Por Ananda Moreira
A comunicação crossmedia nas empresas pode proporcionar diversas vantagens na hora de comunicar com seus colaboradores, pois utiliza de diferentes canais para conversar com os funcionários. Um dos principais objetivos é reforçar a informação e alcançar ainda mais pessoas, garantindo uma maior audiência e engajamento para os comunicados.
Para simplificar, você pode imaginar que um mesmo conteúdo pode ser comunicado através de texto por um e-mail e através de vídeo pela rede social interna da empresa, por exemplo, ou ainda, divulgar uma breve informação em um canal convidando o colaborador a acessar outro que tenha mais informações.
Na Comunicação Interna isso é muito importante, pois você aproveita os benefícios de cada canal e direciona seu colaborador para consumir a informação no formato mais adequado para cada tipo de comunicado, garantindo a eficácia da comunicação.
Uma das empresas que implementa essa estratégia no dia a dia da Comunicação Interna é a Ferroport, cliente da Progic.
Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre a empresa e entender na prática como eles realizam a comunicação crossmedia com a TV Corporativa Progic.
Conheça a Ferroport
A Ferroport é uma joint-venture formada pela mineradora sul-africana Anglo American e pela Prumo Logística, empresa privada brasileira que atua no setor de infraestrutura e logística.
A Ferroport é responsável pela operação do terminal portuário de minério de ferro no Porto do Açu, localizado em São João da Barra, no norte do estado do Rio de Janeiro. Atualmente a empresa tem cerca de 300 colaboradores e também conta com um escritório administrativo no Rio de Janeiro.
Alinhar os colaboradores à cultura organizacional e mantê-los informados e engajados para atingir as metas são os principais desafios para qualquer tipo e tamanho de empresa. Porém, para grandes empresas, alcançar esses objetivos é ainda mais complexo.
A partir dessa necessidade, em agosto de 2021 a Ferroport decidiu implantar a TV Corporativa como mais um canal de comunicação com seus colaboradores. Hoje, a Ferroport TV conta com 9 telas espalhadas em locais estratégicos da empresa.
“Instalar a TV Corporativa na Ferroport está fortalecendo, não só a nossa comunicação, mas também a nossa cultura, o nosso jeito Ferroport de ser, e a gente acredita que vai perdurar por muito tempo para nos trazer resultados ainda melhores”
– Isabelle Oliveira Bento Silva, Analista de Comunicação na Ferroport.
Como a Ferroport realiza a comunicação crossmedia com a TV Corporativa
Uma das etapas da implantação do canal de TV Corporativa é a definição dos conteúdos que irão compor a programação junto ao cliente, levando em conta a cultura e as necessidades de comunicação da empresa.
Ao todo, o canal Ferroport conta com mais de 30 editorias diferentes, que são como os conteúdos são organizados na programação e exibidos para os colaboradores. Dentre elas, destacam-se as editorias de segurança no trabalho, diversidade e inclusão e aquelas destinadas a valorizar os colaboradores.
Destaque também a uma das funcionalidades oferecidas pela solução da Progic que permite a inserção automática de um QR Code e que possibilita a contribuição da TV com a audiência também de outros canais internos.
No caso da Ferroport, este recurso se tornou necessário para direcionar os colaboradores ao chatbot de saúde, aumentando assim a contribuição dos funcionários na coleta de informações.
“Acredito muito na convergência de mídias na Comunicação Interna. Um exemplo, é que colocamos o nosso chatbot de saúde na TV Corporativa, através de um QR Code, e isso facilita muito para o colaborador poder acessar. Então é muito produtivo isso, quando a ferramenta traz um resultado efetivo, de forma muito prática e leve”, explica Isabelle.
A estratégia na prática
O objetivo é potencializar ainda mais a comunicação feita para colaboradores e clientes através da TV Corporativa da Progic, oferecendo a possibilidade para o espectador obter mais informações sobre o tema exibido na TV através de um link QR Code, que é escaneado pelo celular do usuário.
Como comentamos, a solução de TV Corporativa da Progic possui um gerador automático de QR Code a partir de um link selecionado. Ao cadastrar as novas notícias para a TV, um QR Code é criado e é possível inseri-lo na imagem ou template rapidamente.
Na tela de criação de postagens da editoria do Progic Manager, ao cadastrar uma nova notícia, tem o campo “Link Saiba mais“. Nesse campo, é inserido o link do site/notícia que será acessado através do QR Code. Por fim, ao salvar a postagem, a imagem do QR Code será gerada e é possível colocá-la na editoria.
Veja alguns exemplos interessantes de uso:
Também é possível usar o QR Code para aumentar a participação nas pesquisas de clima e de satisfação, para saber mais sobre valores internos da empresa e mais outros tantos exemplos.
Conclusões e resultados
Através da convergência de mídias é possível alcançar bem mais colaboradores e facilitar o engajamento e a participação dos colaboradores nas ações, nas pesquisas e nas notícias, fazendo com que os funcionários fiquem mais informados e inteirados do que acontece na empresa.
Isso sem dúvidas contribui para um maior engajamento e senso de pertencimento no geral, porque facilita a participação e a interação nas ações. Além disso, com a maior quantidade de respostas nas pesquisas (como de satisfação ou de clima) também é possível implementar mudanças mais assertivas e obter melhores resultados.
Na Ferroport, além do recurso de QR Code, também é utilizado as Editorias Colaborativas, cruzando dois potentes recursos da Solução de TV Corporativa Progic.
“Quando nós fazemos alguma ação interna de engajamento, nós utilizamos o QR Code. Por exemplo, nós estamos fazendo uma ação de Dia das Crianças, onde os colaboradores enviam foto de quando eram crianças. E para captação dessas fotos nós colocamos na TV o QR Code, o colaborador lê o QR Code e vai para um formulário e ali ele preenche os dados e faz o upload da foto.”
Isabelle conta como isso tem dado resultado desde a primeira semana de uso, aumentando a conexão dos colaboradores com a TV Corporativa e abrindo espaço para que estes participem ativamente da produção de conteúdo da TV de forma facilitada.
“Nós estamos agora na semana de compartilhamento dessas fotos, então, acaba que aquilo chama a atenção do colaborador e ao mesmo tempo é como se fosse um call to action, provocando ele para fazer uma ação, ter uma conexão com a TV Corporativa.”
Se você ficou interessado em saber mais sobre como utilizar a estratégia de comunicação crossmedia e conhecer os demais recursos exclusivos da solução de TV Corporativa Progic, entre em contato conosco por telefone ou agendando uma demonstração pelo nosso site.