Por Autor Convidado
Artigo escrito por Bianca Doeler.
O que vem a sua cabeça quando ouve a palavra “menopausa”. Senhorinhas, calorões?
Precisamos atualizar essa visão urgentemente.
Como todos os demais temas exclusivos da vivência feminina – e de homens trans -, a menopausa é tabu. Infelizmente, fazer cara de paisagem não altera a realidade e os países mais desenvolvidos, em paralelo com o mundo corporativo, já estão se ocupando do tema. É um assunto de saúde pública e essa discussão precisa ser normalizada.
A biografia hormonal das mulheres é marcada por mudanças naturais. Assim como passamos pela puberdade, vivenciaremos (se tudo der certo), o climatério. Estamos falando de um processo que preenche 1/3 das nossas vidas e que impactará mais e 1.2 bilhão de pessoas no mundo todo em 2030. Ainda assim, segundo a OMS, 70% das mulheres chega ao climatério sem informações suficientes para entender o que está acontecendo e como/onde buscar ajuda.
Climatério e Menopausa – Definições Básicas
Menopausa: nome dado a última menstruação, ou seja, o oposto da menarca – que é a 1ª menstruação.
Climatério: é uma etapa de oscilações hormonais, que vai desde a pré-menopausa até a pós menopausa. São essas oscilações que desencadeiam os sintomas e resultam em risco aumentado para algumas enfermidades, como osteoporose e doenças cardiovasculares. A idade média da menopausa é 51 anos, mas existem casos de menopausa precoce (antes dos 45) e insuficiência ovariana precoce (antes dos 40 anos).
Sintomas do Climatério
São eles que impactam na qualidade de vida, nas relações pessoais e de trabalho. São mais de sintomas físicos e mentais, desde os mais conhecidos, como “calorões”, até os esquecimentos.
“Nós costumamos dizer que o 35º sintoma é um dos mais perigosos: a desinformação. É ela que impede a mulher de saber o que está acontecendo, peregrinando de especialista em especialista”, conta Miriam De Paoli, fundadora da No Pausa, organização latino-americana que busca visibilizar o climatério.
Climatério no Trabalho
Assim como a maternidade, o climatério não pode ser visto como um empecilho para a vida profissional. Com informação, suporte e acesso aos serviços de saúde, é possível gerenciar esta etapa. A chegada da menopausa marca o fim da vida reprodutiva, não da vida produtiva. E aqui chegamos na conexão entre climatério e trabalho.
Alguns números:
Empresas cientes de seu papel na promoção da saúde e bem-estar das suas colaboradoras e atentas para questões como equidade de gênero, etarismo e manutenção de talentos vão entender a equação sem problemas. O tema começa a ganhar espaço no Brasil. Prova disso foi a realização de um painel sobre Menopausa no maior festival brasileiro de mercado de trabalho 50+, o MaturiFest.
O que fazer?
Informação
- Compartilhe informações sobre os sintomas do climatério nos canais internos de comunicação. Aproveite os materiais para download gratuito, feitos em parceria com a Progic e No Pausa.
- Promova palestras com profissionais especializados no tema;
- Inclua o Dia Internacional da Menopausa, 18 de Outubro, em seu calendário de ações.
Suporte
- Ajuste sua política de Rh para apoiar as profissionais nesta etapa desafiadora;
- Capacite pessoas em cargos de liderança para entender o contexto e saber como oferecer apoio, com profissionais especializados no tema.
Serviços de Saúde
- Busque soluções junto aos seus fornecedores de benefícios, planos de saúde e medicina do trabalho.
Bianca Doeler – É Coordenadora da No Pausa no Brasil, organização latino-americana que busca visibilizar o climatério/menopausa com uma perspectiva contemporânea e intergeracional. Formada em Comunicação Social/Relações Públicas. Mãe por ovorecepção. Teve diagnóstico de Menopausa Precoce aos 36 anos, o que motivou a criação do perfil @MinhaMenopausaPrecoce. É voluntária da ONG britânica, The Daisy Network, voltada ao acolhimento de jovens mulheres com IOP (Insuficiência Ovariana Precoce).
LinkedIn: Bianca Doeler
Climatério e Menopausa no Trabalho – Kit de Materiais de Endomarketing
E para auxiliar você, profissional de Comunicação Interna ou Recursos Humanos, a Progic, em parceria com a No Pausa, preparou um Kit de Endomarketing sobre Climatério e Menopausa para você trabalhar o tema em sua empresa.
Faça o download gratuito:
E se você busca uma Plataforma Multicanal de Comunicação Interna Completa para potencializar as suas campanhas, deixo aqui o convite para você conhecer a solução Progic e conversar com nossos especialistas.