-progic-progicast-cleide-712x350
Escrito por Higor Lima

Ouça o Progicast na íntegra, é só dar o play 😉


Nos últimos anos, o impacto da tecnologia no cotidiano das pessoas ultrapassou a esfera pessoal e hoje é peça fundamental também nos locais de trabalho. Falamos sobre isso em nosso primeiro podcast com Joacir Martinelli, ouça aqui.

Mas qual o impacto dessa tecnologia para a comunicação nas organizações?

Desenvolver novas formas de comunicação no ambiente corporativo vem sendo uma pauta levantada por gestores que veem seus colaboradores cada vez mais antenados com as novidades tecnológicas.

E o impacto disso tudo reflete nos resultados que a empresa apresenta, afinal de contas, que empresa sobrevive com métodos arcaicos de comunicação ao mesmo tempo que contrata colaboradores totalmente conectados?!

No segundo programa do Progicast – o Podcast de Comunicação Interna da Progic, entrevistamos a consultora de TV Corporativa e Comunicação Interna, Cleide Cavalcante, que contou na sua entrevista sobre a migração dos conceitos e práticas antigas de comunicação para uma transformação digital na hora de conversar com os colaboradores.

Confira alguns trechos da conversa!

Progic – Por que é tão importante investir em canais de comunicação dentro da empresa?

Cleide – “No passado existia a ideia de que a empresa deveria conversar primeiro com o público externo. De anos pra cá a comunicação interna tem ganhado relevância. Quando o colaborador se encanta com a empresa se torna embaixador da marca. Ele vê que ele também tem importância, vai vestir a camisa e lá fora vai defender sua marca”.

“[…] A sociedade não tem mais barreiras de comunicação. Na empresa não existe mais fronteira com o externo e o interno, por isso a comunicação interna passa a ser comunicação institucional”.

Progic – A inovação tecnológica também se aplica aos meios de comunicação?

Cleide – “Uma comunicação mais lenta não se comunica com os colaboradores. […] Atualmente todos nós somos geradores de conteúdo, diferente de antigamente que a verdade era “absoluta” quando feita pelo jornalista, por exemplo. […] Colaborador também quer ser um desenvolvedor de conteúdo e aí entram os meios digitais porque é uma via de mão dupla. Não só recebe como pode gerar uma notícia da sua área/ trabalho”.

Progic – Como iniciar um projeto de um novo canal de comunicação digital na empresa?

Cleide – “Se você não tiver planejamento, este projeto estará fadado ao fracasso. […] Ele tem que ter estratégia. […] Não há uma receita de bolo, precisamos estudar o público interno, o ambiente, a comunicação, o que cada área comunica e pra que comunica, qual é o residual de comunicação e de informação que a empresa quer obter de cada comunicado veiculado. Entendendo todo esse processo, você faz um planejamento e traça uma estratégia de sucesso.”

Ouça a conversa na íntegra: 

Ouça todos os programas no perfil da Progic no Mixcloud.


Sobre a convidada: Cleide Cavalcante

cleide cavalcanteCleide é graduada em Jornalismo pela UMC, Master em Jornalismo e Novas Mídias pela Universidade de Navarra e pós-graduada em Comunicação Interna pela FAAP. Destaca-se pelos 11 anos de trabalho no Grupo Estado, como editora de Reportagens Especiais e outros 11 anos nos quais atuou diretamente em mídia digital e comunicação corporativa, desenvolvendo conceitos estruturais e estratégicos de conteúdo.

Tem experiência na formação e gerenciamento de equipes em empresas como Agência Estado, Elemidia Publicidade, Evolve (Wide), SeePix e Progic. Larga vivência em processos de criação nas áreas de comunicação, transformação e implementação. Ampla atuação em novos projetos e definição de processos a partir da identificação das necessidades de diferentes públicos. Visão madura e estratégica da comunicação, com foco no resultado nas corporações.

Cleide liderou e geriu alguns dos maiores projetos e cases de TV Corporativa do País: foram mais de 150 canais digitais corporativos, de empresas de todos os portes, nacionais e multinacionais. Responsável pelo atendimento a clientes reconhecidos no mercado como Caterpilar, Danone, Vale, Klabin, Weber, CNH, TIVIT e com os prêmios Melhores para Trabalhar do Guia Exame e Você S/A – como BASF, Ericsson, Fibria, Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Grupo Santillana, LANXESS, Bristol, Banco Toyota, Votorantim, Pepsico, Vivo, International Paper, Saint Gobain, HEINEKEN e Biosev – e Mais Inovadoras como BBMafre e Duratex.

Fonte: LinkedIn Cleide Cavalcante

 

Sobre o autor

Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.