Conteúdos Endomarketing Materiais

Como Conquistar Seus Colaboradores – Dicas e Ações de Engajamento e Cultura OrganizacionalTempo de Leitura: 6 minutos

endomarketing-progic-como-conquistar-seus-colaboradores-712x350
Escrito por Higor Lima

Encantar os colaboradores é missão de toda empresa (ou deveria ser). Quando temos profissionais apaixonados pelo que fazem, o engajamento e performance aumentam e, consequentemente, a qualidade da entrega melhora.

Segundo pesquisa feita pela Deloitte, empresa de auditoria e consultoria empresarial, quem trabalha com paixão exibe três comportamentos: desejo de causar impacto no mercado que atua, busca desafios para melhorar seu desempenho e luta para construir relacionamentos.

Mas engana-se quem acha que conquistar o colaborador está restrito à atitudes isoladas, como aumento de salário esporadicamente ou uma cesta de natal no fim do ano.

Fazer com que os empregados amem o que fazem e o lugar onde estão requer um reconhecimento e valorização de pessoas, implantadas pela cultura organizacional.

Rotinas, estresse no trabalho, problemas de relacionamento e outros fatores fazem parte do dia a dia empresarial, porém pequenas atitudes por parte da empresa minimizam esses fatores e tornam a vida profissional mais saudável.

Neste artigo, vamos apresentar comportamentos por parte da empresa para conquistar os colaboradores durante toda a jornada de relacionamento (desde o período de contratação, até a valorização dos mais antigos funcionários).

E ainda: disponibilizamos um E-Book com dicas de ações e dinâmicas de endomarketing para o percurso completo do colaborador na empresa. Boa leitura!

Como Conquistar seus Colaboradores? A Jornada do Crush pelo Trabalho.

A paixão não é algo que compramos ou impomos, ela é um sentimento conquistado. Assim como na vida privada, onde encontramos pessoas tímidas ou sem jeito para conquistar outras, é comum também ver empresas que não sabem o que fazer para despertar a paixão do colaborador pelo trabalho.

Pensando nisso, demos uma de Hitch – o conselheiro amoroso, e separamos as melhores dicas para você construir uma relação de amor com o seu funcionário. Anota aí!

A Paquera

A conquista começa antes mesmo da pessoa ser contratada. Ela tem início na imagem que sua empresa constrói perante a sociedade.

Aqui estamos falando da forma com que os valores são construídos e mostrados para o público externo, o impacto do serviço/produto oferecido na comunidade e a transparência de informações em relação ao que se fala e faz.

Você já ouviu alguém dizer “um dia quero trabalhar naquela empresa”? Pois é! Desperte essa vontade nas pessoas e boa parte da conquista já está garantida.

Tenha sempre em mente que para construir um bom relacionamento, o primeiro passo está no interesse em comum das duas partes. Imagine, de nada adianta a empresa valorizar X princípios mas escolher um candidato de caráter e personalidade Y para o processo de seleção de uma vaga.

Ainda que o interesse no início seja de ambas as partes, no futuro essa pessoa fora dos padrões que a empresa acredita não irá se adequar com o modo de trabalhar e se tornará um funcionário desmotivado.

Como dica, sugiro as seguintes ações.

– Mostre nas redes sociais o dia a dia da empresa. Seja divulgando um evento, o lançamento de um projeto ou até mesmo parabenizando um colaborador que está de aniversário.

– Tenha no site oficial da empresa todas as informações necessárias para as pessoas saberem quem é você, o que faz e porque faz.

– Desenvolva o Culture Code da sua empresa, ou seja, uma identidade da organização baseada em sua missão, visão e valores para que sejam definidos parâmetros que devem ser seguidos por todos para que a empresa construa sua marca frente ao mercado e aos clientes (internos e externos).

O Primeiro Beijo

Coração acelerado, mãos trêmulas, ansiedade e nervosismo podem até ser características de quem está prestes a dar o primeiro beijo, mas também são sensações sentidas por quem está em uma entrevista de emprego.

É importante que o primeiro contato entre futuro funcionário e empresa seja pensado com carinho. As primeiras impressões são as que ficam, portanto ao receber um candidato para as vagas em aberto, estruture bem a entrevista, fale sobre a oportunidade e apresente a empresa.

Aqui a dica é simples: trate as pessoas como pessoas e não objetos. É muito comum que empresas, ao não se interessarem pelo candidato, apenas o dispensem, sem dar maiores informações (isso quando avisam e não apenas ignoram).

Realize um processo seletivo justo e transparente. Ao final de cada etapa, dê o feedback de desempenho aos participantes (até mesmo aos desclassificados), para que eles possam entender o que fazem bem e o que devem melhorar.

Início do Namoro

Deu match!

Ao contratar um funcionário, é imprescindível que a empolgação da primeira semana permaneça por toda sua jornada, que está apenas começando na empresa.

Para isso, algumas ações são importantes:

Realize um bom treinamento, para que o novo funcionário entenda o que é esperado dele e que ele se qualifique para exercer suas funções.

Alinhe-o com as metas corporativas para que vocês possam lutar juntos pelos mesmos objetivos.

Estimule a interação com os outros colegas de trabalho. Quando se trabalha com um time amigo, as performances tornam-se mais eficientes.

Amadurecimento do Relacionamento

Para fortalecer o relacionamento e fazer com que os colaboradores vistam a camisa da empresa, algumas atitudes devem ser feitas, como:

– Dê a oportunidade para o funcionário crescer, incentivando sua participação em cursos, palestras e workshops.

– Trabalhe com o reconhecimento e faça com que o colaborador se sinta especial pelo bom trabalho que ele realiza.

– Estimule a participação dele no crescimento da empresa como um todo. Organize comitês para ouvir os funcionários sobre melhorias a serem aplicadas em todos os setores.

Reconquistando o Colaborador Diariamente

É muito comum em qualquer relacionamento que as coisas se tornem monótonas. O que era novidade se torna rotineiro, as qualidades que antes empolgavam agora já não surpreendem mais.

E esse comportamento é comum, mas as empresas precisam ter em mente de que o brilho no olhar do colaborador em fazer seu serviço precisa ser diário.

Mas como manter acesa essa “chama da paixão” do funcionário de 5, 10, 20 ou até mesmo mais anos de empresa?

Ações que quebrem a rotina podem ser uma boa opção. Trabalhe constantemente o endomarketing com os funcionários, estimule a integração entre novatos e experientes, recicle o conhecimento das pessoas, promova eventos internos e premiações.

Quando a Vida Segue

A vida é um ciclo, e não podemos negar que o “pra sempre” também acaba (parafraseando o clássico do Legião Urbana).

Quando um colaborador deixa a empresa, seja por quaisquer razões é importante que o fim dessa troca de serviços seja amigável.

Um desligamento conturbado afeta não só as partes envolvidas, como também as pessoas que têm proximidade e afeto pela pessoa que está deixando o emprego.

Quando isso acontecer seja verdadeiro com quem fica e conte os motivos que levaram àquela situação. Ouça os colegas próximos do colaborador que saiu para saber onde deve melhorar.

E-Book – Ações e dinâmicas para a jornada completa do colaborador na empresa

Quer ter mais ideias de como desenvolver ações de endomarketing na sua empresa? Baixe nosso E-Book com dicas de ações com foco em:

  • Fortalecimento dos valores da empresa
  • Integração entre colegas
  • Cultura Organizacional
  • Gamificação
  • Reconhecimento
  • Liderança
  • Comunicação

progic-endomarketing-cta-e-book-18-dinamicas

Sobre o autor

Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.